Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71360
Resumo: Esta pesquisa de doutorado busca compreender as possibilidades e desafios das instituições de Educação Infantil frente à violência testemunhal contra crianças pequenas. Tem como referencial as Teorias Feministas e de Gênero que proporcionam um diálogo reflexivo para compreender a violência contra a mulher atrelada aos valores patriarcais que estruturam as relações sociais de dominação e violência na sociedade brasileira; e os Estudos Sociais da Infância que compreendem as crianças como sujeito de direitos, portadoras de história e cultura, possibilitando localizar a sua participação nas situações de violência a partir da reflexão sobre cidadania infantil. A pesquisa está baseada em dois procedimentos principais: pesquisa bibliográfica e entrevistas com quinze profissionais da cidade de São Paulo que atuam na gestão da Educação Infantil e em instituições da rede de apoio às mulheres e crianças que sofrem violência. A pesquisa busca contribuir para a desnaturalização e eliminação da violência contra as mulheres e crianças, procurando oferecer subsídios para a construção de estratégias que possam auxiliar as instituições de Educação Infantil, as famílias de mulheres vítimas de violência e políticas públicas voltadas às mulheres e crianças. Os resultados apontam para a invisibilidade da criança vítima de violência testemunhal decorrente da não compreensão da violência testemunhada como violência contra a criança. Diante da cultura patriarcal e adultocêntrica, a Educação Infantil é constantemente tensionada por tais valores que incidem em suas práticas tornando a percepção, o acolhimento e o encaminhamento em casos de violência testemunhada um desafio ainda maior.
id UFSP_b1545fcab210c87875fa34ceaac42f65
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71360
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenasViolência testemunhalEstudos da infânciaViolência domésticaEducação infantilEstudos feministasEsta pesquisa de doutorado busca compreender as possibilidades e desafios das instituições de Educação Infantil frente à violência testemunhal contra crianças pequenas. Tem como referencial as Teorias Feministas e de Gênero que proporcionam um diálogo reflexivo para compreender a violência contra a mulher atrelada aos valores patriarcais que estruturam as relações sociais de dominação e violência na sociedade brasileira; e os Estudos Sociais da Infância que compreendem as crianças como sujeito de direitos, portadoras de história e cultura, possibilitando localizar a sua participação nas situações de violência a partir da reflexão sobre cidadania infantil. A pesquisa está baseada em dois procedimentos principais: pesquisa bibliográfica e entrevistas com quinze profissionais da cidade de São Paulo que atuam na gestão da Educação Infantil e em instituições da rede de apoio às mulheres e crianças que sofrem violência. A pesquisa busca contribuir para a desnaturalização e eliminação da violência contra as mulheres e crianças, procurando oferecer subsídios para a construção de estratégias que possam auxiliar as instituições de Educação Infantil, as famílias de mulheres vítimas de violência e políticas públicas voltadas às mulheres e crianças. Os resultados apontam para a invisibilidade da criança vítima de violência testemunhal decorrente da não compreensão da violência testemunhada como violência contra a criança. Diante da cultura patriarcal e adultocêntrica, a Educação Infantil é constantemente tensionada por tais valores que incidem em suas práticas tornando a percepção, o acolhimento e o encaminhamento em casos de violência testemunhada um desafio ainda maior.Universidade Federal de São PauloFinco, Danielahttp://lattes.cnpq.br/5868721280642490http://lattes.cnpq.br/5827584858638652Gomes, Ana Paula Pereira2024-07-05T16:51:40Z2024-07-05T16:51:40Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion171 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71360porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:59:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71360Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:59:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
title Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
spellingShingle Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
Gomes, Ana Paula Pereira
Violência testemunhal
Estudos da infância
Violência doméstica
Educação infantil
Estudos feministas
title_short Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
title_full Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
title_fullStr Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
title_full_unstemmed Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
title_sort Desafios da Educação Infantil frente à violência doméstica testemunhada pelas crianças pequenas
author Gomes, Ana Paula Pereira
author_facet Gomes, Ana Paula Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Finco, Daniela
http://lattes.cnpq.br/5868721280642490
http://lattes.cnpq.br/5827584858638652
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Violência testemunhal
Estudos da infância
Violência doméstica
Educação infantil
Estudos feministas
topic Violência testemunhal
Estudos da infância
Violência doméstica
Educação infantil
Estudos feministas
description Esta pesquisa de doutorado busca compreender as possibilidades e desafios das instituições de Educação Infantil frente à violência testemunhal contra crianças pequenas. Tem como referencial as Teorias Feministas e de Gênero que proporcionam um diálogo reflexivo para compreender a violência contra a mulher atrelada aos valores patriarcais que estruturam as relações sociais de dominação e violência na sociedade brasileira; e os Estudos Sociais da Infância que compreendem as crianças como sujeito de direitos, portadoras de história e cultura, possibilitando localizar a sua participação nas situações de violência a partir da reflexão sobre cidadania infantil. A pesquisa está baseada em dois procedimentos principais: pesquisa bibliográfica e entrevistas com quinze profissionais da cidade de São Paulo que atuam na gestão da Educação Infantil e em instituições da rede de apoio às mulheres e crianças que sofrem violência. A pesquisa busca contribuir para a desnaturalização e eliminação da violência contra as mulheres e crianças, procurando oferecer subsídios para a construção de estratégias que possam auxiliar as instituições de Educação Infantil, as famílias de mulheres vítimas de violência e políticas públicas voltadas às mulheres e crianças. Os resultados apontam para a invisibilidade da criança vítima de violência testemunhal decorrente da não compreensão da violência testemunhada como violência contra a criança. Diante da cultura patriarcal e adultocêntrica, a Educação Infantil é constantemente tensionada por tais valores que incidem em suas práticas tornando a percepção, o acolhimento e o encaminhamento em casos de violência testemunhada um desafio ainda maior.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-05T16:51:40Z
2024-07-05T16:51:40Z
2024-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/71360
url https://hdl.handle.net/11600/71360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268353063157760