Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000015927 |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623 |
Resumo: | O ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população universitária. Pesquisas mostram a eficácia das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar dos estudantes, porém há uma escassez de publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nessas intervenções. O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem do programa de Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP) com estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC. Os objetivos específicos foram: realizar uma Revisão Integrativa da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem de Mindfulness; implementar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do programa MBRP a partir dos princípios pedagógicos, objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação; conhecer aspectos de regulação emocional relacionados à vida acadêmica na percepção dos participantes. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, teve como material de análise questionários semiestruturados, observação participante e entrevista grupal. A análise de conteúdo, modalidade temática, foi usada para tratamento dos dados, os núcleos orientadores da análise foram: papel do aluno; estratégias de ensino-aprendizagem; avaliação da aprendizagem e efeitos no estado emocional. A revisão integrativa da literatura evidenciou que a maioria dos estudos sobre Mindfulness com estudantes universitários assumem como foco os efeitos sobre o estado emocional dos participantes. Embora existam relatos sobre a importância das interações interpessoais e a construção coletiva de conhecimentos, percebeu-se grande diversidade de intervenções educativas e escassez no detalhamento sobre os pressupostos pedagógicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados analisados provenientes da pesquisa empírica evidenciaram que a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, as estratégias centradas no estudante e os momentos de discussão em grupo favoreceram o autoconhecimento, a participação e o diálogo entre os participantes. Esses resultados sinalizaram uma aproximação entre os pressupostos pedagógicos do protocolo MBRP na UFABC com a abordagem pedagógica humanista, no que se refere ao autocuidado e à aproximação dos objetivos de aprendizagem ao desenvolvimento psicológico do aluno. A proposta educativa proporcionou maior consciência dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos e ofereceu ferramentas aos participantes relacionadas à regulação emocional. O aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem contribui para o aprimoramento das IBMs, auxiliando na identificação e detalhamento dos pressupostos pedagógicos que fundamentam essas intervenções, destacando os aspectos facilitadores para que os participantes possam obter resultados de forma plena durante a participação nos programas. |
id |
UFSP_b1f8c69429db6dbfaf4fbfc7e44af033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66623 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABCMindfulness-based Reactivity Prevention Program (MBRP): Teaching-learning process of undergraduates at Universidade Federal do ABCUniversitáriosMindfulnessMBRPProcesso ensino-aprendizagemPedagogia humanistaCollege studentsMindfulnessMBRPTeaching-learning processHumanist pedagogyO ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população universitária. Pesquisas mostram a eficácia das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar dos estudantes, porém há uma escassez de publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nessas intervenções. O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem do programa de Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP) com estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC. Os objetivos específicos foram: realizar uma Revisão Integrativa da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem de Mindfulness; implementar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do programa MBRP a partir dos princípios pedagógicos, objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação; conhecer aspectos de regulação emocional relacionados à vida acadêmica na percepção dos participantes. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, teve como material de análise questionários semiestruturados, observação participante e entrevista grupal. A análise de conteúdo, modalidade temática, foi usada para tratamento dos dados, os núcleos orientadores da análise foram: papel do aluno; estratégias de ensino-aprendizagem; avaliação da aprendizagem e efeitos no estado emocional. A revisão integrativa da literatura evidenciou que a maioria dos estudos sobre Mindfulness com estudantes universitários assumem como foco os efeitos sobre o estado emocional dos participantes. Embora existam relatos sobre a importância das interações interpessoais e a construção coletiva de conhecimentos, percebeu-se grande diversidade de intervenções educativas e escassez no detalhamento sobre os pressupostos pedagógicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados analisados provenientes da pesquisa empírica evidenciaram que a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, as estratégias centradas no estudante e os momentos de discussão em grupo favoreceram o autoconhecimento, a participação e o diálogo entre os participantes. Esses resultados sinalizaram uma aproximação entre os pressupostos pedagógicos do protocolo MBRP na UFABC com a abordagem pedagógica humanista, no que se refere ao autocuidado e à aproximação dos objetivos de aprendizagem ao desenvolvimento psicológico do aluno. A proposta educativa proporcionou maior consciência dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos e ofereceu ferramentas aos participantes relacionadas à regulação emocional. O aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem contribui para o aprimoramento das IBMs, auxiliando na identificação e detalhamento dos pressupostos pedagógicos que fundamentam essas intervenções, destacando os aspectos facilitadores para que os participantes possam obter resultados de forma plena durante a participação nos programas.Individuals entering an undergraduate program often become susceptible to emotional imbalance, highlighting the importance of the development of educational actions to promote the health of students enrolled in higher education. Research shows the effectiveness of Mindfulness-Based Interventions (MBIs) on students' well-being; however, there is a lack of publications on the teaching-learning process developed in these interventions. The general objective of this study was to characterize the teaching-learning process of the Mindfulness-Based Reactivity Prevention Program (MBRP) with undergraduate students from Universidade Federal do ABC. The specific objectives were: to carry out an integrative literature review on the Mindfulness teaching-learning process; to implement and analyze the teaching-learning process of the MBRP program based on the pedagogical principles, objectives, contents, teaching, learning, and evaluation strategies; to identify aspects of emotional regulation related to academic life in the participants' perception. This empirical research was qualitative, descriptive, and exploratory, and used semistructured questionnaires, participant observation, and group interviews as its data source. Data processing was conducted through content analysis, using the thematic modality, and its guiding cores were student's role; teaching-learning strategies; assessment of learning, and effects on emotional state. The integrative literature review showed that most studies on Mindfulness with university students focus on its effects on the participants' emotional state. Although there are reports on the importance of interpersonal interactions and the collective construction of knowledge, a diversity of educational interventions and a lack of detail on the pedagogical assumptions that underlie the teachinglearning process were observed. The empirical research’s results showed that the active participation of students in building their knowledge and personal development, student-centered strategies, and moments of group discussion favored self-knowledge, participation, and dialogue among participants. These results indicate an approximation between the pedagogical assumptions of the MBRP protocol at UFABC and the humanistic pedagogical approach regarding self-care and the approximation of learning objectives to the student's psychological development. The educational proposal provided greater awareness of thoughts, emotions, and feelings and offered tools related to emotional regulation to the participants. The deepening of knowledge about the teaching-learning process contributes to the improvement of IBMs, helping to identify and detail the pedagogical assumptions that underlie these interventions, and highlighting the facilitating aspects so that participants can obtain thorough results during their participation in the programs.Universidade Federal de São PauloRuiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Abensur, Patricia Lima Dubeux [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7694702626811986http://lattes.cnpq.br/9956782921722263http://lattes.cnpq.br/3276877912400493Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]2023-01-25T20:18:44Z2023-01-25T20:18:44Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion210 f.application/pdfapplication/pdfSIEIRO, Rosana Camargo. Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.Processo SEI 23089.023870/2022-43https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623ark:/48912/0013000015927porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T09:10:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66623Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:57:22.712437Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC Mindfulness-based Reactivity Prevention Program (MBRP): Teaching-learning process of undergraduates at Universidade Federal do ABC |
title |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC |
spellingShingle |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP] Universitários Mindfulness MBRP Processo ensino-aprendizagem Pedagogia humanista College students Mindfulness MBRP Teaching-learning process Humanist pedagogy |
title_short |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC |
title_full |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC |
title_fullStr |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC |
title_full_unstemmed |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC |
title_sort |
Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC |
author |
Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP] |
author_facet |
Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] Abensur, Patricia Lima Dubeux [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7694702626811986 http://lattes.cnpq.br/9956782921722263 http://lattes.cnpq.br/3276877912400493 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universitários Mindfulness MBRP Processo ensino-aprendizagem Pedagogia humanista College students Mindfulness MBRP Teaching-learning process Humanist pedagogy |
topic |
Universitários Mindfulness MBRP Processo ensino-aprendizagem Pedagogia humanista College students Mindfulness MBRP Teaching-learning process Humanist pedagogy |
description |
O ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população universitária. Pesquisas mostram a eficácia das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar dos estudantes, porém há uma escassez de publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nessas intervenções. O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem do programa de Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP) com estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC. Os objetivos específicos foram: realizar uma Revisão Integrativa da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem de Mindfulness; implementar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do programa MBRP a partir dos princípios pedagógicos, objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação; conhecer aspectos de regulação emocional relacionados à vida acadêmica na percepção dos participantes. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, teve como material de análise questionários semiestruturados, observação participante e entrevista grupal. A análise de conteúdo, modalidade temática, foi usada para tratamento dos dados, os núcleos orientadores da análise foram: papel do aluno; estratégias de ensino-aprendizagem; avaliação da aprendizagem e efeitos no estado emocional. A revisão integrativa da literatura evidenciou que a maioria dos estudos sobre Mindfulness com estudantes universitários assumem como foco os efeitos sobre o estado emocional dos participantes. Embora existam relatos sobre a importância das interações interpessoais e a construção coletiva de conhecimentos, percebeu-se grande diversidade de intervenções educativas e escassez no detalhamento sobre os pressupostos pedagógicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados analisados provenientes da pesquisa empírica evidenciaram que a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, as estratégias centradas no estudante e os momentos de discussão em grupo favoreceram o autoconhecimento, a participação e o diálogo entre os participantes. Esses resultados sinalizaram uma aproximação entre os pressupostos pedagógicos do protocolo MBRP na UFABC com a abordagem pedagógica humanista, no que se refere ao autocuidado e à aproximação dos objetivos de aprendizagem ao desenvolvimento psicológico do aluno. A proposta educativa proporcionou maior consciência dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos e ofereceu ferramentas aos participantes relacionadas à regulação emocional. O aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem contribui para o aprimoramento das IBMs, auxiliando na identificação e detalhamento dos pressupostos pedagógicos que fundamentam essas intervenções, destacando os aspectos facilitadores para que os participantes possam obter resultados de forma plena durante a participação nos programas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 2023-01-25T20:18:44Z 2023-01-25T20:18:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIEIRO, Rosana Camargo. Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022. Processo SEI 23089.023870/2022-43 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000015927 |
identifier_str_mv |
SIEIRO, Rosana Camargo. Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022. Processo SEI 23089.023870/2022-43 ark:/48912/0013000015927 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
210 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
ISS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602574715027456 |