Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000015927
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623
Resumo: O ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população universitária. Pesquisas mostram a eficácia das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar dos estudantes, porém há uma escassez de publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nessas intervenções. O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem do programa de Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP) com estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC. Os objetivos específicos foram: realizar uma Revisão Integrativa da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem de Mindfulness; implementar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do programa MBRP a partir dos princípios pedagógicos, objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação; conhecer aspectos de regulação emocional relacionados à vida acadêmica na percepção dos participantes. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, teve como material de análise questionários semiestruturados, observação participante e entrevista grupal. A análise de conteúdo, modalidade temática, foi usada para tratamento dos dados, os núcleos orientadores da análise foram: papel do aluno; estratégias de ensino-aprendizagem; avaliação da aprendizagem e efeitos no estado emocional. A revisão integrativa da literatura evidenciou que a maioria dos estudos sobre Mindfulness com estudantes universitários assumem como foco os efeitos sobre o estado emocional dos participantes. Embora existam relatos sobre a importância das interações interpessoais e a construção coletiva de conhecimentos, percebeu-se grande diversidade de intervenções educativas e escassez no detalhamento sobre os pressupostos pedagógicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados analisados provenientes da pesquisa empírica evidenciaram que a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, as estratégias centradas no estudante e os momentos de discussão em grupo favoreceram o autoconhecimento, a participação e o diálogo entre os participantes. Esses resultados sinalizaram uma aproximação entre os pressupostos pedagógicos do protocolo MBRP na UFABC com a abordagem pedagógica humanista, no que se refere ao autocuidado e à aproximação dos objetivos de aprendizagem ao desenvolvimento psicológico do aluno. A proposta educativa proporcionou maior consciência dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos e ofereceu ferramentas aos participantes relacionadas à regulação emocional. O aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem contribui para o aprimoramento das IBMs, auxiliando na identificação e detalhamento dos pressupostos pedagógicos que fundamentam essas intervenções, destacando os aspectos facilitadores para que os participantes possam obter resultados de forma plena durante a participação nos programas.
id UFSP_b1f8c69429db6dbfaf4fbfc7e44af033
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66623
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABCMindfulness-based Reactivity Prevention Program (MBRP): Teaching-learning process of undergraduates at Universidade Federal do ABCUniversitáriosMindfulnessMBRPProcesso ensino-aprendizagemPedagogia humanistaCollege studentsMindfulnessMBRPTeaching-learning processHumanist pedagogyO ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população universitária. Pesquisas mostram a eficácia das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar dos estudantes, porém há uma escassez de publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nessas intervenções. O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem do programa de Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP) com estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC. Os objetivos específicos foram: realizar uma Revisão Integrativa da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem de Mindfulness; implementar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do programa MBRP a partir dos princípios pedagógicos, objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação; conhecer aspectos de regulação emocional relacionados à vida acadêmica na percepção dos participantes. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, teve como material de análise questionários semiestruturados, observação participante e entrevista grupal. A análise de conteúdo, modalidade temática, foi usada para tratamento dos dados, os núcleos orientadores da análise foram: papel do aluno; estratégias de ensino-aprendizagem; avaliação da aprendizagem e efeitos no estado emocional. A revisão integrativa da literatura evidenciou que a maioria dos estudos sobre Mindfulness com estudantes universitários assumem como foco os efeitos sobre o estado emocional dos participantes. Embora existam relatos sobre a importância das interações interpessoais e a construção coletiva de conhecimentos, percebeu-se grande diversidade de intervenções educativas e escassez no detalhamento sobre os pressupostos pedagógicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados analisados provenientes da pesquisa empírica evidenciaram que a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, as estratégias centradas no estudante e os momentos de discussão em grupo favoreceram o autoconhecimento, a participação e o diálogo entre os participantes. Esses resultados sinalizaram uma aproximação entre os pressupostos pedagógicos do protocolo MBRP na UFABC com a abordagem pedagógica humanista, no que se refere ao autocuidado e à aproximação dos objetivos de aprendizagem ao desenvolvimento psicológico do aluno. A proposta educativa proporcionou maior consciência dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos e ofereceu ferramentas aos participantes relacionadas à regulação emocional. O aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem contribui para o aprimoramento das IBMs, auxiliando na identificação e detalhamento dos pressupostos pedagógicos que fundamentam essas intervenções, destacando os aspectos facilitadores para que os participantes possam obter resultados de forma plena durante a participação nos programas.Individuals entering an undergraduate program often become susceptible to emotional imbalance, highlighting the importance of the development of educational actions to promote the health of students enrolled in higher education. Research shows the effectiveness of Mindfulness-Based Interventions (MBIs) on students' well-being; however, there is a lack of publications on the teaching-learning process developed in these interventions. The general objective of this study was to characterize the teaching-learning process of the Mindfulness-Based Reactivity Prevention Program (MBRP) with undergraduate students from Universidade Federal do ABC. The specific objectives were: to carry out an integrative literature review on the Mindfulness teaching-learning process; to implement and analyze the teaching-learning process of the MBRP program based on the pedagogical principles, objectives, contents, teaching, learning, and evaluation strategies; to identify aspects of emotional regulation related to academic life in the participants' perception. This empirical research was qualitative, descriptive, and exploratory, and used semistructured questionnaires, participant observation, and group interviews as its data source. Data processing was conducted through content analysis, using the thematic modality, and its guiding cores were student's role; teaching-learning strategies; assessment of learning, and effects on emotional state. The integrative literature review showed that most studies on Mindfulness with university students focus on its effects on the participants' emotional state. Although there are reports on the importance of interpersonal interactions and the collective construction of knowledge, a diversity of educational interventions and a lack of detail on the pedagogical assumptions that underlie the teachinglearning process were observed. The empirical research’s results showed that the active participation of students in building their knowledge and personal development, student-centered strategies, and moments of group discussion favored self-knowledge, participation, and dialogue among participants. These results indicate an approximation between the pedagogical assumptions of the MBRP protocol at UFABC and the humanistic pedagogical approach regarding self-care and the approximation of learning objectives to the student's psychological development. The educational proposal provided greater awareness of thoughts, emotions, and feelings and offered tools related to emotional regulation to the participants. The deepening of knowledge about the teaching-learning process contributes to the improvement of IBMs, helping to identify and detail the pedagogical assumptions that underlie these interventions, and highlighting the facilitating aspects so that participants can obtain thorough results during their participation in the programs.Universidade Federal de São PauloRuiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Abensur, Patricia Lima Dubeux [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7694702626811986http://lattes.cnpq.br/9956782921722263http://lattes.cnpq.br/3276877912400493Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]2023-01-25T20:18:44Z2023-01-25T20:18:44Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion210 f.application/pdfapplication/pdfSIEIRO, Rosana Camargo. Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.Processo SEI 23089.023870/2022-43https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623ark:/48912/0013000015927porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T09:10:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66623Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:57:22.712437Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
Mindfulness-based Reactivity Prevention Program (MBRP): Teaching-learning process of undergraduates at Universidade Federal do ABC
title Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
spellingShingle Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]
Universitários
Mindfulness
MBRP
Processo ensino-aprendizagem
Pedagogia humanista
College students
Mindfulness
MBRP
Teaching-learning process
Humanist pedagogy
title_short Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
title_full Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
title_fullStr Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
title_full_unstemmed Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
title_sort Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC
author Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]
author_facet Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Abensur, Patricia Lima Dubeux [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7694702626811986
http://lattes.cnpq.br/9956782921722263
http://lattes.cnpq.br/3276877912400493
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sieiro, Rosana Camargo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universitários
Mindfulness
MBRP
Processo ensino-aprendizagem
Pedagogia humanista
College students
Mindfulness
MBRP
Teaching-learning process
Humanist pedagogy
topic Universitários
Mindfulness
MBRP
Processo ensino-aprendizagem
Pedagogia humanista
College students
Mindfulness
MBRP
Teaching-learning process
Humanist pedagogy
description O ingresso em um curso de graduação torna-se, com frequência, uma fase suscetível ao desequilíbrio emocional, evidenciando a importância do desenvolvimento de ações educativas para a promoção da saúde da população universitária. Pesquisas mostram a eficácia das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) no bem-estar dos estudantes, porém há uma escassez de publicações sobre o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nessas intervenções. O objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar o processo de ensino-aprendizagem do programa de Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP) com estudantes de graduação da Universidade Federal do ABC. Os objetivos específicos foram: realizar uma Revisão Integrativa da literatura sobre o processo de ensino-aprendizagem de Mindfulness; implementar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do programa MBRP a partir dos princípios pedagógicos, objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação; conhecer aspectos de regulação emocional relacionados à vida acadêmica na percepção dos participantes. A pesquisa empírica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, teve como material de análise questionários semiestruturados, observação participante e entrevista grupal. A análise de conteúdo, modalidade temática, foi usada para tratamento dos dados, os núcleos orientadores da análise foram: papel do aluno; estratégias de ensino-aprendizagem; avaliação da aprendizagem e efeitos no estado emocional. A revisão integrativa da literatura evidenciou que a maioria dos estudos sobre Mindfulness com estudantes universitários assumem como foco os efeitos sobre o estado emocional dos participantes. Embora existam relatos sobre a importância das interações interpessoais e a construção coletiva de conhecimentos, percebeu-se grande diversidade de intervenções educativas e escassez no detalhamento sobre os pressupostos pedagógicos que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem. Os dados analisados provenientes da pesquisa empírica evidenciaram que a participação ativa dos estudantes na construção de seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, as estratégias centradas no estudante e os momentos de discussão em grupo favoreceram o autoconhecimento, a participação e o diálogo entre os participantes. Esses resultados sinalizaram uma aproximação entre os pressupostos pedagógicos do protocolo MBRP na UFABC com a abordagem pedagógica humanista, no que se refere ao autocuidado e à aproximação dos objetivos de aprendizagem ao desenvolvimento psicológico do aluno. A proposta educativa proporcionou maior consciência dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos e ofereceu ferramentas aos participantes relacionadas à regulação emocional. O aprofundamento dos conhecimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem contribui para o aprimoramento das IBMs, auxiliando na identificação e detalhamento dos pressupostos pedagógicos que fundamentam essas intervenções, destacando os aspectos facilitadores para que os participantes possam obter resultados de forma plena durante a participação nos programas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2023-01-25T20:18:44Z
2023-01-25T20:18:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIEIRO, Rosana Camargo. Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
Processo SEI 23089.023870/2022-43
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000015927
identifier_str_mv SIEIRO, Rosana Camargo. Programa Prevenção de Reatividades baseado em Mindfulness (MBRP): Processo ensino-aprendizagem de graduandos da Universidade Federal do ABC. São Paulo, 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
Processo SEI 23089.023870/2022-43
ark:/48912/0013000015927
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ISS
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602574715027456