Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/001300000pq5w |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171 |
Resumo: | Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
id |
UFSP_b30ea5ba9999b6a9fcf2419bbe60170b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/39171 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciaisÉtnico-raciaisIdentidadeDiferençaRacismoDemocracia racialDiscriminação racialPolíticaAntirracismoEducaçãoIgualdade racialMaterial em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na EscolaCOMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica / Secretaria de Educação Básica - SEB / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI / Secretaria Estadual de EducaçãoCoordenação do curso: José Carlos Gomes da SilvaEquipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) / Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) / Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)DISCIPLINA 1: Ambientação ao Moodle - Introdução ao curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. DISCIPLINA 2: Identidade, diferença e racismo Unidade 1 - O que são as identidades? Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, aspectos importantes e definidores do conceito de identidade nas Ciências Humanas e Sociais; e problematizar a multiplicidade das identidades. Unidade 2 - Concepções de identidade nas Ciências Humanas e Sociais Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, algumas das principais concepções de identidade nos estudos contemporâneos; e Construir, coletivamente, uma definição do conceito de identidade. Unidade 3 – Crise de identidade? Objetivos: Caracterizar a crítica à essencialização nas constituições identitárias; Apontar para as principais transformações sociais que permitiram, socialmente, mudanças na concepção de identidades, anteriormente entendidas como fixas; Ilustrar o caráter híbrido, múltiplo e, por vezes, contraditório das identidades; e Promover, a partir das experiências individuais, uma reflexão acerca da multiplicidade de orientações que definem as identidades. Unidade 4 – Identidades nacionais Objetivos: Refletir acerca da existência e inexistência de uma identidade nacional; e Discutir o caráter de naturalidade e artificialidade desta identidade. Unidade 5 – Identidade brasileira Objetivo: Promover uma discussão acerca da existência ou inexistência de uma identidade nacional brasileira. Unidade 6 – Democracia racial Objetivos: Historicizar e problematizar a ideia de democracia racial; e Promover, a partir de um estudo de caso (identidade nacional brasileira), uma reflexão acerca das experiências individuais dos cursistas com o conteúdo da unidade. Unidade 7 – Diferença e identidade e direito à diferença Objetivos: Estabelecer relações entre igualdade e diferença e entre identidade e diferença; Apontar para as relações de poder como construtoras da igualdade e da diferença; Analisar o multiculturalismo à luz das relações de poder; Discutir o reconhecimento da diferença; e Discutir o direito à diferença. Unidade 8 – Racismo, preconceito e discriminação racial Objetivos: Apresentar aspectos importantes e definidores da noção de racismo nas Ciências Humanas e Sociais; e Diferenciar racismo, preconceito e discriminação racial. Unidade 9 – A particularidade do racismo no Brasil Objetivo: Discutir a particularidade do racismo no Brasil. Unidade 10 - Racismo e política Objetivo: Tratar das relações entre racismo e inserções do movimento negro na política. DISCIPLINA 3 - Educação, Racismo e Antirracismo Unidade 1 - As oportunidades educacionais para negros e brancos Objetivo: Apresentar aos estudantes algumas desigualdades sociais e educacionais entre negros e brancos no Brasil contemporâneo como ponto de partida para a nossa reflexão sobre racismo. Unidade 2 - Racismo: algumas definições Objetivos: Discutir o significado de raça e racismo no mundo moderno; e apresentar as diferenças específicas entre os termos preconceito e discriminação racial. Unidade 3 – Racismo no Brasil Objetivo: Refletir sobre as manifestações do racismo no Brasil e as formas de combatê-lo. Unidade 4 - Racismo e antirracismo: o que pensaram os nossos intelectuais? Objetivos: Discutir especialmente a ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial como ideias fundamentais que legitimam a singularidade do racismo brasileiro. Unidade 5 - O movimento negro no Brasil: suas lutas e conquistas Objetivos: Apresentar os principais momentos de organização política e de lutas antirracistas dos movimentos negros no Brasil; enfatizar as conquistas e desafios do Movimento Negro Unificado. Unidade 6 - Racismo e política Unidade 6 - A escola brasileira e as origens de um discurso antirracista Objetivos: Analisar a trajetória histórica da escola brasileira, tendo em vista a dinâmica racial; e recuperar experiências de escolas negras e identificar as origens da formação de um pensamento pedagógico antirracista. Unidade 7 - Racismo e cotidiano escolar Objetivos: Refletir sobre alguns mecanismos discriminatórios presentes no cotidiano escola; pensar a respeito dos lugares sociais produzidos pelo racismo institucional; e discutir a difícil relação entre os mecanismos de exclusão racial e a construção da identidade de crianças negras. Unidade 8 - A Lei 10.639: a sua longa trajetória Objetivos: Debruçar sobre a trajetória histórica que desembocou na criação e implementação da lei 10.639, bem como discutir seus desdobramentos, limites e possibilidades. Unidade 9 - Experiências positivas de promoção da igualdade racial Objetivo: Apontar algumas iniciativas educativas voltadas à questão étnico-racial. Unidade 10 - Para uma educação antirracista Objetivos: Analisar o conceito de multiculturalismo; pensar o encontro do multiculturalismo e diversidade no Brasil; refletir essas categorias na educação; apontar a presença ou não das diferenças entre a proposta da Educação Étnico-racial; e antirracista com os apontamentos trazidos pelos conceitos de diversidade e multiculturalismo. DISCIPLINA 4 - Metodologia Científica e Projeto de Intervenção I Objetivos: A disciplina tem como objetivo apresentar a relação da metodologia qualitativa com os fundamentos da pesquisa social e em educação; Discutir o uso de diferentes pressupostos teóricos e o uso de diferentes metodologias de pesquisa qualitativa e apresentar alguns métodos e técnicas como a etnografia, a história de vida e a pesquisa-ação. DISCIPLINA 5 - Atividade extra sala - Visitar territórios negros na cidade de SP Objetivos: Apresentar ao aluno um referencial teórico-metodológico para proceder visitações (compreendidas como estudo do meio) de espaços e instituições na cidade de São Paulo identificadas como “territórios negros”.OutraUniversidade Federal de São Paulo [UNIFESP]2016-03-08T19:43:56Z2016-03-08T19:43:56Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171ark:/48912/001300000pq5wporEspecialização em Política de promoção da igualdade racial na escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Glaydson José daSilva, Jair Batista daFigueiredo, Janaina deAlbuquerque, José LindomarBarbosa, AndréaFrancisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]reponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T09:32:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/39171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:29:47.296746Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
title |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
spellingShingle |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais Silva, Glaydson José da Étnico-raciais Identidade Diferença Racismo Democracia racial Discriminação racial Política Antirracismo Educação Igualdade racial |
title_short |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
title_full |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
title_fullStr |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
title_full_unstemmed |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
title_sort |
Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais |
author |
Silva, Glaydson José da |
author_facet |
Silva, Glaydson José da Silva, Jair Batista da Figueiredo, Janaina de Albuquerque, José Lindomar Barbosa, Andréa Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jair Batista da Figueiredo, Janaina de Albuquerque, José Lindomar Barbosa, Andréa Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Glaydson José da Silva, Jair Batista da Figueiredo, Janaina de Albuquerque, José Lindomar Barbosa, Andréa Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Étnico-raciais Identidade Diferença Racismo Democracia racial Discriminação racial Política Antirracismo Educação Igualdade racial |
topic |
Étnico-raciais Identidade Diferença Racismo Democracia racial Discriminação racial Política Antirracismo Educação Igualdade racial |
description |
Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08T19:43:56Z 2016-03-08T19:43:56Z 2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/001300000pq5w |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/001300000pq5w |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Especialização em Política de promoção da igualdade racial na escola |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602496571998208 |