Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Glaydson José da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Jair Batista da, Figueiredo, Janaina de, Albuquerque, José Lindomar, Barbosa, Andréa, Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000pq5w
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171
Resumo: Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola
id UFSP_b30ea5ba9999b6a9fcf2419bbe60170b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/39171
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciaisÉtnico-raciaisIdentidadeDiferençaRacismoDemocracia racialDiscriminação racialPolíticaAntirracismoEducaçãoIgualdade racialMaterial em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na EscolaCOMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica / Secretaria de Educação Básica - SEB / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI / Secretaria Estadual de EducaçãoCoordenação do curso: José Carlos Gomes da SilvaEquipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) / Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) / Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)DISCIPLINA 1: Ambientação ao Moodle - Introdução ao curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. DISCIPLINA 2: Identidade, diferença e racismo Unidade 1 - O que são as identidades? Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, aspectos importantes e definidores do conceito de identidade nas Ciências Humanas e Sociais; e problematizar a multiplicidade das identidades. Unidade 2 - Concepções de identidade nas Ciências Humanas e Sociais Objetivos: Apresentar, em linhas gerais, algumas das principais concepções de identidade nos estudos contemporâneos; e Construir, coletivamente, uma definição do conceito de identidade. Unidade 3 – Crise de identidade? Objetivos: Caracterizar a crítica à essencialização nas constituições identitárias; Apontar para as principais transformações sociais que permitiram, socialmente, mudanças na concepção de identidades, anteriormente entendidas como fixas; Ilustrar o caráter híbrido, múltiplo e, por vezes, contraditório das identidades; e Promover, a partir das experiências individuais, uma reflexão acerca da multiplicidade de orientações que definem as identidades. Unidade 4 – Identidades nacionais Objetivos: Refletir acerca da existência e inexistência de uma identidade nacional; e Discutir o caráter de naturalidade e artificialidade desta identidade. Unidade 5 – Identidade brasileira Objetivo: Promover uma discussão acerca da existência ou inexistência de uma identidade nacional brasileira. Unidade 6 – Democracia racial Objetivos: Historicizar e problematizar a ideia de democracia racial; e Promover, a partir de um estudo de caso (identidade nacional brasileira), uma reflexão acerca das experiências individuais dos cursistas com o conteúdo da unidade. Unidade 7 – Diferença e identidade e direito à diferença Objetivos: Estabelecer relações entre igualdade e diferença e entre identidade e diferença; Apontar para as relações de poder como construtoras da igualdade e da diferença; Analisar o multiculturalismo à luz das relações de poder; Discutir o reconhecimento da diferença; e Discutir o direito à diferença. Unidade 8 – Racismo, preconceito e discriminação racial Objetivos: Apresentar aspectos importantes e definidores da noção de racismo nas Ciências Humanas e Sociais; e Diferenciar racismo, preconceito e discriminação racial. Unidade 9 – A particularidade do racismo no Brasil Objetivo: Discutir a particularidade do racismo no Brasil. Unidade 10 - Racismo e política Objetivo: Tratar das relações entre racismo e inserções do movimento negro na política. DISCIPLINA 3 - Educação, Racismo e Antirracismo Unidade 1 - As oportunidades educacionais para negros e brancos Objetivo: Apresentar aos estudantes algumas desigualdades sociais e educacionais entre negros e brancos no Brasil contemporâneo como ponto de partida para a nossa reflexão sobre racismo. Unidade 2 - Racismo: algumas definições Objetivos: Discutir o significado de raça e racismo no mundo moderno; e apresentar as diferenças específicas entre os termos preconceito e discriminação racial. Unidade 3 – Racismo no Brasil Objetivo: Refletir sobre as manifestações do racismo no Brasil e as formas de combatê-lo. Unidade 4 - Racismo e antirracismo: o que pensaram os nossos intelectuais? Objetivos: Discutir especialmente a ideologia do branqueamento e o mito da democracia racial como ideias fundamentais que legitimam a singularidade do racismo brasileiro. Unidade 5 - O movimento negro no Brasil: suas lutas e conquistas Objetivos: Apresentar os principais momentos de organização política e de lutas antirracistas dos movimentos negros no Brasil; enfatizar as conquistas e desafios do Movimento Negro Unificado. Unidade 6 - Racismo e política Unidade 6 - A escola brasileira e as origens de um discurso antirracista Objetivos: Analisar a trajetória histórica da escola brasileira, tendo em vista a dinâmica racial; e recuperar experiências de escolas negras e identificar as origens da formação de um pensamento pedagógico antirracista. Unidade 7 - Racismo e cotidiano escolar Objetivos: Refletir sobre alguns mecanismos discriminatórios presentes no cotidiano escola; pensar a respeito dos lugares sociais produzidos pelo racismo institucional; e discutir a difícil relação entre os mecanismos de exclusão racial e a construção da identidade de crianças negras. Unidade 8 - A Lei 10.639: a sua longa trajetória Objetivos: Debruçar sobre a trajetória histórica que desembocou na criação e implementação da lei 10.639, bem como discutir seus desdobramentos, limites e possibilidades. Unidade 9 - Experiências positivas de promoção da igualdade racial Objetivo: Apontar algumas iniciativas educativas voltadas à questão étnico-racial. Unidade 10 - Para uma educação antirracista Objetivos: Analisar o conceito de multiculturalismo; pensar o encontro do multiculturalismo e diversidade no Brasil; refletir essas categorias na educação; apontar a presença ou não das diferenças entre a proposta da Educação Étnico-racial; e antirracista com os apontamentos trazidos pelos conceitos de diversidade e multiculturalismo. DISCIPLINA 4 - Metodologia Científica e Projeto de Intervenção I Objetivos: A disciplina tem como objetivo apresentar a relação da metodologia qualitativa com os fundamentos da pesquisa social e em educação; Discutir o uso de diferentes pressupostos teóricos e o uso de diferentes metodologias de pesquisa qualitativa e apresentar alguns métodos e técnicas como a etnografia, a história de vida e a pesquisa-ação. DISCIPLINA 5 - Atividade extra sala - Visitar territórios negros na cidade de SP Objetivos: Apresentar ao aluno um referencial teórico-metodológico para proceder visitações (compreendidas como estudo do meio) de espaços e instituições na cidade de São Paulo identificadas como “territórios negros”.OutraUniversidade Federal de São Paulo [UNIFESP]2016-03-08T19:43:56Z2016-03-08T19:43:56Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171ark:/48912/001300000pq5wporEspecialização em Política de promoção da igualdade racial na escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Glaydson José daSilva, Jair Batista daFigueiredo, Janaina deAlbuquerque, José LindomarBarbosa, AndréaFrancisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]reponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T09:32:36Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/39171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:29:47.296746Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
title Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
spellingShingle Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
Silva, Glaydson José da
Étnico-raciais
Identidade
Diferença
Racismo
Democracia racial
Discriminação racial
Política
Antirracismo
Educação
Igualdade racial
title_short Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
title_full Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
title_fullStr Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
title_full_unstemmed Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
title_sort Módulo 1 - Aspectos gerais da educação e das relações étnico-raciais
author Silva, Glaydson José da
author_facet Silva, Glaydson José da
Silva, Jair Batista da
Figueiredo, Janaina de
Albuquerque, José Lindomar
Barbosa, Andréa
Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]
author_role author
author2 Silva, Jair Batista da
Figueiredo, Janaina de
Albuquerque, José Lindomar
Barbosa, Andréa
Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Glaydson José da
Silva, Jair Batista da
Figueiredo, Janaina de
Albuquerque, José Lindomar
Barbosa, Andréa
Francisco, Gilberto da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Étnico-raciais
Identidade
Diferença
Racismo
Democracia racial
Discriminação racial
Política
Antirracismo
Educação
Igualdade racial
topic Étnico-raciais
Identidade
Diferença
Racismo
Democracia racial
Discriminação racial
Política
Antirracismo
Educação
Igualdade racial
description Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08T19:43:56Z
2016-03-08T19:43:56Z
2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000pq5w
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39171
identifier_str_mv ark:/48912/001300000pq5w
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Especialização em Política de promoção da igualdade racial na escola
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602496571998208