Habilidade de imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes formas de apresentação de estímulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=173650
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23037
Resumo: Objetivo: Analisar a habilidade de imitação de crianças do espectro do Autismo em diferentes situações de estímulo. Método: A amostra foi constituída por 20 crianças, sendo 16 meninos e 4 meninas, na faixa etária entre 3 a 12 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-IV (APA, 2002) e CID-10 (OMS, 1998). Utilizamos a Prova de Imitação (Takiuchi, Befi-Lopes, 2000) que é composta por imitação de esquemas gestuais simples e sequenciais. Sendo que da proposta inicial foram acrescidas 9 gestos simples e 4 ações sequenciais, totalizando portanto 18 gestos e 8 ações que foram randomizadas e agrupadas em duas formas de apresentação: em tela de computador e ao vivo. Resultados: As crianças demonstraram baixo índice de acertos tanto de gestos simples quanto das ações, independentemente de serem apresentadas em tela de computador, quanto ao vivo. Ou seja, não houve vantagem na utilização de diferentes situações de estímulo. Houve correlação significativa entre vocabulário receptivo e nível intelectual em algumas das ações sequenciais. Conclusão: Foi possível analisar a habilidade de imitação de crianças do espectro do Autismo em diferentes situações de estímulo e verificar que as crianças de modo geral tiveram dificuldade em imitar gestos e ações sequenciais apresentadas tanto em tela de computador e ao vivo.
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spelling Habilidade de imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes formas de apresentação de estímuloAnalysis of the imitation ability in children with autistic spectrum disorders in different stimulus wisePré-escolarCriançaTranstorno autísticoLinguagemComunicaçãoTranstornos da linguagemComportamento imitativoPré-escolarCriançaObjetivo: Analisar a habilidade de imitação de crianças do espectro do Autismo em diferentes situações de estímulo. Método: A amostra foi constituída por 20 crianças, sendo 16 meninos e 4 meninas, na faixa etária entre 3 a 12 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo de acordo com os critérios diagnósticos do DSM-IV (APA, 2002) e CID-10 (OMS, 1998). Utilizamos a Prova de Imitação (Takiuchi, Befi-Lopes, 2000) que é composta por imitação de esquemas gestuais simples e sequenciais. Sendo que da proposta inicial foram acrescidas 9 gestos simples e 4 ações sequenciais, totalizando portanto 18 gestos e 8 ações que foram randomizadas e agrupadas em duas formas de apresentação: em tela de computador e ao vivo. Resultados: As crianças demonstraram baixo índice de acertos tanto de gestos simples quanto das ações, independentemente de serem apresentadas em tela de computador, quanto ao vivo. Ou seja, não houve vantagem na utilização de diferentes situações de estímulo. Houve correlação significativa entre vocabulário receptivo e nível intelectual em algumas das ações sequenciais. Conclusão: Foi possível analisar a habilidade de imitação de crianças do espectro do Autismo em diferentes situações de estímulo e verificar que as crianças de modo geral tiveram dificuldade em imitar gestos e ações sequenciais apresentadas tanto em tela de computador e ao vivo.Background: Several studies have shown that the inability of early imitation interferes with the social and communication skills, especially for children with Autism Spectrum Disorder. In recent years we have witnessed a significant use of technological resources such as computers and iPad, as sources of aid for modeling and facilitating the learning. Purpose: To analyze the imitation skills of children with Autistic Spectrum Disorder in different stimulation situations. Method: The sample was composed of 20 children, 16 boys and 4 girls aged in between 3 and 12 years, diagnosed with Autistic Spectrum Disorder according to the diagnostic criteria of the DSM-IV (APA, 2002) and ICD-10 (OMS, 1998). We have conducted the Imitation Test (Takiuchi, BefiLopes, 2000) composed of imitation of simple and sequential gesture schemes. Nine simple gestures and four sequential actions were added to the original proposal, so that a total of 18 gestures and 8 actions were randomly grouped into two forms of presentation: on a computer screen and personally. These simple and sequential gesture schemes represent everyday actions, eg: to imitate the gesture of drinking from a cup, or to imitate the actions of putting the doll to sleep. The implementation of tasks in both on the computer screen and personally was made by the same Speech and Language Therapist. The children were placed in front of her or the computer screen and received the instruction to observe every simple or sequential gesture schemes and play them immediately. Results: The children had a low score of positive answers both for simple gestures and for actions, regardless of these being presented on the computer screen or personally. Therefore, there was no advantage in using different stimulation situations. There was a significant correlation between receptive vocabulary and intellectual level in some of the sequenced actions. Conclusion: It was possible to analyze the imitation skills of children with Autistic Spectrum Disorder in different stimulation situations and to verify that, in general, the children had difficulty in imitating gestures and sequenced actions presented both on the computer screen and personally.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Perissinoto, Jacy [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6591561982003926http://lattes.cnpq.br/6031505433284024Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Souza, Aline Cristina Rocha Fiori de [UNIFESP]2015-12-06T23:46:30Z2015-12-06T23:46:30Z2013info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion91 f.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=173650SOUZA, Aline Cristina Rocha Fiori de. Habilidade de imitação em crianças do espectro do autismo em diferentes formas de apresentação de estímulo. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.Dissertação -Aline Cristina Rocha Fiori de Souza.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23037porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-30T05:10:01Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/23037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-30T05:10:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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