Análise da acessibilidade em e-commerces brasileiros com foco em deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71848 |
Resumo: | O comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais relevante e presente nas rotinas de compras, embora tenha surgido no Brasil ainda na década de 1990. A praticidade oferecida ao consumidor final é atraente, possibilitando compras de diversos nichos a qualquer momento e sem sair de casa. A pandemia de 2020 e 2021 foi um dos principais impulsionadores do e-commerce, pois os protocolos de emergência restringiram a circulação de pessoas e o funcionamento dos comércios físicos no mundo todo. Isso forçou varejistas e empreendedores a se reinventarem para continuar vendendo, enquanto os consumidores precisaram se adaptar às novas formas de compra. No entanto, a experiência de compra virtual nem sempre é positiva, especialmente para usuários que enfrentam barreiras de acessibilidade nessas plataformas que surgiram e cresceram rapidamente. No Brasil, 25% da população possui algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a mais prevalente. Os deficientes visuais utilizam leitores de tela para navegar por websites ou aplicativos, mas precisam que estes estejam adequados aos padrões de acessibilidade para completar suas jornadas de compra de forma autônoma. O objetivo deste trabalho é avaliar wesbites de e-commerce brasileiros relevantes para analisar a implementação de práticas de acessibilidade para usuários com deficiência, principalmente visual, em um mercado que vem crescendo significativamente. Para isso, o verificador automático de práticas de acessibilidade web Access Monitor será utilizado. É importante identificar os principais problemas que dificultam ou impossibilitam as ações desses usuários, para propor soluções que visem tornar essas plataformas acessível ao maior número de pessoas possível. |
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Análise da acessibilidade em e-commerces brasileiros com foco em deficientes visuaisE-commerceDeficiência visualAcessibilidadeAcessibilidade WebUsabilidadeO comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais relevante e presente nas rotinas de compras, embora tenha surgido no Brasil ainda na década de 1990. A praticidade oferecida ao consumidor final é atraente, possibilitando compras de diversos nichos a qualquer momento e sem sair de casa. A pandemia de 2020 e 2021 foi um dos principais impulsionadores do e-commerce, pois os protocolos de emergência restringiram a circulação de pessoas e o funcionamento dos comércios físicos no mundo todo. Isso forçou varejistas e empreendedores a se reinventarem para continuar vendendo, enquanto os consumidores precisaram se adaptar às novas formas de compra. No entanto, a experiência de compra virtual nem sempre é positiva, especialmente para usuários que enfrentam barreiras de acessibilidade nessas plataformas que surgiram e cresceram rapidamente. No Brasil, 25% da população possui algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a mais prevalente. Os deficientes visuais utilizam leitores de tela para navegar por websites ou aplicativos, mas precisam que estes estejam adequados aos padrões de acessibilidade para completar suas jornadas de compra de forma autônoma. O objetivo deste trabalho é avaliar wesbites de e-commerce brasileiros relevantes para analisar a implementação de práticas de acessibilidade para usuários com deficiência, principalmente visual, em um mercado que vem crescendo significativamente. Para isso, o verificador automático de práticas de acessibilidade web Access Monitor será utilizado. É importante identificar os principais problemas que dificultam ou impossibilitam as ações desses usuários, para propor soluções que visem tornar essas plataformas acessível ao maior número de pessoas possível.E-commerce has become increasingly relevant and present in shopping routines, even though it emerged in Brazil in the 1990s. The convenience offered to the end consumer is attractive, enabling purchases from various niches at any time and without leaving home. The pandemic of 2020 and 2021 was one of the main drivers of e-commerce, as emergency protocols restricted people's movement and the operation of physical stores worldwide. This forced retailers and entrepreneurs to reinvent themselves to keep selling, while consumers had to adapt to new ways of shopping. However, the virtual shopping experience is not always positive, especially for users who face accessibility barriers on these rapidly emerging and growing platforms. In Brazil, 25\% of the population has some type of disability, with visual impairment being the most prevalent. Visually impaired individuals use screen readers to navigate websites or apps, but these need to be compliant with accessibility standards to allow them to complete their shopping journeys independently. The objective of this work is to evaluate relevant Brazilian e-commerce websites to analyze the implementation of accessibility practices for users with disabilities, especially visual impairment, in a market that has been growing significantly. For this, the automatic accessibility practices checker Access Monitor will be used. It is important to identify the main problems that make these users' actions difficult or impossible, in order to propose solutions that aim to make these platforms accessible to as many people as possible.Universidade Federal de São PauloSilva, Tiago Silva da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3705063712805065Pereira, Júlia Sperandio [UNIFESP]2024-09-17T17:06:30Z2024-09-17T17:06:30Z2024-09-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion69 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-18T04:05:06Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-18T04:05:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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