Os universais em Abelardo: suas críticas ao realismo e sua solução nominalista para o problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobrega, Jonas Da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10696287
https://repositorio.unifesp.br/11600/68158
Resumo: Nesta tese, investigo os argumentos de Abelardo a respeito de três doutrinas que tratam dos universais em sua época (século XII) – segundo estas, os universais são uma coisa (res) – e a solução por ele apresentada para o problema – segundo a qual os universais são palavras. Para isso, analiso os vinte e dois argumentos de Abelardo em suas Logica “Ingredientibus” e Logica “Nostrorum petitioni sociorum” contra as doutrinas realistas (que afirmam que universal é uma coisa, isto é, uma res, descrita como uma essência, uma coleção ou uma convergência de indivíduos). Em seguida, analiso a solução de Abelardo para o problema, segundo a qual os universais são palavras, e como esta solução está relacionada à sua noção de status dos indivíduos. Nas referidas obras, analisamos ainda como Abelardo caracteriza aquilo que é concebido, isto é, produzido pelo pensamento de quem ouve um substantivo comum. Por meio dessas análises, formulo e demonstro duas hipóteses: que o status abelardiano desempenha um papel equivalente ao da res universal das doutrinas realistas e que, nas obras em questão, Abelardo desenvolve apenas uma teoria sobre a significação dos substantivos comuns, apesar de utilizar argumentos diferentes ao fazê-lo.
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