Os universais em Abelardo: suas críticas ao realismo e sua solução nominalista para o problema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10696287 https://repositorio.unifesp.br/11600/68158 |
Resumo: | Nesta tese, investigo os argumentos de Abelardo a respeito de três doutrinas que tratam dos universais em sua época (século XII) – segundo estas, os universais são uma coisa (res) – e a solução por ele apresentada para o problema – segundo a qual os universais são palavras. Para isso, analiso os vinte e dois argumentos de Abelardo em suas Logica “Ingredientibus” e Logica “Nostrorum petitioni sociorum” contra as doutrinas realistas (que afirmam que universal é uma coisa, isto é, uma res, descrita como uma essência, uma coleção ou uma convergência de indivíduos). Em seguida, analiso a solução de Abelardo para o problema, segundo a qual os universais são palavras, e como esta solução está relacionada à sua noção de status dos indivíduos. Nas referidas obras, analisamos ainda como Abelardo caracteriza aquilo que é concebido, isto é, produzido pelo pensamento de quem ouve um substantivo comum. Por meio dessas análises, formulo e demonstro duas hipóteses: que o status abelardiano desempenha um papel equivalente ao da res universal das doutrinas realistas e que, nas obras em questão, Abelardo desenvolve apenas uma teoria sobre a significação dos substantivos comuns, apesar de utilizar argumentos diferentes ao fazê-lo. |
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Nobrega, Jonas Da [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloSavian Filho, Juvenal [UNIFESP]2023-06-27T12:29:03Z2023-06-27T12:29:03Z2021https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10696287https://repositorio.unifesp.br/11600/68158Nesta tese, investigo os argumentos de Abelardo a respeito de três doutrinas que tratam dos universais em sua época (século XII) – segundo estas, os universais são uma coisa (res) – e a solução por ele apresentada para o problema – segundo a qual os universais são palavras. Para isso, analiso os vinte e dois argumentos de Abelardo em suas Logica “Ingredientibus” e Logica “Nostrorum petitioni sociorum” contra as doutrinas realistas (que afirmam que universal é uma coisa, isto é, uma res, descrita como uma essência, uma coleção ou uma convergência de indivíduos). Em seguida, analiso a solução de Abelardo para o problema, segundo a qual os universais são palavras, e como esta solução está relacionada à sua noção de status dos indivíduos. Nas referidas obras, analisamos ainda como Abelardo caracteriza aquilo que é concebido, isto é, produzido pelo pensamento de quem ouve um substantivo comum. Por meio dessas análises, formulo e demonstro duas hipóteses: que o status abelardiano desempenha um papel equivalente ao da res universal das doutrinas realistas e que, nas obras em questão, Abelardo desenvolve apenas uma teoria sobre a significação dos substantivos comuns, apesar de utilizar argumentos diferentes ao fazê-lo.In this thesis, I investigate Abelard’s arguments about three doctrines dealing with universals in his period (12th century) – according to them, universals are things (res) – and his solution to the problem – according to which universals are words. For this, I analyze Abelard’s twenty-two arguments in his Logica “Ingredientibus” and Logica “Nostrorum petitioni sociorum” against realist doctrines, according to which universals are things (a res, understood as an essence, a collection or a convergence of individuals). After this, I analyze Abelard’s solution to the problem, according to which universals are words, and how this solution is related to his notion of individuals’ status. In these works by Abelard, I also analyze how he describes the concept produced by the thought of those who hear a common noun. Through these analyses, I formulate and demonstrate two hypotheses: that the Abelardian status has an equivalent role to the universal res in realist doctrines, and that Abelard, in the mentioned works, develops only one theory about the meaning of common nouns, despite the use of different arguments for doing so.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2021)330 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)LógicaUniversaisAbelardoLogicUniversalsAbelardOs universais em Abelardo: suas críticas ao realismo e sua solução nominalista para o problemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasFilosofiaORIGINALJONAS DA NOBREGA-A.pdfJONAS DA NOBREGA-A.pdfapplication/pdf4182705${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68158/1/JONAS%20DA%20NOBREGA-A.pdf7ae5cf9fcfc63a532e26fa371e7166a2MD51open accessTEXTJONAS DA NOBREGA-A.pdf.txtJONAS DA NOBREGA-A.pdf.txtExtracted texttext/plain742331${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68158/2/JONAS%20DA%20NOBREGA-A.pdf.txt428862777f78db56d914ff6ec949700bMD52open accessTHUMBNAILJONAS DA NOBREGA-A.pdf.jpgJONAS DA NOBREGA-A.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3692${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68158/4/JONAS%20DA%20NOBREGA-A.pdf.jpga08a5b071193a39d3719d26a1f4445b5MD54open access11600/681582023-07-30 01:01:59.53open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/68158Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-30T04:01:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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