A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roble, Odilon José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP], Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7168
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000033
Resumo: Este estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção.
id UFSP_f89bda2f72652cb09dc0e4013aec1c61
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7168
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Roble, Odilon JoséMoreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:44:48Z2015-06-14T13:44:48Z2012-06-01Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 41, p. 567-578, 2012.1414-3283http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7168http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000033S1414-32832012000200021.pdfS1414-3283201200020002110.1590/S1414-32832012005000033Este estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção.This study aimed to analyze an experience in developing physical educators as mental health practitioners, within an interdisciplinary team. The investigation took place in the second semester of 2009, in a psychosocial support center in Santos, state of São Paulo, Brazil. The projects and reports produced by the students were used as investigation materials. Their most significant excerpts were extracted, grouped according to their key messages, and discussed. This was qualitative data gathering that generated a reflective essay. Three key themes were identified: a tendency towards a sedentary lifestyle among the users; possibilities of actions for physical educators; and mutual significant learning. Physical educators appeared as interlocutors in the therapeutic dialogue: people who came to talk about the body or to the body of the human being affected by mental distress. Our results corroborate the importance of these professionals in this context and unveil new horizons for this intervention.Este estudio tuvo como objetivo analizar una experiencia de formación del educador físico como profesional de salud mental, en un equipo interdisciplinario. La investigación se produjo en 2009, en un Centro de Apoyo Psico-social en Santos, Estado de São Paulo, Brasil. Se utilizaron como materiales de análisis proyectos e informes elaborados por los estudiantes. Los pasajes más significativos fueron agrupados por temas clave, y se discutidos. Se trataba de una recopilación de datos cualitativos, con un ensayo reflexivo sobre el tema. Se identificaron tres temas principales: tendencia a la inactividad entre los usuarios, posibilidades de acción para el educador físico y el aprendizaje mutuo y significativo. El educador físico apareció como un interlocutor en el diálogo terapéutico, alguien que vino a hablar sobre el cuerpo o con el cuerpo de los seres humanos afectados por sufrimientos psíquicos. Nuestros resultados corroboran la importancia de este profesional en tal contexto y descubren nuevos horizontes para la intervención.Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Física Departamento de Educação Física e HumanidadesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Instituto de Saúde e Sociedade Departamento de Saúde, Educação e SociedadeUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Instituto de Saúde e Sociedade Departamento de Saúde, Clínica e InstituiçõesUNIFESP, Instituto de Saúde e Sociedade Depto. de Saúde, Educação e SociedadeUNIFESP, Instituto de Saúde e Sociedade Depto. de Saúde, Clínica e InstituiçõesSciELO567-578porUNESPInterface - Comunicação, Saúde, EducaçãoEducação Física e treinamentoFormação de recursos humanosDesinstitucionalizaçãoSaúde mentalCorpo humanoPhysical educationHuman resources developmentDeinstitutionalizationMental healthHuman bodyA educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinarPhysical education in mental health: constructing development from an interdisciplinary perspectiveLa educación física en la salud mental: construcción de una formación interdisciplinariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1414-32832012000200021.pdfapplication/pdf162249${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7168/1/S1414-32832012000200021.pdf35500685ef25235d210417eb92435160MD51open accessTEXTS1414-32832012000200021.pdf.txtS1414-32832012000200021.pdf.txtExtracted texttext/plain39670${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7168/6/S1414-32832012000200021.pdf.txtec2eb0c41a4c1b7f71be89e00d7e8647MD56open accessTHUMBNAILS1414-32832012000200021.pdf.jpgS1414-32832012000200021.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4188${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7168/8/S1414-32832012000200021.pdf.jpg971c240ba6442abed37a70ef61dccabfMD58open access11600/71682023-06-05 19:14:31.318open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:14:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Physical education in mental health: constructing development from an interdisciplinary perspective
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La educación física en la salud mental: construcción de una formación interdisciplinaria
title A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
spellingShingle A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
Roble, Odilon José
Educação Física e treinamento
Formação de recursos humanos
Desinstitucionalização
Saúde mental
Corpo humano
Physical education
Human resources development
Deinstitutionalization
Mental health
Human body
title_short A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
title_full A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
title_fullStr A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
title_full_unstemmed A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
title_sort A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
author Roble, Odilon José
author_facet Roble, Odilon José
Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]
author_role author
author2 Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roble, Odilon José
Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física e treinamento
Formação de recursos humanos
Desinstitucionalização
Saúde mental
Corpo humano
topic Educação Física e treinamento
Formação de recursos humanos
Desinstitucionalização
Saúde mental
Corpo humano
Physical education
Human resources development
Deinstitutionalization
Mental health
Human body
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Human resources development
Deinstitutionalization
Mental health
Human body
description Este estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:44:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:44:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 41, p. 567-578, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7168
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000033
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1414-32832012000200021.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1414-32832012000200021
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832012005000033
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 41, p. 567-578, 2012.
1414-3283
S1414-32832012000200021.pdf
S1414-32832012000200021
10.1590/S1414-32832012005000033
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7168
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 567-578
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7168/1/S1414-32832012000200021.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7168/6/S1414-32832012000200021.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7168/8/S1414-32832012000200021.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35500685ef25235d210417eb92435160
ec2eb0c41a4c1b7f71be89e00d7e8647
971c240ba6442abed37a70ef61dccabf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460340990738432