A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200021 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção. |
id |
UNESP-8_c6916eb688b4068b160db0568b8bf723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832012000200021 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinarEducação Física e treinamentoFormação de recursos humanosDesinstitucionalizaçãoSaúde mentalCorpo humanoEste estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção.UNESP2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832012005000033info:eu-repo/semantics/openAccessRoble,Odilon JoséMoreira,Maria Inês BadaróScagliusi,Fernanda Baezapor2012-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832012000200021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-07-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
title |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
spellingShingle |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar Roble,Odilon José Educação Física e treinamento Formação de recursos humanos Desinstitucionalização Saúde mental Corpo humano |
title_short |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
title_full |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
title_fullStr |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
title_sort |
A educação física na saúde mental: construindo uma formação na perspectiva interdisciplinar |
author |
Roble,Odilon José |
author_facet |
Roble,Odilon José Moreira,Maria Inês Badaró Scagliusi,Fernanda Baeza |
author_role |
author |
author2 |
Moreira,Maria Inês Badaró Scagliusi,Fernanda Baeza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roble,Odilon José Moreira,Maria Inês Badaró Scagliusi,Fernanda Baeza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e treinamento Formação de recursos humanos Desinstitucionalização Saúde mental Corpo humano |
topic |
Educação Física e treinamento Formação de recursos humanos Desinstitucionalização Saúde mental Corpo humano |
description |
Este estudo objetivou analisar uma experiência de formação do educador físico como profissional de saúde mental, inserido em uma equipe interdisciplinar. A investigação ocorreu no segundo semestre de 2009, em um Núcleo de Apoio Psicossocial, em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados, como materiais de análise, os projetos e relatórios produzidos pelos alunos. Os trechos mais significativos destes foram destacados, agrupados segundo tema-chave, e discutidos. Tratou-se de uma coleta de dados qualitativa, que gerou um ensaio reflexivo sobre o tema. Foram identificados três temas-chave: tendência ao sedentarismo entre os usuários; possibilidades de atuação para o educador físico, e aprendizado mútuo e significativo. O educador físico apareceu como um interlocutor no diálogo terapêutico, alguém que veio conversar sobre o corpo ou com o corpo do ser humano acometido pelo sofrimento psíquico. Nossos resultados corroboram a importância deste profissional nesse contexto e descortinam novos horizontes para tal intervenção. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832012005000033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958519917281280 |