A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63853 |
Resumo: | A crítica feminista de cinema tem desenvolvido debates acerca da representação das mulheres e da hegemonia de um olhar masculino. Na busca por alternativas destes padrões, o debate tem evoluído para a investigação de um cinema feminista e da valorização de um cinema feito por mulheres para mulheres. Até então, sob a perspectiva destas análises, o cinema de David Lynch pode ser compreendido como misógino e masculino. No entanto, autores como Frida Beckham (2012) e Slavoj Zizek (2018) defendem o potencial representação não convencional dos papéis de gênero no cinema neo-noir de Lynch. Através de um levantamento bibliográfico acerca do debate de gênero no cinema, e estabelecendo um diálogo com Beckham e Zizek, procurarei apresentar argumentos contra e a favor deste potencial para podermos compreender até que ponto o filme Estrada Perdida (1997) de David Lynch contribui, ou não, com uma construção de padrões de gênero convencionais, ou até que ponto podemos reconhecer uma certa subversão a esses padrões. |
id |
UFSP_b6cf4959adfa4e4103268fc78c785e65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63853 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO?CinemaGêneroMasculinidadeDavid LynchNoirNeo-noirEstrada PerdidaA crítica feminista de cinema tem desenvolvido debates acerca da representação das mulheres e da hegemonia de um olhar masculino. Na busca por alternativas destes padrões, o debate tem evoluído para a investigação de um cinema feminista e da valorização de um cinema feito por mulheres para mulheres. Até então, sob a perspectiva destas análises, o cinema de David Lynch pode ser compreendido como misógino e masculino. No entanto, autores como Frida Beckham (2012) e Slavoj Zizek (2018) defendem o potencial representação não convencional dos papéis de gênero no cinema neo-noir de Lynch. Através de um levantamento bibliográfico acerca do debate de gênero no cinema, e estabelecendo um diálogo com Beckham e Zizek, procurarei apresentar argumentos contra e a favor deste potencial para podermos compreender até que ponto o filme Estrada Perdida (1997) de David Lynch contribui, ou não, com uma construção de padrões de gênero convencionais, ou até que ponto podemos reconhecer uma certa subversão a esses padrões.The feminist cinema reviews have developed debates around women’s representation and the hegemony of a masculine view. In the search for alternatives for these patterns,the debates have evolved towards an investigation of the feminist moviemaking and the appreciation of movies made by women for women. Until then, under the perspective of these reviews, David Lynch’s movies can be understood as misogynistic and masculine. However, authors such as Frida Beckham (2012) and Slavoj Zizek (2018) defend the non conventional potential representation of the gender roles in Lynch’s neo-noir movies.Through a bibliographic research around the gender debate in cinema, establishing a conversation with Beckham and Zizek , I will try to present arguments for and against this potential so that we can understand until what point David Lynch’s movie Lost Highway (1997) contributes, or not, with a construction of conventional gender patterns, or until what point we can recognize a certain subversion to these patterns.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFerreira, Carolinhttp://lattes.cnpq.br/1735199899378409http://lattes.cnpq.br/4638483308977963D'Arienzo, Julia2022-05-23T16:26:56Z2022-05-23T16:26:56Z2019-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion61 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63853porEFLCH Unifespinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T21:55:19Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63853Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T21:55:19Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
title |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
spellingShingle |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? D'Arienzo, Julia Cinema Gênero Masculinidade David Lynch Noir Neo-noir Estrada Perdida |
title_short |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
title_full |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
title_fullStr |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
title_full_unstemmed |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
title_sort |
A ESTRADA PERDIDA: SUBVERSÃO OU CONVENÇÃO? |
author |
D'Arienzo, Julia |
author_facet |
D'Arienzo, Julia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Carolin http://lattes.cnpq.br/1735199899378409 http://lattes.cnpq.br/4638483308977963 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Arienzo, Julia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Gênero Masculinidade David Lynch Noir Neo-noir Estrada Perdida |
topic |
Cinema Gênero Masculinidade David Lynch Noir Neo-noir Estrada Perdida |
description |
A crítica feminista de cinema tem desenvolvido debates acerca da representação das mulheres e da hegemonia de um olhar masculino. Na busca por alternativas destes padrões, o debate tem evoluído para a investigação de um cinema feminista e da valorização de um cinema feito por mulheres para mulheres. Até então, sob a perspectiva destas análises, o cinema de David Lynch pode ser compreendido como misógino e masculino. No entanto, autores como Frida Beckham (2012) e Slavoj Zizek (2018) defendem o potencial representação não convencional dos papéis de gênero no cinema neo-noir de Lynch. Através de um levantamento bibliográfico acerca do debate de gênero no cinema, e estabelecendo um diálogo com Beckham e Zizek, procurarei apresentar argumentos contra e a favor deste potencial para podermos compreender até que ponto o filme Estrada Perdida (1997) de David Lynch contribui, ou não, com uma construção de padrões de gênero convencionais, ou até que ponto podemos reconhecer uma certa subversão a esses padrões. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-14 2022-05-23T16:26:56Z 2022-05-23T16:26:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/63853 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
EFLCH Unifesp |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268382867881984 |