Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69920 |
Resumo: | As pesquisas científicas realizadas no Brasil sobre obras artísticas produzidas entre os séculos XVIII e início do século XX adquiriram, nos últimos tempos, múltiplas facetas. Sintoma da ampliação dos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras e igualmente dos cursos de graduação criados desde 2009, os campos de interesse se multiplicaram e novas discussões foram propostas de acordo com o avanço na reflexão sobre as artes, sobre as coleções e sobre a reparação de desigualdades históricas presentes em nossas sociedades. Ao lado destas questões, os estudos a respeito da atuação de artistas brasileiros e estrangeiros, da agência de suas obras frente a questões políticas e sociais, da compreensão da imagem como instrumento de persuasão social e de divulgação de ideias voltadas à questão do nacional, do debate e da denúncia de determinadas condições humanas, estão no foco das pesquisas desenvolvidas nos mais diferentes níveis acadêmicos, da iniciação científica ao pós-doutoramento. São trabalhos desta natureza, orientados por Elaine Dias na graduação em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que compõem o primeiro volume da série Arte, Circulações e Transferências: História da Arte em Pesquisas organizado por Elaine Dias e Fabriccio Miguel Novelli Duro. O livro é composto por oito textos que correspondem a recortes das pesquisas em níveis de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado: “A educação faz tudo de Jean-Honoré Fragonard: uma pintura do século XVIII no MASP” escrito por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de estado no contexto espanhol pós-revolução francesa” por Francisco Fontanesi Gomes; “O Naufrágio, de J. M. W. Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar” por Elizabete Maria da Silva; “Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o lugar da pintura de história no teatro da corte” por Marcela Dantas Camargo; “A Morte de Atala de Rodolpho Amoedo e os diálogos entre os romantismos francês e brasileiro” por Vitoria Amadio de Oliveira; “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior” por Natália Cristina de Aquino Gomes; “Fascinação, de Pedro Peres: a representação da desigualdade racial na infância no cenário artístico pós-abolição” por Nathalia Azevedo de Paula; e “Da posse de Deodoro à assinatura da Constituição: a construção da identidade republicana nas pinturas de Eliseu Visconti” por Fabíola Cristina Alves. |
id |
UFSP_b7b9f5fb9890f4683bebd767cf4ee680 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69920 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1.História da ArteArte no BrasilArte na EuropaSéculo XVIIISéculo XIXSéculo XXAs pesquisas científicas realizadas no Brasil sobre obras artísticas produzidas entre os séculos XVIII e início do século XX adquiriram, nos últimos tempos, múltiplas facetas. Sintoma da ampliação dos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras e igualmente dos cursos de graduação criados desde 2009, os campos de interesse se multiplicaram e novas discussões foram propostas de acordo com o avanço na reflexão sobre as artes, sobre as coleções e sobre a reparação de desigualdades históricas presentes em nossas sociedades. Ao lado destas questões, os estudos a respeito da atuação de artistas brasileiros e estrangeiros, da agência de suas obras frente a questões políticas e sociais, da compreensão da imagem como instrumento de persuasão social e de divulgação de ideias voltadas à questão do nacional, do debate e da denúncia de determinadas condições humanas, estão no foco das pesquisas desenvolvidas nos mais diferentes níveis acadêmicos, da iniciação científica ao pós-doutoramento. São trabalhos desta natureza, orientados por Elaine Dias na graduação em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que compõem o primeiro volume da série Arte, Circulações e Transferências: História da Arte em Pesquisas organizado por Elaine Dias e Fabriccio Miguel Novelli Duro. O livro é composto por oito textos que correspondem a recortes das pesquisas em níveis de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado: “A educação faz tudo de Jean-Honoré Fragonard: uma pintura do século XVIII no MASP” escrito por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de estado no contexto espanhol pós-revolução francesa” por Francisco Fontanesi Gomes; “O Naufrágio, de J. M. W. Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar” por Elizabete Maria da Silva; “Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o lugar da pintura de história no teatro da corte” por Marcela Dantas Camargo; “A Morte de Atala de Rodolpho Amoedo e os diálogos entre os romantismos francês e brasileiro” por Vitoria Amadio de Oliveira; “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior” por Natália Cristina de Aquino Gomes; “Fascinação, de Pedro Peres: a representação da desigualdade racial na infância no cenário artístico pós-abolição” por Nathalia Azevedo de Paula; e “Da posse de Deodoro à assinatura da Constituição: a construção da identidade republicana nas pinturas de Eliseu Visconti” por Fabíola Cristina Alves.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Federal de São Paulohttp://lattes.cnpq.br/8651231758923233http://lattes.cnpq.br/1825836107151271Dias, Elaine [UNIFESP]Novelli Duro, Fabriccio Miguel2023-12-19T21:09:17Z2023-12-19T21:09:17Z2023info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion270 p.application/pdfDIAS, Elaine; NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel (org.). Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. V. 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2023.978-65-87312-96-5https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69920porColeção arte & circulação. Série história da arte em pesquisas.São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T12:39:59Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69920Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T12:39:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
title |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
spellingShingle |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. Dias, Elaine [UNIFESP] História da Arte Arte no Brasil Arte na Europa Século XVIII Século XIX Século XX |
title_short |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
title_full |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
title_fullStr |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
title_full_unstemmed |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
title_sort |
Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. Volume 1. |
author |
Dias, Elaine [UNIFESP] |
author_facet |
Dias, Elaine [UNIFESP] Novelli Duro, Fabriccio Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Novelli Duro, Fabriccio Miguel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8651231758923233 http://lattes.cnpq.br/1825836107151271 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Elaine [UNIFESP] Novelli Duro, Fabriccio Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Arte Arte no Brasil Arte na Europa Século XVIII Século XIX Século XX |
topic |
História da Arte Arte no Brasil Arte na Europa Século XVIII Século XIX Século XX |
description |
As pesquisas científicas realizadas no Brasil sobre obras artísticas produzidas entre os séculos XVIII e início do século XX adquiriram, nos últimos tempos, múltiplas facetas. Sintoma da ampliação dos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras e igualmente dos cursos de graduação criados desde 2009, os campos de interesse se multiplicaram e novas discussões foram propostas de acordo com o avanço na reflexão sobre as artes, sobre as coleções e sobre a reparação de desigualdades históricas presentes em nossas sociedades. Ao lado destas questões, os estudos a respeito da atuação de artistas brasileiros e estrangeiros, da agência de suas obras frente a questões políticas e sociais, da compreensão da imagem como instrumento de persuasão social e de divulgação de ideias voltadas à questão do nacional, do debate e da denúncia de determinadas condições humanas, estão no foco das pesquisas desenvolvidas nos mais diferentes níveis acadêmicos, da iniciação científica ao pós-doutoramento. São trabalhos desta natureza, orientados por Elaine Dias na graduação em História da Arte e no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que compõem o primeiro volume da série Arte, Circulações e Transferências: História da Arte em Pesquisas organizado por Elaine Dias e Fabriccio Miguel Novelli Duro. O livro é composto por oito textos que correspondem a recortes das pesquisas em níveis de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado: “A educação faz tudo de Jean-Honoré Fragonard: uma pintura do século XVIII no MASP” escrito por Fabriccio Miguel Novelli Duro; “Francisco de Goya e os retratos de Maria Luísa, Carlos IV e sua família: a retratística de estado no contexto espanhol pós-revolução francesa” por Francisco Fontanesi Gomes; “O Naufrágio, de J. M. W. Turner: a paisagem em movimento e suas cores entre a terra e o mar” por Elizabete Maria da Silva; “Jean-Baptiste Debret e o pano de boca de 1822: o lugar da pintura de história no teatro da corte” por Marcela Dantas Camargo; “A Morte de Atala de Rodolpho Amoedo e os diálogos entre os romantismos francês e brasileiro” por Vitoria Amadio de Oliveira; “Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto: um estudo sobre o retrato coletivo de Almeida Júnior” por Natália Cristina de Aquino Gomes; “Fascinação, de Pedro Peres: a representação da desigualdade racial na infância no cenário artístico pós-abolição” por Nathalia Azevedo de Paula; e “Da posse de Deodoro à assinatura da Constituição: a construção da identidade republicana nas pinturas de Eliseu Visconti” por Fabíola Cristina Alves. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19T21:09:17Z 2023-12-19T21:09:17Z 2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Elaine; NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel (org.). Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. V. 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2023. 978-65-87312-96-5 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69920 |
identifier_str_mv |
DIAS, Elaine; NOVELLI DURO, Fabriccio Miguel (org.). Arte, circulações e transferências: história da arte em pesquisas. V. 1. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2023. 978-65-87312-96-5 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção arte & circulação. Série história da arte em pesquisas. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
270 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268371350323200 |