Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/66709 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa as representações do Orixá Oxalá em alegorias de desfiles de escola de samba da cidade de São Paulo, tendo como foco as alegorias do desfile "Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas" da Escola de Samba Águia de Ouro desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França para o carnaval de 2022. Para tanto, criou-se, enquanto método de análise, uma adaptação do modelo iconográfico e iconológico, levando em consideração a compreensão da contextualização – por meio de um levantamento histórico acerca dos desfiles de escola de samba em São Paulo e da presença dos Orixás nos enredos de carnaval -, da concepção – através de registro de relato do carnavalesco -, da construção – a partir de trabalho de campo – e da apresentação – por meio do registro do desfile carnavalesco em si – das alegorias. A fim de proporcionar um panorama no qual fosse possível identificar determinadas semelhanças e permanências nas representações de Oxalá, foram selecionadas, para uma análise mais sucinta, outras alegorias que homenagearam Oxalá, no grupo especial de São Paulo, a saber: Vai-Vai (1991 e 2017), Mocidade Alegre (2003), Gaviões da Fiel Torcida (2019). O recorrente uso da cor branca e de determinadas imagens como o opaxorô e a pomba branca, evidenciam certas permanências na construção de tais representações, tendo em vista o caráter narrativo que elas evocam. A presença marcante de Orixás nos desfiles de carnaval e, mais especificamente, nas alegorias (elemento de notório protagonismo visual nos desfiles), por sua vez, reforçam a marcante relação presente entre as Escolas de Samba e a religiosidade afrodiaspórica. |
id |
UFSP_b959d7772c0838de75e3397d9b70ed5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66709 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6111344079768148http://lattes.cnpq.br/5763073820553220Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7755424525492461Jorge, Marina Soler [UNIFESP]Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]2023-01-30T21:06:29Z2023-01-30T21:06:29Z2022-10A presente pesquisa analisa as representações do Orixá Oxalá em alegorias de desfiles de escola de samba da cidade de São Paulo, tendo como foco as alegorias do desfile "Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas" da Escola de Samba Águia de Ouro desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França para o carnaval de 2022. Para tanto, criou-se, enquanto método de análise, uma adaptação do modelo iconográfico e iconológico, levando em consideração a compreensão da contextualização – por meio de um levantamento histórico acerca dos desfiles de escola de samba em São Paulo e da presença dos Orixás nos enredos de carnaval -, da concepção – através de registro de relato do carnavalesco -, da construção – a partir de trabalho de campo – e da apresentação – por meio do registro do desfile carnavalesco em si – das alegorias. A fim de proporcionar um panorama no qual fosse possível identificar determinadas semelhanças e permanências nas representações de Oxalá, foram selecionadas, para uma análise mais sucinta, outras alegorias que homenagearam Oxalá, no grupo especial de São Paulo, a saber: Vai-Vai (1991 e 2017), Mocidade Alegre (2003), Gaviões da Fiel Torcida (2019). O recorrente uso da cor branca e de determinadas imagens como o opaxorô e a pomba branca, evidenciam certas permanências na construção de tais representações, tendo em vista o caráter narrativo que elas evocam. A presença marcante de Orixás nos desfiles de carnaval e, mais especificamente, nas alegorias (elemento de notório protagonismo visual nos desfiles), por sua vez, reforçam a marcante relação presente entre as Escolas de Samba e a religiosidade afrodiaspórica.Não recebi financiamentomarina.soler@unifesp.br243 f.https://repositorio.unifesp.br/11600/66709porUniversidade Federal de São PauloEscola de SambaAlegoriaOrixáOxaláReligiosidade AfrodiaspóricaEpa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)41927615801História da ArteORIGINALLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdfLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf32864182https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/0aff16b3-9ab7-42cc-aed2-2df0193fa34b/downloadbbdc0ee1f711ab11fac6141ba93889eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85864https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/cdbfa8b1-f64f-42d2-bf7e-64bc28e83b78/download0193c02f681c6ffc1df661ad05c0c594MD52TEXTLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.txtLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.txtExtracted texttext/plain439000https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/d35a2d13-5c0e-4c86-996a-7b53d3d23964/download8540788ac123a8fa2a7d73912d273da9MD512THUMBNAILLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.jpgLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3782https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/837d5e0d-01b2-416a-b568-18617717e168/download19abeaacb243fc90476fe1e78998d650MD51411600/667092023-12-23 01:03:48.028oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66709https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-12-23T01:03:48Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
title |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
spellingShingle |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo Silva, Leandro de Santana [UNIFESP] Escola de Samba Alegoria Orixá Oxalá Religiosidade Afrodiaspórica |
title_short |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
title_full |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
title_fullStr |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
title_full_unstemmed |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
title_sort |
Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo |
author |
Silva, Leandro de Santana [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Leandro de Santana [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6111344079768148 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5763073820553220 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7755424525492461 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leandro de Santana [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jorge, Marina Soler [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Jorge, Marina Soler [UNIFESP] Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola de Samba Alegoria Orixá Oxalá Religiosidade Afrodiaspórica |
topic |
Escola de Samba Alegoria Orixá Oxalá Religiosidade Afrodiaspórica |
description |
A presente pesquisa analisa as representações do Orixá Oxalá em alegorias de desfiles de escola de samba da cidade de São Paulo, tendo como foco as alegorias do desfile "Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas" da Escola de Samba Águia de Ouro desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França para o carnaval de 2022. Para tanto, criou-se, enquanto método de análise, uma adaptação do modelo iconográfico e iconológico, levando em consideração a compreensão da contextualização – por meio de um levantamento histórico acerca dos desfiles de escola de samba em São Paulo e da presença dos Orixás nos enredos de carnaval -, da concepção – através de registro de relato do carnavalesco -, da construção – a partir de trabalho de campo – e da apresentação – por meio do registro do desfile carnavalesco em si – das alegorias. A fim de proporcionar um panorama no qual fosse possível identificar determinadas semelhanças e permanências nas representações de Oxalá, foram selecionadas, para uma análise mais sucinta, outras alegorias que homenagearam Oxalá, no grupo especial de São Paulo, a saber: Vai-Vai (1991 e 2017), Mocidade Alegre (2003), Gaviões da Fiel Torcida (2019). O recorrente uso da cor branca e de determinadas imagens como o opaxorô e a pomba branca, evidenciam certas permanências na construção de tais representações, tendo em vista o caráter narrativo que elas evocam. A presença marcante de Orixás nos desfiles de carnaval e, mais especificamente, nas alegorias (elemento de notório protagonismo visual nos desfiles), por sua vez, reforçam a marcante relação presente entre as Escolas de Samba e a religiosidade afrodiaspórica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-30T21:06:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-30T21:06:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66709 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
243 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/0aff16b3-9ab7-42cc-aed2-2df0193fa34b/download https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/cdbfa8b1-f64f-42d2-bf7e-64bc28e83b78/download https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/d35a2d13-5c0e-4c86-996a-7b53d3d23964/download https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/837d5e0d-01b2-416a-b568-18617717e168/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bbdc0ee1f711ab11fac6141ba93889ee 0193c02f681c6ffc1df661ad05c0c594 8540788ac123a8fa2a7d73912d273da9 19abeaacb243fc90476fe1e78998d650 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803210223081488384 |