Educational intervention in Primary Care for the prevention of congenital syphilis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazarini, Flaviane Mello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Dulce Aparecida [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
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Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/55510
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1612.2845
Resumo: Objetivos: avaliar a eficiência da intervenção educacional no conhecimento dos profissionais de saúde da Atenção Básica e verificar o impacto nas taxas de transmissão vertical da sífilis congênita. Método: estudo quase-experimental, conduzido na cidade de Londrina, Paraná, no período entre 2013 e 2015. Foi realizada intervenção educacional sobre diagnóstico, tratamento e notificação com 102 profissionais com medida do conhecimento antes e após a intervenção. Os dados de incidência e mortalidade pela sífilis congênita foram retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). A tabulação em Excel e a análise estatística no statistical Package for Social Sciences, versão 2.1. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Resultados: a média de respostas corretas passou de 53% para 74,3% após a intervenção (p < 0,01). A adesão ao treinamento dos profissionais foi de 92,6%. Existiu redução importante na taxa de transmissão vertical da sífilis de 75% em 2013 para 40,2% em 2015. Em 2014 e 2015 não ocorreram registros de mortalidade infantil por esse agravo. Conclusão: a intervenção educacional aumentou significativamente o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a sífilis e colaborou para a redução da taxa de transmissão vertical do agravo.
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Os dados de incidência e mortalidade pela sífilis congênita foram retirados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). A tabulação em Excel e a análise estatística no statistical Package for Social Sciences, versão 2.1. Realizou-se análise descritiva e inferencial. Resultados: a média de respostas corretas passou de 53% para 74,3% após a intervenção (p < 0,01). A adesão ao treinamento dos profissionais foi de 92,6%. Existiu redução importante na taxa de transmissão vertical da sífilis de 75% em 2013 para 40,2% em 2015. Em 2014 e 2015 não ocorreram registros de mortalidade infantil por esse agravo. Conclusão: a intervenção educacional aumentou significativamente o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a sífilis e colaborou para a redução da taxa de transmissão vertical do agravo.Objectives: to evaluate the efficiency of educational interventions related to the knowledge of health care professionals of Primary Care and to verify the impact on the vertical transmission rates of congenital syphilis. Method: a quasi-experimental study conducted in the city of Londrina, Parana, between 2013 and 2015. An educational intervention on diagnosis, treatment and notification was carried out with 102 professionals with knowledge measurement before and after the intervention. Incidence and mortality data from congenital syphilis were taken from the system for notifiable diseases (SINAN) and the Mortality Information System (SIM). Excel tabulation and statistical analysis was done in the Statistical Package for Social Sciences, version 2.1. A descriptive and inferential analysis was performed. Results: the mean number of correct responses increased from 53% to 74.3% after the intervention (p < 0.01). The adherence to professional training was 92.6%. There was a significant reduction in the vertical transmission rate of syphilis from 75% in 2013 to 40.2% in 2015. In 2014 and 2015 there were no records of infant mortality from this condition. Conclusion: the educational intervention significantly increased the knowledge of health professionals about syphilis and collaborated to reduce the rate of vertical transmission of the disease.Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)Univ Estadual Londrina, Dept Saude Coletiva, Av Robert Koch,60 Vila Operaria, BR-86038350 Londrina, PR, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilUniv Fed Sao Paulo, Escola Paulista Enfermagem, Sao Paulo, SP, BrazilWeb of Science-engporspaUniv Sao Paulo, Escola De Enfermagem De Ribeirao PretoRevista Latino-Americana De EnfermagemSífilis CongênitaInfecções por TreponemaEducação ContinuadaVigilância EpidemiológicaSyphilisCongenitalTreponemal InfectionsEducationContinuingEpidemiological SurveillanceEducational intervention in Primary Care for the prevention of congenital syphilisIntervención educacional en la Atención Básica para prevención de la sífilis congénitaIntervenção educacional na Atenção Básica para prevenção da sífilis congênitainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRibeirao Preto25info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0104-11692017000100305-en.pdfapplication/pdf588105${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/1/S0104-11692017000100305-en.pdfb3e591150dada27064000ff18abc02c8MD51open accessS0104-11692017000100305-es.pdfapplication/pdf629108${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/2/S0104-11692017000100305-es.pdfe1038661f7fac528c45147ea318b29a0MD52open accessS0104-11692017000100305-pt.pdfapplication/pdf619873${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/3/S0104-11692017000100305-pt.pdf8f7a9ccceb4d5fbad53fa04537bb1f42MD53open accessTEXTS0104-11692017000100305-en.pdf.txtS0104-11692017000100305-en.pdf.txtExtracted texttext/plain34772${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/58/S0104-11692017000100305-en.pdf.txt10f64e176d1bec8c6063aebb1cbb8a45MD558open accessS0104-11692017000100305-es.pdf.txtS0104-11692017000100305-es.pdf.txtExtracted texttext/plain37902${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/61/S0104-11692017000100305-es.pdf.txta52c5f6ae609e26871a24b35716a6f40MD561open accessS0104-11692017000100305-pt.pdf.txtS0104-11692017000100305-pt.pdf.txtExtracted texttext/plain35910${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/64/S0104-11692017000100305-pt.pdf.txta23efbeb4a91bfbe5852b841c6d6de74MD564open accessTHUMBNAILS0104-11692017000100305-en.pdf.jpgS0104-11692017000100305-en.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5184${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/60/S0104-11692017000100305-en.pdf.jpg500ec1be2a0fb1e9a22a6b928f12d475MD560open accessS0104-11692017000100305-es.pdf.jpgS0104-11692017000100305-es.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5302${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/63/S0104-11692017000100305-es.pdf.jpg660f9f9bc304f213f3594d94ce63e3eeMD563open accessS0104-11692017000100305-pt.pdf.jpgS0104-11692017000100305-pt.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5251${dspace.ui.url}/bitstream/11600/55510/66/S0104-11692017000100305-pt.pdf.jpg903773c7fdafdfb42cbe1136cf872886MD566open access11600/555102023-06-05 20:08:25.362open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/55510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:08:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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