Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP], Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP], Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP], Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP], Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594
Resumo: OBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages.
id UFSP_bfe71a8acd6e940deaa2532931236069
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/7594
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do pacienteComprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safetyEducationPatient safetyNursingStudents, nursing, Students, medicalEducaçãoSegurança do pacienteEnfermagemEstudantes de enfermagemEstudantes de medicinaOBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages.OBJETIVO: Identificar a compreensão de alunos de graduação em enfermagem e medicina de uma universidade pública do Município de São Paulo sobre erro humano e segurança do paciente. MÉTODOS: Estudo prospectivo e exploratório no qual foram investigadas variáveis relativas à caracterização dos alunos e aos aspectos atitudinais e conceituais sobre o tema. A amostra constituiu-se de 109 alunos que responderam ao formulário eletrônico. RESULTADOS: A maior parte dos alunos obteve aprendizado formal sobre esse tema e apresentou atitudes que demonstraram incerteza no que seria correto em relação a algumas práticas. CONCLUSÃO: Os alunos demonstraram serem capazes de relacionar alguns dos aspectos pesquisados sobre segurança do paciente com a experiência vivida nos estágios curriculares.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELOFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP]Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP]Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP]Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]2015-06-14T13:45:15Z2015-06-14T13:45:15Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion21-29application/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013.10.1590/S0103-21002013000100005S0103-21002013000100005-en.pdfS0103-21002013000100005-pt.pdf0103-2100S0103-21002013000100005http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594WOS:000320917800005porActa Paulista de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T02:53:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/7594Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T02:53:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
Comprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safety
title Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
spellingShingle Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]
Education
Patient safety
Nursing
Students, nursing, Students, medical
Educação
Segurança do paciente
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
title_short Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
title_full Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
title_fullStr Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
title_full_unstemmed Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
title_sort Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
author Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]
author_facet Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]
Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP]
Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP]
Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]
Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP]
Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]
author_role author
author2 Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP]
Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP]
Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]
Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP]
Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]
Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP]
Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP]
Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]
Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP]
Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Patient safety
Nursing
Students, nursing, Students, medical
Educação
Segurança do paciente
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
topic Education
Patient safety
Nursing
Students, nursing, Students, medical
Educação
Segurança do paciente
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
description OBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
2015-06-14T13:45:15Z
2015-06-14T13:45:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013.
10.1590/S0103-21002013000100005
S0103-21002013000100005-en.pdf
S0103-21002013000100005-pt.pdf
0103-2100
S0103-21002013000100005
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594
WOS:000320917800005
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594
identifier_str_mv Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013.
10.1590/S0103-21002013000100005
S0103-21002013000100005-en.pdf
S0103-21002013000100005-pt.pdf
0103-2100
S0103-21002013000100005
WOS:000320917800005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21-29
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268294715146240