Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594 |
Resumo: | OBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages. |
id |
UFSP_bfe71a8acd6e940deaa2532931236069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/7594 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do pacienteComprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safetyEducationPatient safetyNursingStudents, nursing, Students, medicalEducaçãoSegurança do pacienteEnfermagemEstudantes de enfermagemEstudantes de medicinaOBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages.OBJETIVO: Identificar a compreensão de alunos de graduação em enfermagem e medicina de uma universidade pública do Município de São Paulo sobre erro humano e segurança do paciente. MÉTODOS: Estudo prospectivo e exploratório no qual foram investigadas variáveis relativas à caracterização dos alunos e aos aspectos atitudinais e conceituais sobre o tema. A amostra constituiu-se de 109 alunos que responderam ao formulário eletrônico. RESULTADOS: A maior parte dos alunos obteve aprendizado formal sobre esse tema e apresentou atitudes que demonstraram incerteza no que seria correto em relação a algumas práticas. CONCLUSÃO: Os alunos demonstraram serem capazes de relacionar alguns dos aspectos pesquisados sobre segurança do paciente com a experiência vivida nos estágios curriculares.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELOFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP]Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP]Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP]Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]2015-06-14T13:45:15Z2015-06-14T13:45:15Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion21-29application/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013.10.1590/S0103-21002013000100005S0103-21002013000100005-en.pdfS0103-21002013000100005-pt.pdf0103-2100S0103-21002013000100005http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594WOS:000320917800005porActa Paulista de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T02:53:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/7594Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T02:53:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente Comprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safety |
title |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente |
spellingShingle |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP] Education Patient safety Nursing Students, nursing, Students, medical Educação Segurança do paciente Enfermagem Estudantes de enfermagem Estudantes de medicina |
title_short |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente |
title_full |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente |
title_fullStr |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente |
title_full_unstemmed |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente |
title_sort |
Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente |
author |
Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP] |
author_facet |
Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP] Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP] Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP] Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP] Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP] Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP] Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP] Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP] Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP] Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP] Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP] Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP] Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP] Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP] Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Patient safety Nursing Students, nursing, Students, medical Educação Segurança do paciente Enfermagem Estudantes de enfermagem Estudantes de medicina |
topic |
Education Patient safety Nursing Students, nursing, Students, medical Educação Segurança do paciente Enfermagem Estudantes de enfermagem Estudantes de medicina |
description |
OBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 2015-06-14T13:45:15Z 2015-06-14T13:45:15Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005 Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013. 10.1590/S0103-21002013000100005 S0103-21002013000100005-en.pdf S0103-21002013000100005-pt.pdf 0103-2100 S0103-21002013000100005 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594 WOS:000320917800005 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594 |
identifier_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013. 10.1590/S0103-21002013000100005 S0103-21002013000100005-en.pdf S0103-21002013000100005-pt.pdf 0103-2100 S0103-21002013000100005 WOS:000320917800005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21-29 application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268294715146240 |