Saúde e educação: estudo a partir de uma prática no curso de enfermagem da UNIFESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Fernanda Batista Coelho da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20652
Resumo: A presente pesquisa origina-se da participação em uma prática de ação de saúde desenvolvida pelos graduandos em enfermagem da UNIFESP, em ambientes escolares. O objetivo geral deste estudo foi analisar as concepções de professores, graduandos do Curso de Enfermagem e Coordenadores Pedagógicos envolvidos numa prática que articula Universidade e Escola Básica. No campo do referencial teórico adotado, privilegiou-se um diálogo com as orientações curriculares da Educação Básica e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior em Saúde, procurando-se também construir uma concepção conceitual sobre Educação em Saúde. A pesquisa foi realizada tendo como cenário a disciplina Curricular de Enfermagem Pediátrica – Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente I, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A metodologia abrangeu como sujeitos 03 professores enfermeiros responsáveis pela disciplina, 23 graduandos da 3ª série do Curso de Enfermagem na UNIFESP e 06 Coordenadores Pedagógicos de escolas públicas envolvidas nas atividades. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos, além da aplicação de questionários aos discentes. O processo de análise de dados, orientado pelos objetivos assumidos, buscou apreender significados tendo como referência a análise temática. A discussão dos resultados obtidos permite destacar que as concepções de saúde apresentam fortes traços de transição entre um olhar ainda centrado na ausência de doenças e uma perspectiva que compreende saúde como processo biológico, histórico, cultural e socialmente condicionado. A mesma percepção se evidencia em relação às concepções de educação; esta é entendida como uma construção em dimensão processual e com abrangência social, mas também emergem óticas centradas no atendimento às necessidades das crianças. No campo das expectativas e contribuições da experiência realçam-se as ênfases no objetivo de conhecer o desenvolvimento da criança e ampliar os espaços de inserção do enfermeiro, bem como na possibilidade de criar na escola um espaço de promoção da saúde, estabelecendo relações de troca e ajuda entre profissionais da educação e da saúde. As dificuldades parecem residir no âmbito institucional (estrutura curricular, carga horária disponível) e no âmbito do espaço escolar (organização do trabalho, resistência dos profissionais), reconhecendo-se a necessidade de um trabalho mais articulado. As análises empreendidas permitem configurar uma compreensão de que as relações entre Universidade e Escola Básica apresentam-se com grande potencial de mobilização e parceria, emergindo como uma via de mão dupla: campo de estágio (relação teoria e prática) e cenário pedagógico diferenciado.
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No campo do referencial teórico adotado, privilegiou-se um diálogo com as orientações curriculares da Educação Básica e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior em Saúde, procurando-se também construir uma concepção conceitual sobre Educação em Saúde. A pesquisa foi realizada tendo como cenário a disciplina Curricular de Enfermagem Pediátrica – Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente I, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A metodologia abrangeu como sujeitos 03 professores enfermeiros responsáveis pela disciplina, 23 graduandos da 3ª série do Curso de Enfermagem na UNIFESP e 06 Coordenadores Pedagógicos de escolas públicas envolvidas nas atividades. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores pedagógicos, além da aplicação de questionários aos discentes. O processo de análise de dados, orientado pelos objetivos assumidos, buscou apreender significados tendo como referência a análise temática. A discussão dos resultados obtidos permite destacar que as concepções de saúde apresentam fortes traços de transição entre um olhar ainda centrado na ausência de doenças e uma perspectiva que compreende saúde como processo biológico, histórico, cultural e socialmente condicionado. A mesma percepção se evidencia em relação às concepções de educação; esta é entendida como uma construção em dimensão processual e com abrangência social, mas também emergem óticas centradas no atendimento às necessidades das crianças. No campo das expectativas e contribuições da experiência realçam-se as ênfases no objetivo de conhecer o desenvolvimento da criança e ampliar os espaços de inserção do enfermeiro, bem como na possibilidade de criar na escola um espaço de promoção da saúde, estabelecendo relações de troca e ajuda entre profissionais da educação e da saúde. As dificuldades parecem residir no âmbito institucional (estrutura curricular, carga horária disponível) e no âmbito do espaço escolar (organização do trabalho, resistência dos profissionais), reconhecendo-se a necessidade de um trabalho mais articulado. As análises empreendidas permitem configurar uma compreensão de que as relações entre Universidade e Escola Básica apresentam-se com grande potencial de mobilização e parceria, emergindo como uma via de mão dupla: campo de estágio (relação teoria e prática) e cenário pedagógico diferenciado.The present study resulted from our participation in a heath action program developed in an education institute by Nursing undergraduate students at UNIFESP. Its general aim was to analyze the conceptions shared by Nursing undergraduate students and pedagogic coordinators in a program involving the University and Elementary Schools. In the theoretical field adopted, the main focus was put on the examination of the curricular guidance to basic education and the National Curricular Guidance to health teaching in college, also attempting to evidence the conceptions about health education. The study was carried out having as scenario the discipline of Pediatric Nursing − Nursing in Children and Adolescents’ Health I − included in the Nursing Course of the Federal University of São Paulo. The methodology included as subjects 3 Nurse Teachers responsible for this discipline, 23 undergraduates in the 3rd period of the Nursing Course of UNIFESP and 6 Pedagogic Coordinators of public schools involved in the program. Data collection was performed through semistructured interviews with teachers and pedagogic coordinators as well as questionnaires applied to the undergraduates. The analysis process guided by the adopted aims attempted to evidence the meanings conceived by the participants in a thematic analysis. The discussion of the results allow to highlight that the health conceptions showed marked aspects characteristic of a transition from a view of health as the absence of disease to one in which heath is regarded as a biological, historical and cultural process conditioned by a sociological aspect. The same perception is evidenced with regard education, which is viewed as an institution in building process and having a social role, but some views focusing the child’s needs came up. In the realm of expectations and contributions the highlights are the requirement for knowledge about child’s development, the widening of nurses’ activities and the introduction of school facilities for health promotion, so establishing exchange and mutual help between teaching and health staffs. Difficulties seem to be in the curricular (structure and available teaching time load) and professional ( work organization, acceptance by teaching staff) fields, where it is acknowledge the need for a better integration work. The analysis carried out indicate that the relationship between University and Elementary School have a large potential of mobilization and partnership emerging as a 2-way road: training field (where theory is put against practice) and enhanced pedagogic environment.BV UNIFESP: Teses e dissertações104 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SaúdeEducação em SaúdeUniversidadesSaúde e educação: estudo a partir de uma prática no curso de enfermagem da UNIFESPHealth and education: an study of a health action practice developed by the UNIFESP nursing courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-9265.pdfTese-9265.pdfapplication/pdf453778${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20652/1/Tese-9265.pdfa1138c0b4fc6be1e849f5313adc6076bMD51open accessTEXTTese-9265.pdf.txtTese-9265.pdf.txtExtracted texttext/plain189678${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20652/2/Tese-9265.pdf.txt271a965cc69b35b524abf06b8afb9266MD52open accessTHUMBNAILTese-9265.pdf.jpgTese-9265.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3754${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20652/4/Tese-9265.pdf.jpg94b347921cf4d13e92be7fe3a1ecb5f4MD54open access11600/206522023-05-15 01:21:25.808open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20652Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:21:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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