Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ricardo Ramos De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6368211
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52892
Resumo: Introdução: A prática mental é o ensaio cognitivo de uma tarefa sem que haja a participação de movimentos físicos aparentes. Combinada à prática física, ela pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho em uma determinada tarefa. Neste estudo, a prática mental foi utilizada por clarinetistas para o aprendizado de uma música inédita, heterogênea e atonal. Objetivo: Investigar os efeitos produzidos pelo treinamento que combina prática mental com prática física na performance dos clarinetistas e a sua interação com os níveis de ansiedade de desempenho. Metodologia:Os participantes foram alocados em 3 grupos distintos quanto à forma de prática ou não da partitura. Todos tocaram a música uma primeira vez (leitura à primeira vista) e uma última (teste), entre estas duas execuções houve uma etapa de treinamento onde um grupo realizou apenas práticas físicas; outro intercalou prática física com prática mental e o terceiro grupo não realizou prática alguma, apenas fez a leitura de alguns textos. Resultados: Em termos de acurácia de notas musicais, houve efeito significativo na interação tanto do grupo de prática física, quanto do grupo que combinou prática física com prática mental com a melhora do desempenho quando observado o total de compassos tocados corretamente, sendo que apenas o grupo que não realizou prática alguma não melhorou o desempenho. A análise do número de acerto ou erro em cada compasso mostrou uma grande variabilidade no nível de dificuldade entre ele. Em relação a regularidade temporal, todos os grupos melhoraram. Não houve diferença significativa nos níveis de ansiedade, nem entre os grupos, nem entre o baseline e o pré-teste. Discussão: Diminuir a quantidade de prática física não prejudicou o desempenho dos clarinetistas ao executar uma partitura heterogênea, com grau de dificuldade variável entre os compassos. Conclusão: Assim, isto sugere que a prática mental pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a carga de prática física, sem prejuízo ao desempenho.
id UFSP_c246874496fc1dc9d6168a60b11ee7a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52892
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Carvalho, Ricardo Ramos De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/5105988869433643http://lattes.cnpq.br/4960400313077156Oliveira, Maria Gabriela Menezes de [UNIFESP]São Paulo2020-03-25T12:10:39Z2020-03-25T12:10:39Z2018-08-30https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6368211CARVALHO, Ricardo Ramos de. Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2018.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/528922018 CARVALHO, RICARDO RAMOS DE.Mestrado.pdfIntrodução: A prática mental é o ensaio cognitivo de uma tarefa sem que haja a participação de movimentos físicos aparentes. Combinada à prática física, ela pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho em uma determinada tarefa. Neste estudo, a prática mental foi utilizada por clarinetistas para o aprendizado de uma música inédita, heterogênea e atonal. Objetivo: Investigar os efeitos produzidos pelo treinamento que combina prática mental com prática física na performance dos clarinetistas e a sua interação com os níveis de ansiedade de desempenho. Metodologia:Os participantes foram alocados em 3 grupos distintos quanto à forma de prática ou não da partitura. Todos tocaram a música uma primeira vez (leitura à primeira vista) e uma última (teste), entre estas duas execuções houve uma etapa de treinamento onde um grupo realizou apenas práticas físicas; outro intercalou prática física com prática mental e o terceiro grupo não realizou prática alguma, apenas fez a leitura de alguns textos. Resultados: Em termos de acurácia de notas musicais, houve efeito significativo na interação tanto do grupo de prática física, quanto do grupo que combinou prática física com prática mental com a melhora do desempenho quando observado o total de compassos tocados corretamente, sendo que apenas o grupo que não realizou prática alguma não melhorou o desempenho. A análise do número de acerto ou erro em cada compasso mostrou uma grande variabilidade no nível de dificuldade entre ele. Em relação a regularidade temporal, todos os grupos melhoraram. Não houve diferença significativa nos níveis de ansiedade, nem entre os grupos, nem entre o baseline e o pré-teste. Discussão: Diminuir a quantidade de prática física não prejudicou o desempenho dos clarinetistas ao executar uma partitura heterogênea, com grau de dificuldade variável entre os compassos. Conclusão: Assim, isto sugere que a prática mental pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a carga de prática física, sem prejuízo ao desempenho.Introduction: Mental practice is the cognitive rehearsal of a task without the participation of apparent physical movements. Combined with physical practice, it can be an effective strategy to improve performance on a given task. In this study, the mental practice was used by clarinetists to learn an unprecedented, heterogeneous and atonal music. Objective: To investigate the effects of training that combines mental practice with physical practice on clarinetist performance and its interaction with performance anxiety levels. Methods: Participants were allocated in 3 different groups as to the practice of the score or not. Everyone played the song for the first time (reading at first sight) and a last one (test), between these two executions there was a training stage where a group performed only physical practices; another inserted physical practice with mental practice and the third group did not perform any practice, only did the reading of some texts. Results: In terms of accuracy of musical notes, there was a significant effect on the interaction of both the physical practice group and the group that combined physical practice with mental practice with the improvement of performance when observed the total of measures played correctly, being only the group that did not practice at all, did not improve performance. The analysis of the hit number or error number in each measure showed a great variability in the level of difficulty between them. Regarding temporal regularity, all groups improved. There was no significant difference in anxiety levels, either between the groups, nor between baseline and pre-test. Discussion: Decreasing the amount of physical practice did not affect the performance of the clarinetists when performing a heterogeneous score, with varying degree of difficulty between the measures. Conclusion: Thus, this suggests that mental practice may be an effective strategy to reduce the amount of physical practice, without compromising performance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP)Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)58 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Prática mentalEnsaio mentalImaginação motoraImaginação AuditivaAnsiedadeAnsiedade de desempenhoMúsicaDesempenho musicalMental practiceMental rehearsalMotor imageryAuditory imageryAnxietyPerformance anxietyMusicMusical performanceEfeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaPsicobiologiaCiências Da SaúdeCogniçãoORIGINALRicardo Ramos de Carvalho - A.pdfRicardo Ramos de Carvalho - A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2437359${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52892/2/Ricardo%20Ramos%20de%20Carvalho%20-%20A.pdfa1df56d2a7b5166e20cdf9d6435ef6e6MD52open access11600/528922023-07-05 09:04:40.584open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52892Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-05T12:04:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR..fl_str_mv Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
title Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
spellingShingle Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
Carvalho, Ricardo Ramos De [UNIFESP]
Prática mental
Ensaio mental
Imaginação motora
Imaginação Auditiva
Ansiedade
Ansiedade de desempenho
Música
Desempenho musical
Mental practice
Mental rehearsal
Motor imagery
Auditory imagery
Anxiety
Performance anxiety
Music
Musical performance
title_short Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
title_full Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
title_fullStr Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
title_full_unstemmed Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
title_sort Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal
author Carvalho, Ricardo Ramos De [UNIFESP]
author_facet Carvalho, Ricardo Ramos De [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5105988869433643
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960400313077156
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ricardo Ramos De [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Gabriela Menezes de [UNIFESP]
contributor_str_mv Oliveira, Maria Gabriela Menezes de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prática mental
Ensaio mental
Imaginação motora
Imaginação Auditiva
Ansiedade
Ansiedade de desempenho
Música
Desempenho musical
topic Prática mental
Ensaio mental
Imaginação motora
Imaginação Auditiva
Ansiedade
Ansiedade de desempenho
Música
Desempenho musical
Mental practice
Mental rehearsal
Motor imagery
Auditory imagery
Anxiety
Performance anxiety
Music
Musical performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Mental practice
Mental rehearsal
Motor imagery
Auditory imagery
Anxiety
Performance anxiety
Music
Musical performance
description Introdução: A prática mental é o ensaio cognitivo de uma tarefa sem que haja a participação de movimentos físicos aparentes. Combinada à prática física, ela pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o desempenho em uma determinada tarefa. Neste estudo, a prática mental foi utilizada por clarinetistas para o aprendizado de uma música inédita, heterogênea e atonal. Objetivo: Investigar os efeitos produzidos pelo treinamento que combina prática mental com prática física na performance dos clarinetistas e a sua interação com os níveis de ansiedade de desempenho. Metodologia:Os participantes foram alocados em 3 grupos distintos quanto à forma de prática ou não da partitura. Todos tocaram a música uma primeira vez (leitura à primeira vista) e uma última (teste), entre estas duas execuções houve uma etapa de treinamento onde um grupo realizou apenas práticas físicas; outro intercalou prática física com prática mental e o terceiro grupo não realizou prática alguma, apenas fez a leitura de alguns textos. Resultados: Em termos de acurácia de notas musicais, houve efeito significativo na interação tanto do grupo de prática física, quanto do grupo que combinou prática física com prática mental com a melhora do desempenho quando observado o total de compassos tocados corretamente, sendo que apenas o grupo que não realizou prática alguma não melhorou o desempenho. A análise do número de acerto ou erro em cada compasso mostrou uma grande variabilidade no nível de dificuldade entre ele. Em relação a regularidade temporal, todos os grupos melhoraram. Não houve diferença significativa nos níveis de ansiedade, nem entre os grupos, nem entre o baseline e o pré-teste. Discussão: Diminuir a quantidade de prática física não prejudicou o desempenho dos clarinetistas ao executar uma partitura heterogênea, com grau de dificuldade variável entre os compassos. Conclusão: Assim, isto sugere que a prática mental pode ser uma estratégia eficaz para reduzir a carga de prática física, sem prejuízo ao desempenho.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6368211
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Ricardo Ramos de. Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52892
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018 CARVALHO, RICARDO RAMOS DE.Mestrado.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6368211
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52892
identifier_str_mv CARVALHO, Ricardo Ramos de. Efeitos da prática mental sobre o desempenho de músicos clarinetistas em uma partitura heterogênea e atonal. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2018.
2018 CARVALHO, RICARDO RAMOS DE.Mestrado.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
dc.coverage.spatial.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52892/2/Ricardo%20Ramos%20de%20Carvalho%20-%20A.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1df56d2a7b5166e20cdf9d6435ef6e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764267168989184