Van Gogh e a natureza no Museu de Arte de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66917 |
Resumo: | A natureza foi um dos grandes temas da pintura francesa a partir de fins do século XIX. A investigação sobre a ótica e a intenção de tornar a representação um lugar de expressão da visão particular do artista, alinhavam-se a uma postura artística que se opunha à mimese tal como defendida pelo ensino acadêmico. Além disso, no contexto da terceira revolução industrial, artistas e literatos voltavam sua atenção para aquilo que estava acabando: os bosques e pradarias que estavam sendo engolidos pelo aumento das cidades e avanço das fábricas e ferrovias. O presente trabalho tem o intuito de estudar a representação da natureza nos quadros: Banco de pedra no asilo de Saint-Remy (1889) de Vincent van Gogh e O Grande Pinheiro (1890-1896) de Paul Cézanne – ambas as obras que fazem parte do MASP. Pretende-se discutir, sobretudo, a importância das árvores em cada representação. Van Gogh dedicou-se a representar oliveiras e ciprestes em várias obras, buscando expressar um “sentimento da natureza”, como afirmou em carta para o irmão, em suas representações. Já Cézanne fez mais de uma reprodução do pinheiro, que segundo alguns autores fez parte de sua infância. A temática principal dos quadros estudados aqui é a natureza e a árvore como um sujeito central da pintura. Pretendo, além disso, traçar análises comparativas entre estas obras. |
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Van Gogh e a natureza no Museu de Arte de São PauloVan Gogh and nature at the São Paulo Museum of ArtVan GoghCézanneNaturezaMASPImpressionismoA natureza foi um dos grandes temas da pintura francesa a partir de fins do século XIX. A investigação sobre a ótica e a intenção de tornar a representação um lugar de expressão da visão particular do artista, alinhavam-se a uma postura artística que se opunha à mimese tal como defendida pelo ensino acadêmico. Além disso, no contexto da terceira revolução industrial, artistas e literatos voltavam sua atenção para aquilo que estava acabando: os bosques e pradarias que estavam sendo engolidos pelo aumento das cidades e avanço das fábricas e ferrovias. O presente trabalho tem o intuito de estudar a representação da natureza nos quadros: Banco de pedra no asilo de Saint-Remy (1889) de Vincent van Gogh e O Grande Pinheiro (1890-1896) de Paul Cézanne – ambas as obras que fazem parte do MASP. Pretende-se discutir, sobretudo, a importância das árvores em cada representação. Van Gogh dedicou-se a representar oliveiras e ciprestes em várias obras, buscando expressar um “sentimento da natureza”, como afirmou em carta para o irmão, em suas representações. Já Cézanne fez mais de uma reprodução do pinheiro, que segundo alguns autores fez parte de sua infância. A temática principal dos quadros estudados aqui é a natureza e a árvore como um sujeito central da pintura. Pretendo, além disso, traçar análises comparativas entre estas obras.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSqueff, Letícia Coelho [UNIFESP]https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/17400/leticia-coelho-squeffVarella, Caroline [UNIFESP]2023-02-06T17:55:20Z2023-02-06T17:55:20Z2023-01-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion35 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66917porGuarulhos, SP.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T11:45:23Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66917Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T11:45:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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A natureza foi um dos grandes temas da pintura francesa a partir de fins do século XIX. A investigação sobre a ótica e a intenção de tornar a representação um lugar de expressão da visão particular do artista, alinhavam-se a uma postura artística que se opunha à mimese tal como defendida pelo ensino acadêmico. Além disso, no contexto da terceira revolução industrial, artistas e literatos voltavam sua atenção para aquilo que estava acabando: os bosques e pradarias que estavam sendo engolidos pelo aumento das cidades e avanço das fábricas e ferrovias. O presente trabalho tem o intuito de estudar a representação da natureza nos quadros: Banco de pedra no asilo de Saint-Remy (1889) de Vincent van Gogh e O Grande Pinheiro (1890-1896) de Paul Cézanne – ambas as obras que fazem parte do MASP. Pretende-se discutir, sobretudo, a importância das árvores em cada representação. Van Gogh dedicou-se a representar oliveiras e ciprestes em várias obras, buscando expressar um “sentimento da natureza”, como afirmou em carta para o irmão, em suas representações. Já Cézanne fez mais de uma reprodução do pinheiro, que segundo alguns autores fez parte de sua infância. A temática principal dos quadros estudados aqui é a natureza e a árvore como um sujeito central da pintura. Pretendo, além disso, traçar análises comparativas entre estas obras. |
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