A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257
Resumo: A dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético.
id UFSP_c5b6d61f758024a5a867c7039974828d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/46257
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]2018-07-27T15:49:54Z2018-07-27T15:49:54Z2015-08-25https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdfA dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético.The dissertation "The arithmetic table in different educational stages: from active teaching to active school," analyses the transformation of arithmetic tables, as didactic and pedagogical instrument, during the post-republic educational renovations. The work is written from an historical point of view, and the cultural history is the methodological approach. Within the historical perspective, the research of the sources considers the educational periodicals inserted into the digital repository of Santa Catarina, in the History of Mathematics Education area, one of the research projects of History of Mathematics Education Group in Brazil. From the empiricism of the secular school to the systematization of teaching in which the psychology emerges to give subsidies to education, the narrative of the arithmetic table trajectory permits, first of all, that educators think the arithmetic table sometimes as an isolated understanding and its peculiarities, and sometimes as a component of a school culture transformation within each temporality, agent / instrument, a variety of methods and procedures operating in all the basic knowledge of learning, in particular in arithmetic.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)84 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)tabuadamatemáticaensino ativoescola ativaarithmetic tablesmathematicsactive educationactive schoolA tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na Infância e AdolescênciaMultidisciplinarEnsinoORIGINALDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdfDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdfapplication/pdf1777183${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf5a809330e74d9ff282aad39bc56bce84MD51open accessTEXTDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.txtDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain139556${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.txte348a02ae646d2b3806f8c20bce2f707MD55open accessTHUMBNAILDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.jpgDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3511${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.jpgc2a287530856f17b61787e1f9867f19bMD57open access11600/462572023-05-15 10:52:23.013open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:52:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
title A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
spellingShingle A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]
tabuada
matemática
ensino ativo
escola ativa
arithmetic tables
mathematics
active education
active school
title_short A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
title_full A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
title_fullStr A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
title_full_unstemmed A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
title_sort A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
author Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
contributor_str_mv Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv tabuada
matemática
ensino ativo
escola ativa
topic tabuada
matemática
ensino ativo
escola ativa
arithmetic tables
mathematics
active education
active school
dc.subject.eng.fl_str_mv arithmetic tables
mathematics
active education
active school
description A dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-27T15:49:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-27T15:49:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257
identifier_str_mv RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.
Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a809330e74d9ff282aad39bc56bce84
e348a02ae646d2b3806f8c20bce2f707
c2a287530856f17b61787e1f9867f19b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764233166815232