A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257 |
Resumo: | A dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético. |
id |
UFSP_c5b6d61f758024a5a867c7039974828d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/46257 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]2018-07-27T15:49:54Z2018-07-27T15:49:54Z2015-08-25https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdfA dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético.The dissertation "The arithmetic table in different educational stages: from active teaching to active school," analyses the transformation of arithmetic tables, as didactic and pedagogical instrument, during the post-republic educational renovations. The work is written from an historical point of view, and the cultural history is the methodological approach. Within the historical perspective, the research of the sources considers the educational periodicals inserted into the digital repository of Santa Catarina, in the History of Mathematics Education area, one of the research projects of History of Mathematics Education Group in Brazil. From the empiricism of the secular school to the systematization of teaching in which the psychology emerges to give subsidies to education, the narrative of the arithmetic table trajectory permits, first of all, that educators think the arithmetic table sometimes as an isolated understanding and its peculiarities, and sometimes as a component of a school culture transformation within each temporality, agent / instrument, a variety of methods and procedures operating in all the basic knowledge of learning, in particular in arithmetic.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)84 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)tabuadamatemáticaensino ativoescola ativaarithmetic tablesmathematicsactive educationactive schoolA tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na Infância e AdolescênciaMultidisciplinarEnsinoORIGINALDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdfDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdfapplication/pdf1777183${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf5a809330e74d9ff282aad39bc56bce84MD51open accessTEXTDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.txtDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain139556${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.txte348a02ae646d2b3806f8c20bce2f707MD55open accessTHUMBNAILDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.jpgDissertação de Mestrado - Dirce Lurdes Pires Rodrigues.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3511${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.jpgc2a287530856f17b61787e1f9867f19bMD57open access11600/462572023-05-15 10:52:23.013open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:52:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
title |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
spellingShingle |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP] tabuada matemática ensino ativo escola ativa arithmetic tables mathematics active education active school |
title_short |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
title_full |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
title_fullStr |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
title_full_unstemmed |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
title_sort |
A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa |
author |
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP] |
author_facet |
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tabuada matemática ensino ativo escola ativa |
topic |
tabuada matemática ensino ativo escola ativa arithmetic tables mathematics active education active school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
arithmetic tables mathematics active education active school |
description |
A dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-27T15:49:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-27T15:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2736365 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46257 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015. Dissertação de ... urdes Pires Rodrigues.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46257/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Dirce%20Lurdes%20Pires%20Rodrigues.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a809330e74d9ff282aad39bc56bce84 e348a02ae646d2b3806f8c20bce2f707 c2a287530856f17b61787e1f9867f19b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764233166815232 |