Habilidades cognitivas promotoras de inserção social em crianças com autismo infantil e síndrome de Asperger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marteleto, Márcia Regina Fumagalli [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9681
Resumo: A inteligência é a capacidade que o ser humano tem de se adaptar ao meio.As habilidades cognitivas são utilizadas para uma inserção social mais efetiva.O objetivo da presente tese é identificar as habilidades cognitivas promotoras de uma melhor inserção social da criança com Autismo Infantil e Síndrome de Asperger em dois momentos de avaliação,com intervalo de doze meses.Vinte e uma crianças,com idade entre 3 e 12anos e diagnóstico de Autismo Infantil e Síndrome de Asperger,foram avaliadas e suas respectivas mães foram entrevistadas.As crianças estavam inseridas em contexto educacional e/ou sendo atendidas em instituição especializada em Autismo.Doze meses após a primeira avaliação,as mesmas crianças, participaram da segunda avaliação.Em entrevista individual as mães forneceram os dados sobre habilidades adaptativas respondendo a Vineland-VABS(Sparrow,Balla,Cichetti,1984)e sobre características comportamentais respondendo o ABC/ICA(Krug, Arick, Almond, 1993).Cada criança foi avaliada individualmente,por psicóloga experiente na aplicação de testes psicológicos e treinada no teste de nível intelectual Stanford-Binet Intelligence Scale 4ed(Thorndike, Hagen, Sattler,1986).Este instrumento avalia o desempenho intelectual de crianças e fornece uma estimativa do nível cognitivo geral e das habilidades cognitivas nas quatro áreas avaliadas:Raciocínio Verbal, Raciocínio Visual-Abstrato,Raciocínio Quantitativo e Memória de Curto Prazo.Os resultados mostraram que crianças com Autismo Infantil e Síndrome de Asperger apresentaram desempenho inferior no teste de avaliação cognitiva Stanford-Binet(Thorndike et al,1986)quando comparado ao desempenho de crianças e adolescentes inseridos em escola regular(Marteleto,Chiari,Perissinoto,2009).Nas duas avaliações habilidades cognitivas específicas se apresentaram altamente correlacionadas com domínios adaptativos específicos das crianças com AI e SA. Na primeira avaliação as Áreas e Total do Stanford-Binet se correlacionaram com os Domínios de Comunicação, Habilidades de Vida Diária, Socialização e Total da Vineland p<0,05).Doze meses depois houve correlação entre as Áreas e Total do Stanford-Binet com os Domínios Comunicação,Habilidades de Vida Diária,Socialização,Habilidades Motoras e Total da Vineland(p< 0,05).No decorrer de um ano, as habilidades cognitivas envolvidas no Raciocínio Quantitativo e Memória de Curto Prazo promoveram uma melhor inserção social das crianças com AI e SA.
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Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9681Publico-067a.pdfPublico-067b.pdfPublico-067c.pdfA inteligência é a capacidade que o ser humano tem de se adaptar ao meio.As habilidades cognitivas são utilizadas para uma inserção social mais efetiva.O objetivo da presente tese é identificar as habilidades cognitivas promotoras de uma melhor inserção social da criança com Autismo Infantil e Síndrome de Asperger em dois momentos de avaliação,com intervalo de doze meses.Vinte e uma crianças,com idade entre 3 e 12anos e diagnóstico de Autismo Infantil e Síndrome de Asperger,foram avaliadas e suas respectivas mães foram entrevistadas.As crianças estavam inseridas em contexto educacional e/ou sendo atendidas em instituição especializada em Autismo.Doze meses após a primeira avaliação,as mesmas crianças, participaram da segunda avaliação.Em entrevista individual as mães forneceram os dados sobre habilidades adaptativas respondendo a Vineland-VABS(Sparrow,Balla,Cichetti,1984)e sobre características comportamentais respondendo o ABC/ICA(Krug, Arick, Almond, 1993).Cada criança foi avaliada individualmente,por psicóloga experiente na aplicação de testes psicológicos e treinada no teste de nível intelectual Stanford-Binet Intelligence Scale 4ed(Thorndike, Hagen, Sattler,1986).Este instrumento avalia o desempenho intelectual de crianças e fornece uma estimativa do nível cognitivo geral e das habilidades cognitivas nas quatro áreas avaliadas:Raciocínio Verbal, Raciocínio Visual-Abstrato,Raciocínio Quantitativo e Memória de Curto Prazo.Os resultados mostraram que crianças com Autismo Infantil e Síndrome de Asperger apresentaram desempenho inferior no teste de avaliação cognitiva Stanford-Binet(Thorndike et al,1986)quando comparado ao desempenho de crianças e adolescentes inseridos em escola regular(Marteleto,Chiari,Perissinoto,2009).Nas duas avaliações habilidades cognitivas específicas se apresentaram altamente correlacionadas com domínios adaptativos específicos das crianças com AI e SA. Na primeira avaliação as Áreas e Total do Stanford-Binet se correlacionaram com os Domínios de Comunicação, Habilidades de Vida Diária, Socialização e Total da Vineland p<0,05).Doze meses depois houve correlação entre as Áreas e Total do Stanford-Binet com os Domínios Comunicação,Habilidades de Vida Diária,Socialização,Habilidades Motoras e Total da Vineland(p< 0,05).No decorrer de um ano, as habilidades cognitivas envolvidas no Raciocínio Quantitativo e Memória de Curto Prazo promoveram uma melhor inserção social das crianças com AI e SA.The objective of this dissertation is to identify the cognitive abilities that promote a better child social insertion with Autism and Asperger in a 12 month period. A total of 21 children between 3 and 12 years old, diagnosed as Autism and Asperger, were assessed and their mothers were interviewed. Children were included in regular schools or attending special Autistic schools. A period of 12 months after the first assessment, the same children took part in the second stage of this research. In individual interviews the mothers provided the data about adaptive abilities and behavior characteristics giving answers to the Vineland Adaptive Behavior Scales – VABS (Sparrow, Balla, Cichetti, 1984) and the Autism Behavior Checklist – ABC/ICA (Krug, Arick, Almond, 1993). Each child was individually assessed, by an experienced psychologist, trained in the Stanford-Binet Intelligence Scale 4th Edition (Thorndike, Hagen, Sattler, 1986). This instrument estimates the general cognitive level and the pattern of the cognitive abilities in the four assessed areas: - verbal reasoning, visual abstract reasoning, quantitative reasoning, and short-term memory. The results showed that Autism and Asperger children were presented a worse performance than that of children in regular schools. The two assessments demonstrated that specific cognitive abilities and specific adaptive domains presented high correlations. In the first assessment, the Stanford Binet areas and total were correlated with the Communication domains, Daily life abilities, Socialization and Total score of the Vineland Scale (p < 0,05). One year later, there was a correlation between the Stanford Binet areas and total and the Communication domains, Daily life abilities, Socialization, Motor abilities and total score of the Vineland Scale (p < 0,05). In a year’s time the logic mathematics and memory cognitive abilities promoted a better social insertion in children with Autism and Asperger.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertações214 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Habilidades cognitivasHabilidades adaptativasAutismo infantilSíndrome de AspergerTranstorno autísticoHabilidades cognitivas promotoras de inserção social em crianças com autismo infantil e síndrome de AspergerCognitive skills promoting social adaptation in Autism and Asperger.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) – São PauloORIGINALPublico-067a.pdfPublico-067a.pdfapplication/pdf835206${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/1/Publico-067a.pdf473de80ec43a9c4601665ac75557b47eMD51open accessPublico-067b.pdfPublico-067b.pdfapplication/pdf2089774${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/2/Publico-067b.pdfef0f08ec8564f6da9b7777b8d4214265MD52open accessPublico-067c.pdfPublico-067c.pdfapplication/pdf816856${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/3/Publico-067c.pdfae95487e66076dac81728824ee272f42MD53open accessTEXTPublico-067a.pdf.txtPublico-067a.pdf.txtExtracted texttext/plain194070${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/7/Publico-067a.pdf.txt6129ff686a1d882e606ccd545e907daaMD57open accessPublico-067b.pdf.txtPublico-067b.pdf.txtExtracted texttext/plain120408${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/10/Publico-067b.pdf.txt48584f1b94ddac9441d8bdaf696121b5MD510open accessPublico-067c.pdf.txtPublico-067c.pdf.txtExtracted texttext/plain60314${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/13/Publico-067c.pdf.txtd4d3a08ebe2ae7d72a04c4bd7c12c699MD513open accessTHUMBNAILPublico-067a.pdf.jpgPublico-067a.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3891${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/9/Publico-067a.pdf.jpgd4eade9f5f130dcda3bf4ea5eed72488MD59open accessPublico-067b.pdf.jpgPublico-067b.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5351${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/12/Publico-067b.pdf.jpg0911da1683f70d3bde3eb39229a880a0MD512open accessPublico-067c.pdf.jpgPublico-067c.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5291${dspace.ui.url}/bitstream/11600/9681/15/Publico-067c.pdf.jpgcaa52b1bfc3a439ba1ec39cd1dba31b0MD515open access11600/96812022-07-29 19:25:39.32open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/9681Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-29T22:25:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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