Políticas públicas e formação de professores: o neoliberalismo em cena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71853 |
Resumo: | A escola é uma das instituições que permite a perpetuação do ideal civilizatório da sociedade complexa em que vivemos. Mais do que um espaço de repetição de valores para a posterioridade, na dinâmica escolar o conhecimento é transmitido, ao mesmo tempo em que é absorvido pelos alunos, modificado e ressignificado em suas individualidades, em um processo orgânico de continuação e diferenciação. Sob o neoliberalismo uma certa forma de racionalidade instrumentalizada e superficial passa a predominar o que leva a indagações sobre como tal racionalidade se apresenta no campo da educação. Essa pesquisa consistiu em investigar como as práticas neoliberais afetam a formação de professores tendo como método a análise documental. Para isso, foi feita uma análise de como o neoliberalismo afeta os objetivos e práticas da educação, sobretudo no que diz respeito à formação de professores. Utilizando como referencial a Teoria Crítica, sobretudo os escritos de Adorno sobre educação e o conceito de Bildung, que nos ajudou a pensar sobre a ideia de indivíduo e a impossibilidade de sua formação no capitalismo tardio, a análise indica que as noções de técnica e de prática tomam centralidade nos documentos, apontando para um modelo de professor pragmático, mero cumpridor de tarefas. O estudo conclui que os documentos que balizam a formação de professores no Brasil buscam cumprir a promessa neoliberal, o que corrobora para que o professor não se reconheça como parte de uma sociedade nem tampouco como pertencente a uma classe de trabalhadores. A ênfase na formação de sua identidade passa a ser a de funcionário de uma empresa, cuja função perante seus alunos é a de formador de capital humano. |
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