A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Nathalia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000s21x
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65338
Resumo: O governo de Getúlio Vargas inaugurou a busca pela criação do cidadão brasileiro através do sistema educacional. Formar mão de obra para as indústrias que estavam por vir e estabelecer a ideia de um Brasil “forte”, tornaram-se objetivos do seu governo. Neste cenário, a educação como produto de seu contexto histórico gerou mudanças nos manuais para ensino dentro do que é conhecido como Escola Nova, inspirada por estudiosos e educadores como Montessori, Decroly e Dewey deram luz a perspectiva científica da educação, associando o desenvolvimento tanto biológico quanto psicológico da criança. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas dessas mudanças ocorridas nos manuais para ensino na área da aritmética que almejavam instruir a prática docente, em específico, considerar o livro de Anna Nogueira Ferraz.
id UFSP_ccf83073c73899cb4ccce60283c7ee46
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65338
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira FerrazThe New School and the new textbooks for teaching arithmetics on elementary school: Anna Nogueira Ferraz' examplemanuais para ensinoEscola NovapedagogiaeducaçãoaritméticaO governo de Getúlio Vargas inaugurou a busca pela criação do cidadão brasileiro através do sistema educacional. Formar mão de obra para as indústrias que estavam por vir e estabelecer a ideia de um Brasil “forte”, tornaram-se objetivos do seu governo. Neste cenário, a educação como produto de seu contexto histórico gerou mudanças nos manuais para ensino dentro do que é conhecido como Escola Nova, inspirada por estudiosos e educadores como Montessori, Decroly e Dewey deram luz a perspectiva científica da educação, associando o desenvolvimento tanto biológico quanto psicológico da criança. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas dessas mudanças ocorridas nos manuais para ensino na área da aritmética que almejavam instruir a prática docente, em específico, considerar o livro de Anna Nogueira Ferraz.Getúlio Vargas’ government inaugurated the search for the creation of the Brazilian citizen through the educational system. Training manpower for the industries that were to come and establishing the idea of a “strong” Brazil became his government's goals. In this scenario, education as a product of its historical context generated changes in manuals for teaching within what is known as Escola Nova, inspired by scholars and educators such as Montessori, Decroly and Dewey, who gave light to the scientific perspective of education, associating both biological development as well as the child's psychology. This work aims to analyze some of these changes that occurred in the teaching manuals in the area of arithmetic that aimed to instruct the teaching practice, in particular, considering the book by Anna Nogueira Ferraz.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloValente, Wagnerhttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965Menezes, Nathalia [UNIFESP]2022-08-22T20:59:49Z2022-08-22T20:59:49Z2022-08-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion34 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65338ark:/48912/001300000s21xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T19:55:23Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65338Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:34:23.625680Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
The New School and the new textbooks for teaching arithmetics on elementary school: Anna Nogueira Ferraz' example
title A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
spellingShingle A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
Menezes, Nathalia [UNIFESP]
manuais para ensino
Escola Nova
pedagogia
educação
aritmética
title_short A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
title_full A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
title_fullStr A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
title_full_unstemmed A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
title_sort A Escola Nova e os novos manuais para ensino da aritmética nos primeiros anos escolares: o exemplo de Anna Nogueira Ferraz
author Menezes, Nathalia [UNIFESP]
author_facet Menezes, Nathalia [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner
http://lattes.cnpq.br/0648590779429965
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Nathalia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv manuais para ensino
Escola Nova
pedagogia
educação
aritmética
topic manuais para ensino
Escola Nova
pedagogia
educação
aritmética
description O governo de Getúlio Vargas inaugurou a busca pela criação do cidadão brasileiro através do sistema educacional. Formar mão de obra para as indústrias que estavam por vir e estabelecer a ideia de um Brasil “forte”, tornaram-se objetivos do seu governo. Neste cenário, a educação como produto de seu contexto histórico gerou mudanças nos manuais para ensino dentro do que é conhecido como Escola Nova, inspirada por estudiosos e educadores como Montessori, Decroly e Dewey deram luz a perspectiva científica da educação, associando o desenvolvimento tanto biológico quanto psicológico da criança. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas dessas mudanças ocorridas nos manuais para ensino na área da aritmética que almejavam instruir a prática docente, em específico, considerar o livro de Anna Nogueira Ferraz.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T20:59:49Z
2022-08-22T20:59:49Z
2022-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65338
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000s21x
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65338
identifier_str_mv ark:/48912/001300000s21x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 34 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602509727432704