Por uma história comparativa da educação matemática
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7079 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000100010 |
Resumo: | Este texto analisa dois movimentos de internacionalização de propostas para o ensino de matemática. O primeiro deles, no início do século XX, com a criação da Comissão Internacional do Ensino de Matemática, em 1908; o segundo, ocorrido em meados desse mesmo século, que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. A análise tem por objetivo mostrar que o tema da internacionalização remete à necessidade de uma abordagem histórico-comparativa como forma de produção de conhecimento da educação matemática. |
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Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática2015-06-14T13:43:43Z2015-06-14T13:43:43Z2012-04-01Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 42, n. 145, p. 162-179, 2012.0100-1574http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7079http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000100010S0100-15742012000100010.pdfS0100-1574201200010001010.1590/S0100-15742012000100010Este texto analisa dois movimentos de internacionalização de propostas para o ensino de matemática. O primeiro deles, no início do século XX, com a criação da Comissão Internacional do Ensino de Matemática, em 1908; o segundo, ocorrido em meados desse mesmo século, que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. A análise tem por objetivo mostrar que o tema da internacionalização remete à necessidade de uma abordagem histórico-comparativa como forma de produção de conhecimento da educação matemática.This text analyzes two movements toward the internationalization of proposals for the teaching of mathematics. The first of them, in the early nineteenth century, was the setting-up, in 1908, of the International Committee on Mathematical Instruction; the second, in the mid-twentieth century, became known as the Modern Mathematics Movement. The analysis aims to show that the issue of internationalization points to the need for a historic-comparative approach as a way of producing mathematical education.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa de História da Educação MatemáticaUNIFESP, Depto. de EducaçãoSciELO162-179porFundação Carlos ChagasCadernos de PesquisaEducação matemáticaeducação comparadamatemática modernaMathematics educationcomparative educationnew mathsPor uma história comparativa da educação matemáticaToward a comparative history of mathematical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-15742012000100010.pdfapplication/pdf210039${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7079/1/S0100-15742012000100010.pdf290f448094525c63de9a0790970f5a89MD51open accessTEXTS0100-15742012000100010.pdf.txtS0100-15742012000100010.pdf.txtExtracted texttext/plain48224${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7079/6/S0100-15742012000100010.pdf.txt0a42561dd91a6ebb9fccc4d169621409MD56open accessTHUMBNAILS0100-15742012000100010.pdf.jpgS0100-15742012000100010.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4718${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7079/8/S0100-15742012000100010.pdf.jpgc52c2972bef10d583dc242761992e12eMD58open access11600/70792023-06-05 19:06:38.458open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7079Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:06:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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