O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465
Resumo: Esta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias.
id UFSP_ce63f24ca292ee9efdf6a5e554cf64dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/46465
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Finco, Daniela [UNIFESP]2018-07-27T15:50:16Z2018-07-27T15:50:16Z2016-05-12https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4646516 - Daniele Duarte Pimenta.pdfEsta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias.This master?s research was done with 4 and 5-year-olds in a children early education institution in municipal schools of the city of Sao Paulo. The purpose is to examine the drawings made by girls and boys and listen to what they tell us about gender representation. This work presents the challenges of what it means to be both a teacher of and a researcher of little children. It also investigates children?s drawings as possibilities of communication, interaction, and expression, seeking to identify issues that the drawings have revealed to us about gender marks brought in by children, marks that are connected to the construction of female and male identities. The research looks for the presence of gender as it is expressed in the cultural symbols that are found in the drawings, traces, colors, topics, and themes represented by children in their creations. It has as theoretical framework the studies about children?s drawings, contributions in the field of childhood sociology, and childhood gender studies. Methodological procedures for this research seek the children?s perspective connecting drawings to orality, and taking into consideration the experiences narrated and interpreted by boys and girls in their drawings. The results show that boys and girls are able to ?speak? about the gender relations as well as other topics that are present in their day-to-day. They also show that their drawings have marks of the permanence of gender stereotypes as well as the ruptures with gender inequalities. The drawings of boys and girls and their talks show us the meanings children build regarding what it means to be a man and a woman, which are the places and situations reserved for them and which of them are being created in the gender relations that they experience daily. The children?s drawings are brought in as social representations, fruit of their social and cultural experiences; they allow us to understand a little more about their culture and childhood.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)158 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação infantilPequena infânciaDesenho infantilCulturas infantisRelações de gêneroChildren early educationChildren earlyChildren drawingsChild cultureGender relationsO desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoCiências humanasEducaçãoORIGINAL16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf16 - Daniele Duarte Pimenta.pdfapplication/pdf5305883${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/1/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf705e8d0ddeda098925476af5466d7e53MD51open accessTEXT16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.txt16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.txtExtracted texttext/plain313312${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/5/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.txt0633f6d3ec4c0d2cf7deb032e82b0ca3MD55open accessTHUMBNAIL16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.jpg16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3642${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/7/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.jpg0ee725ee71480fafc31e8852c00412fbMD57open access11600/464652023-05-15 10:38:00.718open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
title O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
spellingShingle O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]
Educação infantil
Pequena infância
Desenho infantil
Culturas infantis
Relações de gênero
Children early education
Children early
Children drawings
Child culture
Gender relations
title_short O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
title_full O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
title_fullStr O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
title_full_unstemmed O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
title_sort O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
author Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]
author_facet Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
contributor_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pequena infância
Desenho infantil
Culturas infantis
Relações de gênero
topic Educação infantil
Pequena infância
Desenho infantil
Culturas infantis
Relações de gênero
Children early education
Children early
Children drawings
Child culture
Gender relations
dc.subject.eng.fl_str_mv Children early education
Children early
Children drawings
Child culture
Gender relations
description Esta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-27T15:50:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-27T15:50:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465
identifier_str_mv SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/1/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/5/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/7/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 705e8d0ddeda098925476af5466d7e53
0633f6d3ec4c0d2cf7deb032e82b0ca3
0ee725ee71480fafc31e8852c00412fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764222340268032