O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465 |
Resumo: | Esta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias. |
id |
UFSP_ce63f24ca292ee9efdf6a5e554cf64dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/46465 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Silva, Daniele Duarte [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Finco, Daniela [UNIFESP]2018-07-27T15:50:16Z2018-07-27T15:50:16Z2016-05-12https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4646516 - Daniele Duarte Pimenta.pdfEsta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias.This master?s research was done with 4 and 5-year-olds in a children early education institution in municipal schools of the city of Sao Paulo. The purpose is to examine the drawings made by girls and boys and listen to what they tell us about gender representation. This work presents the challenges of what it means to be both a teacher of and a researcher of little children. It also investigates children?s drawings as possibilities of communication, interaction, and expression, seeking to identify issues that the drawings have revealed to us about gender marks brought in by children, marks that are connected to the construction of female and male identities. The research looks for the presence of gender as it is expressed in the cultural symbols that are found in the drawings, traces, colors, topics, and themes represented by children in their creations. It has as theoretical framework the studies about children?s drawings, contributions in the field of childhood sociology, and childhood gender studies. Methodological procedures for this research seek the children?s perspective connecting drawings to orality, and taking into consideration the experiences narrated and interpreted by boys and girls in their drawings. The results show that boys and girls are able to ?speak? about the gender relations as well as other topics that are present in their day-to-day. They also show that their drawings have marks of the permanence of gender stereotypes as well as the ruptures with gender inequalities. The drawings of boys and girls and their talks show us the meanings children build regarding what it means to be a man and a woman, which are the places and situations reserved for them and which of them are being created in the gender relations that they experience daily. The children?s drawings are brought in as social representations, fruit of their social and cultural experiences; they allow us to understand a little more about their culture and childhood.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)158 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação infantilPequena infânciaDesenho infantilCulturas infantisRelações de gêneroChildren early educationChildren earlyChildren drawingsChild cultureGender relationsO desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoCiências humanasEducaçãoORIGINAL16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf16 - Daniele Duarte Pimenta.pdfapplication/pdf5305883${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/1/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf705e8d0ddeda098925476af5466d7e53MD51open accessTEXT16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.txt16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.txtExtracted texttext/plain313312${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/5/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.txt0633f6d3ec4c0d2cf7deb032e82b0ca3MD55open accessTHUMBNAIL16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.jpg16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3642${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/7/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.jpg0ee725ee71480fafc31e8852c00412fbMD57open access11600/464652023-05-15 10:38:00.718open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
title |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
spellingShingle |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância Silva, Daniele Duarte [UNIFESP] Educação infantil Pequena infância Desenho infantil Culturas infantis Relações de gênero Children early education Children early Children drawings Child culture Gender relations |
title_short |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
title_full |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
title_fullStr |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
title_full_unstemmed |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
title_sort |
O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância |
author |
Silva, Daniele Duarte [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Daniele Duarte [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniele Duarte [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Finco, Daniela [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Finco, Daniela [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pequena infância Desenho infantil Culturas infantis Relações de gênero |
topic |
Educação infantil Pequena infância Desenho infantil Culturas infantis Relações de gênero Children early education Children early Children drawings Child culture Gender relations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children early education Children early Children drawings Child culture Gender relations |
description |
Esta pesquisa de mestrado, realizada com crianças pequenas, de 04 e 05 anos de idade, em uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, tem o objetivo de olhar para os desenhos de meninas e meninos, ouvir o que nos contam sobre as representações de gênero. Traz os desafios de ser professora-pesquisadora de crianças pequenas e de investigar o desenho infantil como possibilidade de comunicação, interação e expressão, buscando identificar as questões que os desenhos têm-nos revelado sobre as marcas de gênero relacionadas à construção das identidades femininas e masculinas. Investiga a presença do gênero expressa nos símbolos culturais que se encontram nos desenhos, nos traços, nas cores, nos assuntos e nos temas representados pelas crianças pequenas em suas criações. Tem como referencial teórico os estudos sobre o desenho infantil, as contribuições do campo da Sociologia da Infância e os estudos de gênero na infância. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa, ao buscarem a perspectiva das crianças, aliam desenho e oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas em seus desenhos. Os resultados da pesquisa mostram que meninas e meninos são capazes de ?falar? sobre as relações de gênero e tantos outros assuntos que estão presentes no cotidiano do qual participam; mostram, também, que seus desenhos trazem marcas de permanência dos estereótipos de gênero, assim como as rupturas com as desigualdades de gênero. Os desenhos das meninas e dos meninos e as suas falas revelam-nos os significados que as crianças estão construindo a respeito do que é ser homem e ser mulher, quais os lugares e situações que lhes são reservados nas relações de gênero que vivenciam no dia a dia. Os desenhos das crianças são trazidos como representações sociais, frutos das experiências sociais e culturais delas, permitindo-nos compreender um pouco mais sobre suas culturas e infâncias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-27T15:50:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-27T15:50:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4451284 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46465 |
identifier_str_mv |
SILVA, Daniele Duarte. O desenho de meninas e meninos na educação infantil: um estudo sobre relações de gênero na infância. 2016. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016. 16 - Daniele Duarte Pimenta.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
158 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/1/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/5/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46465/7/16%20-%20Daniele%20Duarte%20Pimenta.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
705e8d0ddeda098925476af5466d7e53 0633f6d3ec4c0d2cf7deb032e82b0ca3 0ee725ee71480fafc31e8852c00412fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764222340268032 |