A influência da gestão do capital de giro no desempenho do mercado varejista brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinícius da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000019985
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62154
Resumo: Capital de giro é o montante de recursos necessários para financiar as atividades de uma empresa no curto prazo, pode ser mensurado pela análise de seus elementos patrimoniais, sobretudo pela identificação de seus prazos operacionais. A administração desses recursos tem como foco manter o equilíbrio entre a solvência e a rentabilidade do negócio, utilizando estratégias que convergem a teoria do trade-off, uma hora agressiva outrora conservadora. O objetivo principal do trabalho foi entender como a gestão das empresas do varejo brasileiro gerem o capital de giro e em qual pé este está em relação ao desempenho das empresas. Para isso foi selecionada uma amostra de 16 empresas com capital aberto na bolsa de valores brasileira. Foi analisado o período entre 2010 e 2018 devido a convergência às normas internacionais de contabilidade. Para entender como a gestão atua frente aos recursos foram analisadas as demonstrações contábeis pelo modelo Fleuriet e para entender como o capital de giro se relaciona com a rentabilidade foi feito um estudo correlacional entre as necessidades de investimento em giro mensuradas, os ciclos operacional e financeiro e o desempenho das empresas mensurados por três indicadores de rentabilidade. De modo geral os resultados convergem ao preconizado, com exceção ao ciclo financeiro apresentando correlação positiva com a rentabilidade, devido ao prazo de pagamento ser bastante extenso.
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