Dança e Revolução: a escola cubana de ballet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58951 |
Resumo: | "O trabalho proposto pretende abordar a representação de uma identidade cubana através da arte, mais especificamente, através da criação do método cubano de ballet clássico, a partir de uma mescla de técnicas de ballet clássico já consagradas e a inserção de movimentos e estética que, a partir de pesquisas de seus criadores, poderiam ser identificados como “cubanidades”. Para o estudo da construção de uma identidade que visa a valoração de um povo composto por origens africanas e europeias, parte da problemática de que tal inovação técnica surge para incorporar outros tipos de corpos que não o europeu dentro de determinada estética, seja por sua composição genética, seja por elementos estéticos conceituais e processos históricos singulares aos cubanos. O debate transita em torno da criação da técnica cubana de ballet clássico e sua prática entre as décadas de 1960 e 1980 em apresentações e sala de aula. Serão analisados o guia para o ensino do método, trechos de aulas de Alicia Alonso e um trecho do ballet Giselle, onde a adaptação cubana possui relevância mundial." |
id |
UFSP_d01d848ff09b5ecc74cb91a18f529edd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/58951 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Dança e Revolução: a escola cubana de balletDanza y Revolución: la escuela cubana de balletBallet Nacional de CubaAlicia Alonsoescola cubanaRevolução Cubana"O trabalho proposto pretende abordar a representação de uma identidade cubana através da arte, mais especificamente, através da criação do método cubano de ballet clássico, a partir de uma mescla de técnicas de ballet clássico já consagradas e a inserção de movimentos e estética que, a partir de pesquisas de seus criadores, poderiam ser identificados como “cubanidades”. Para o estudo da construção de uma identidade que visa a valoração de um povo composto por origens africanas e europeias, parte da problemática de que tal inovação técnica surge para incorporar outros tipos de corpos que não o europeu dentro de determinada estética, seja por sua composição genética, seja por elementos estéticos conceituais e processos históricos singulares aos cubanos. O debate transita em torno da criação da técnica cubana de ballet clássico e sua prática entre as décadas de 1960 e 1980 em apresentações e sala de aula. Serão analisados o guia para o ensino do método, trechos de aulas de Alicia Alonso e um trecho do ballet Giselle, onde a adaptação cubana possui relevância mundial."Universidade Federal de São PauloNaranjo, Julio Moracen [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3542892942316705Não possuiSilva, Amanda Leisa Martins da [UNIFESP]2021-01-04T18:45:43Z2021-01-04T18:45:43Z2020-10-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion59 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58951porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T21:19:33Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58951Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T21:19:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet Danza y Revolución: la escuela cubana de ballet |
title |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet |
spellingShingle |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet Silva, Amanda Leisa Martins da [UNIFESP] Ballet Nacional de Cuba Alicia Alonso escola cubana Revolução Cubana |
title_short |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet |
title_full |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet |
title_fullStr |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet |
title_full_unstemmed |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet |
title_sort |
Dança e Revolução: a escola cubana de ballet |
author |
Silva, Amanda Leisa Martins da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Amanda Leisa Martins da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Naranjo, Julio Moracen [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/3542892942316705 Não possui |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Amanda Leisa Martins da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ballet Nacional de Cuba Alicia Alonso escola cubana Revolução Cubana |
topic |
Ballet Nacional de Cuba Alicia Alonso escola cubana Revolução Cubana |
description |
"O trabalho proposto pretende abordar a representação de uma identidade cubana através da arte, mais especificamente, através da criação do método cubano de ballet clássico, a partir de uma mescla de técnicas de ballet clássico já consagradas e a inserção de movimentos e estética que, a partir de pesquisas de seus criadores, poderiam ser identificados como “cubanidades”. Para o estudo da construção de uma identidade que visa a valoração de um povo composto por origens africanas e europeias, parte da problemática de que tal inovação técnica surge para incorporar outros tipos de corpos que não o europeu dentro de determinada estética, seja por sua composição genética, seja por elementos estéticos conceituais e processos históricos singulares aos cubanos. O debate transita em torno da criação da técnica cubana de ballet clássico e sua prática entre as décadas de 1960 e 1980 em apresentações e sala de aula. Serão analisados o guia para o ensino do método, trechos de aulas de Alicia Alonso e um trecho do ballet Giselle, onde a adaptação cubana possui relevância mundial." |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 2021-01-04T18:45:43Z 2021-01-04T18:45:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58951 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
59 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268363671601152 |