Os itinerários formativos dos professores de Educação de Jovens e Adultos – EJA: um estudo de caso da rede municipal de Educação de Guarulhos/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Protti, Cássia Peres [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67910
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de analisar os dados coletados na pesquisa “O itinerário formativo dos professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Rede Municipal de Educação de Guarulhos/SP” (PROTTI, 2009). Os dados analisados, por meio de abordagem qualitativa, referem-se a uma amostra de 71 professores e demonstram que, em sua maioria, os docentes lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental da modalidade EJA, estão na carreira do magistério há pelo menos 11 anos e na área da EJA de 1 ano a 5 anos. Tais evidências indicam que os professores iniciam sua trajetória profissional em salas de aula com alunos na idade própria para educação escolar. A maioria tem formação em ensino superior, porém com insuficiência de conteúdos específicos para atuar com jovens e adultos. Desse modo é possível constatar que o grupo analisado toma para a sua prática docente os conteúdos e a metodologia dos modelos da educação voltada às crianças. Os dados indicam também que é ao longo de sua inserção na área da EJA e por meio das formações continuadas que os profissionais iniciam e se aprofundam nessa área específica. Como conclusão da pesquisa há evidências de que o itinerário formativo dos professores de EJA se dá basicamente em serviço ou em cursos de pós-graduação e não em sua formação inicial, o que aponta para um papel fundamental para a política de formação continuada do núcleo gestor da EJA.
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