Avaliação motora da fala e das praxias orais em crianças de 8 a 12 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Nidia Zambrana [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7658080
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59738
Resumo: Objetivo: Caracterizar alterações persistentes da fala em crianças de 8 a 12 anos de idade. Para isso, avaliará habilidades motoras e práxicas orais para correlacioná-las com o desempenho em tarefas de produção de fala. Método: Participaram do estudo 75 crianças, de 8 a 12 anos de idade, do ensino fundamental. 50 sem alterações de fala e 25 com dificuldades persistentes da fala. Para avaliar o processamento de produção da fala (output) foram aplicados teste de nomeação (ABFW), calculado o índice PCC, teste de diadococinesia oral, repetição de pseudopalavras e produção de rima. Também foram avaliadas as estruturas e funções orofaciais e aplicado um teste de praxias e habilidades motoras orais. O estudo estatístico foi feito através da análise descritiva dos dados por meio de frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central e dispersão. Na análise de associação, aplicou-se o teste do Qui-quadrado(X2) ou teste Exato de Fisher e para analisar as possíveis correlações entre as variáveis estudadas, calculou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman. O estudo foi complementado por meio de um modelo de regressão múltipla. No ajuste do modelo de regressão foi adotado o procedimento automático de seleção de variáveis stepwise. As suposições do modelo foram avaliadas por meio da análise dos resíduos (Neter et al., 2005). Também foi aplicada a técnica de análise de agrupamentos (Johnson e Whichern, 2007). O método adotado foi o da ligação completa, com distância euclidiana. Foram estabelecidos valores de corte para as variáveis que melhor discriminam os grupos através da construção de uma curva ROC (Park et al., 2004). Resultados: 75% das crianças do grupo controle apresentaram alterações leves de fala. As diferenças de desempenho tiveram significância em todas as provas realizadas. Sessenta por cento (60%) das crianças do grupo pesquisa mostrou dificuldades na realização dos movimentos linguais. As provas de correlação evidenciaram pior desempenho do grupo pesquisa em todos testes aplicados (mas não em todas as variáveis). Conclusão: No grupo estudado, a maior parte das crianças com dificuldades persistentes da fala apresentou alterações leves. Todas as provas apontaram para pior desempenho do grupo pesquisa e a prova de habilidades motoras mostrou dificuldades de movimentos linguais. O grupo de crianças com alterações persistentes da fala apresentou menor desempenho na produção da fala (output) e dificuldades no domínio motor oral.
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Método: Participaram do estudo 75 crianças, de 8 a 12 anos de idade, do ensino fundamental. 50 sem alterações de fala e 25 com dificuldades persistentes da fala. Para avaliar o processamento de produção da fala (output) foram aplicados teste de nomeação (ABFW), calculado o índice PCC, teste de diadococinesia oral, repetição de pseudopalavras e produção de rima. Também foram avaliadas as estruturas e funções orofaciais e aplicado um teste de praxias e habilidades motoras orais. O estudo estatístico foi feito através da análise descritiva dos dados por meio de frequências absolutas e relativas, medidas de tendência central e dispersão. Na análise de associação, aplicou-se o teste do Qui-quadrado(X2) ou teste Exato de Fisher e para analisar as possíveis correlações entre as variáveis estudadas, calculou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman. O estudo foi complementado por meio de um modelo de regressão múltipla. No ajuste do modelo de regressão foi adotado o procedimento automático de seleção de variáveis stepwise. As suposições do modelo foram avaliadas por meio da análise dos resíduos (Neter et al., 2005). Também foi aplicada a técnica de análise de agrupamentos (Johnson e Whichern, 2007). O método adotado foi o da ligação completa, com distância euclidiana. Foram estabelecidos valores de corte para as variáveis que melhor discriminam os grupos através da construção de uma curva ROC (Park et al., 2004). Resultados: 75% das crianças do grupo controle apresentaram alterações leves de fala. As diferenças de desempenho tiveram significância em todas as provas realizadas. Sessenta por cento (60%) das crianças do grupo pesquisa mostrou dificuldades na realização dos movimentos linguais. As provas de correlação evidenciaram pior desempenho do grupo pesquisa em todos testes aplicados (mas não em todas as variáveis). Conclusão: No grupo estudado, a maior parte das crianças com dificuldades persistentes da fala apresentou alterações leves. Todas as provas apontaram para pior desempenho do grupo pesquisa e a prova de habilidades motoras mostrou dificuldades de movimentos linguais. O grupo de crianças com alterações persistentes da fala apresentou menor desempenho na produção da fala (output) e dificuldades no domínio motor oral.Objective: Characterize persistent speech disorders in children from 8 to 12 years old. To that end, oral motor skills and praxis will be evaluated and then correlated with performance in speech production tasks. Method: A group of 75 children in elementary school, from 8 to 12 years old participated in the study. Fifty of these without speech changes and 25 with persistent speech difficulties. In order to assess the speech production processing (output), it were applied a picture naming test (ABFW), calculated PCC index, oral diadochokinesis test, pseudoword repetition test and rhyme production. The orofacial structures and functions were also evaluated and it was applied a praxis and oral motor skills test. The statistical study was done through the descriptive analysis of the data by means of absolute and relative frequencies, as well as measures of central tendency and dispersion. In the association analysis, the Chisquare test (X²) or Fisher's exact test were applied, and to analyze the possible correlations between the variables studied it was calculated the Spearman Correlation Coefficient. The study was complemented by a regression model, in which was adopted as adjustment the automatic stepwise variable selection procedure. The assumptions of the model were evaluated through the analysis of the residues (Neter et al., 2005), and a grouping analysis technique wasalso applied (Johnson and Whichern, 2007). The method adopted was the complete bond, with Euclidean distance. The cut-off values were established for the variables that best discriminate the groups through the construction of an ROC curve (Park et al., 2004). Results: Seventy-five percent (75%) of the children in the research group had mild speech disorders. The differences in performance were significant in all tests performed. Sixty percent (60%) of the children in the research group had difficulty performing tongue movements. The correlation tests showed worse performance of the Group Searched in all applied tests (but not in all variables).Conclusion: In the study group, the majority of children with persistent speech difficulties presented slight alterations (75%). All the tests pointed to worse performance of the Group Searched and the motor skills test showed difficulties of lingual movements. The group of children with persistent speech disorders presented lower performance in speech production (output) and difficulties in the oral motor domain.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)119 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Medida Da Produção Da FalaTestes De Articulação Da FalaTranstornos Da Produção Dos Sons Da FalaTranstornos Da ArticulaçãoSpeech Production MeasurementSpeech Articulation TestsSpeech Sound DisorderAvaliação motora da fala e das praxias orais em crianças de 8 a 12 anos de idadeMotor speech and oral praxis assessment in 8 to 12 years-old children.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de MedicinaDistúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)Comunicação Humana: Normalidade, Transtornos E RepercussõesDiagnóstico, Prevenção E Intervenção Nos Distúrbios De Linguagem E De FalaORIGINALNidia Zambrana Toledo -A.pdfNidia Zambrana Toledo -A.pdfapplication/pdf2819611${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59738/1/Nidia%20Zambrana%20Toledo%20-A.pdfdd06c38ca3ab6f73c43efef66e5667eaMD51open access11600/597382023-06-07 15:01:28.828open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59738Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T18:01:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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