A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Tania de Cassia Moreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8810
Resumo: Este estudo tem como objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura, no período de 1997 a 2008, sobre o processo de construção de problemas em currículos médicos orientados pela Aprendizagem Baseada em Problemas. O referencial teórico abrangeu a aprendizagem baseada em problemas e o processo da construção de problemas. No âmbito metodológico, a pesquisa envolveu a busca dos artigos nas bases de dados ERIC, MEDLINE e SciELO. Os artigos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: 1-terem sido publicados nas bases de dados citadas; 2-terem sido publicados no período de 1997 a 2008; 3-referirem-se exclusivamente a cursos médicos que assumam a ABP como principal orientador curricular; 4-assumirem como tema a construção de problemas, estando essa expressão no título e/ou descritores identificadores, e/ou resumo. Foram encontrados 5861 artigos de acordo com a combinação dos seguintes descritores: Problem-Based Learning, PBL, Problem Sets, Problem-Solving, Medical Education, Problem-Construction, Case Design, Build-a-case, Build-a-Problem. Desses artigos, somente 20 se encontravam dentro dos critérios pré-estabelecidos. Esses 20 artigos foram analisados quanto ao país em que foram produzidos, a concentração da produção por periódico, a abordagem da pesquisa e a temática abordada. A análise possibilitou identificar 4 grupos de temáticas abordadas: concepções sobre problemas, critérios e princípios para a construção de problemas, formatos dos problemas e conteúdos e temas dos problemas na ABP. Apreendem-se como principais aspectos que definem um “bom problema”: - valorizar o conhecimento prévio, os conteúdos de ciências básicas, os temas de saúde pública e da medicina preventiva, a integralidade, a saúde do idoso e não somente as doenças agudas, mas também as doenças crônicas e as perspectivas culturais dos povos rurais e indígenas conforme região geográfica da escola; - estimular o pensamento e o raciocínio; - valorizar a relevância dos temas e a aprendizagem autodirigida; - despertar a curiosidade e a compreensão contextual; - alcançar os objetivos de aprendizagem da escola; - usar um vocabulário apropriado; - oferecer imagens gatilho; - apresentar-se em formatações verbais e não-verbais; - ser personalizado (com biografia detalhada); - estar relacionado a ações; - ter o potencial para mudança de comportamento; - apresentar nível adequado de complexidade e estruturação; - assegurar que os temas leves (psicológicos e sociais) não sejam dominados pela ciência biomédica.
id UFSP_d384bea17094d2559988752fec18a6ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/8810
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemáticaConstruction of problems in medical courses with Problem-Based Learning: a systematic reviewAprendizagem baseada em problemasConstrução de problemasEducação médicaRevisãoCurrículoEducação de graduação em medicinaProblem-based learningProblem-constructionMedical educationEste estudo tem como objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura, no período de 1997 a 2008, sobre o processo de construção de problemas em currículos médicos orientados pela Aprendizagem Baseada em Problemas. O referencial teórico abrangeu a aprendizagem baseada em problemas e o processo da construção de problemas. No âmbito metodológico, a pesquisa envolveu a busca dos artigos nas bases de dados ERIC, MEDLINE e SciELO. Os artigos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: 1-terem sido publicados nas bases de dados citadas; 2-terem sido publicados no período de 1997 a 2008; 3-referirem-se exclusivamente a cursos médicos que assumam a ABP como principal orientador curricular; 4-assumirem como tema a construção de problemas, estando essa expressão no título e/ou descritores identificadores, e/ou resumo. Foram encontrados 5861 artigos de acordo com a combinação dos seguintes descritores: Problem-Based Learning, PBL, Problem Sets, Problem-Solving, Medical Education, Problem-Construction, Case Design, Build-a-case, Build-a-Problem. Desses artigos, somente 20 se encontravam dentro dos critérios pré-estabelecidos. Esses 20 artigos foram analisados quanto ao país em que foram produzidos, a concentração da produção por periódico, a abordagem da pesquisa e a temática abordada. A análise possibilitou identificar 4 grupos de temáticas abordadas: concepções sobre problemas, critérios e princípios para a construção de problemas, formatos dos problemas e conteúdos e temas dos problemas na ABP. Apreendem-se como principais aspectos que definem um “bom problema”: - valorizar o conhecimento prévio, os conteúdos de ciências básicas, os temas de saúde pública e da medicina preventiva, a integralidade, a saúde do idoso e não somente as doenças agudas, mas também as doenças crônicas e as perspectivas culturais dos povos rurais e indígenas conforme região geográfica da escola; - estimular o pensamento e o raciocínio; - valorizar a relevância dos temas e a aprendizagem autodirigida; - despertar a curiosidade e a compreensão contextual; - alcançar os objetivos de aprendizagem da escola; - usar um vocabulário apropriado; - oferecer imagens gatilho; - apresentar-se em formatações verbais e não-verbais; - ser personalizado (com biografia detalhada); - estar relacionado a ações; - ter o potencial para mudança de comportamento; - apresentar nível adequado de complexidade e estruturação; - assegurar que os temas leves (psicológicos e sociais) não sejam dominados pela ciência biomédica.This study aims to undertake a systematic review of the literature from 1997 to 2008, on the process of problem-construction in medical curricula oriented by Problem-Based Learning. The theoretical framework included the problem-based learning and the process of problem-construction. In methodology, the research involved search for articles in databases ERIC, MEDLINE, e SciELO. Articles were selected from the following criteria: 1 - have been published in the databases mentioned above, 2 - have been published in the period from 1997 to 2008, 3 - refer exclusively to medical courses to take the PBL curriculum as the main advisor, 4 - take the theme as the problem-construction, and this term in the title and / or descriptors identifiers, and / or abstract. 5861 articles were found according to the combination of the following descriptiors: Problem-Based Learning, PBL, Problem Sets, Problem-Solving, Medical Education, Problem-Construction, Case Design, Build-a-Case, Build-a-Problem. These items only 20 were within the pre-established criteria. These 20 articles were analysed as for the country they were produced, the concentration of production by periodic, the research approach, and the topics addressed. The analysis enabled us to identify 4 groups of subjects addressed: views on issues, criteria and principles for the problem-construction, format of the problems and content and themes of the problems in PBL. Seizing as key elements that define a "good problem": to exploit the prior knowledge; the contents of basic science; the issues of public health and preventive medicine; the whole; the health of older people and not only the acute diseases, but also chronic diseases and cultural perspectives of rural and indigenous peoples and geographical region of the school; - to stimulate thinking and reasoning; - to highlight the relevance of the themes and self-directed learning; - arouse curiosity and contextual understanding; - reaching the learning objectives of the school; - use an appropriate vocabulary; - offer images triggers, - presenting formatting in verbal and nonverbal; - be customized (with detailed biography of the patient); - be related to actions; - have the potential to change behavior; - to present the appropriate level of complexity and structure; - ensure that the light topics (psychological and social) are not dominated by biomedical science.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Soares, Tania de Cassia Moreira [UNIFESP]2015-07-22T20:49:11Z2015-07-22T20:49:11Z2009-06-24info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion95 p.application/pdfSOARES, Tania de Cassia Moreira. A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.Publico-12756.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-06T22:29:15Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/8810Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-06T22:29:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
Construction of problems in medical courses with Problem-Based Learning: a systematic review
title A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
spellingShingle A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
Soares, Tania de Cassia Moreira [UNIFESP]
Aprendizagem baseada em problemas
Construção de problemas
Educação médica
Revisão
Currículo
Educação de graduação em medicina
Problem-based learning
Problem-construction
Medical education
title_short A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
title_full A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
title_fullStr A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
title_sort A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática
author Soares, Tania de Cassia Moreira [UNIFESP]
author_facet Soares, Tania de Cassia Moreira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Tania de Cassia Moreira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Construção de problemas
Educação médica
Revisão
Currículo
Educação de graduação em medicina
Problem-based learning
Problem-construction
Medical education
topic Aprendizagem baseada em problemas
Construção de problemas
Educação médica
Revisão
Currículo
Educação de graduação em medicina
Problem-based learning
Problem-construction
Medical education
description Este estudo tem como objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura, no período de 1997 a 2008, sobre o processo de construção de problemas em currículos médicos orientados pela Aprendizagem Baseada em Problemas. O referencial teórico abrangeu a aprendizagem baseada em problemas e o processo da construção de problemas. No âmbito metodológico, a pesquisa envolveu a busca dos artigos nas bases de dados ERIC, MEDLINE e SciELO. Os artigos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: 1-terem sido publicados nas bases de dados citadas; 2-terem sido publicados no período de 1997 a 2008; 3-referirem-se exclusivamente a cursos médicos que assumam a ABP como principal orientador curricular; 4-assumirem como tema a construção de problemas, estando essa expressão no título e/ou descritores identificadores, e/ou resumo. Foram encontrados 5861 artigos de acordo com a combinação dos seguintes descritores: Problem-Based Learning, PBL, Problem Sets, Problem-Solving, Medical Education, Problem-Construction, Case Design, Build-a-case, Build-a-Problem. Desses artigos, somente 20 se encontravam dentro dos critérios pré-estabelecidos. Esses 20 artigos foram analisados quanto ao país em que foram produzidos, a concentração da produção por periódico, a abordagem da pesquisa e a temática abordada. A análise possibilitou identificar 4 grupos de temáticas abordadas: concepções sobre problemas, critérios e princípios para a construção de problemas, formatos dos problemas e conteúdos e temas dos problemas na ABP. Apreendem-se como principais aspectos que definem um “bom problema”: - valorizar o conhecimento prévio, os conteúdos de ciências básicas, os temas de saúde pública e da medicina preventiva, a integralidade, a saúde do idoso e não somente as doenças agudas, mas também as doenças crônicas e as perspectivas culturais dos povos rurais e indígenas conforme região geográfica da escola; - estimular o pensamento e o raciocínio; - valorizar a relevância dos temas e a aprendizagem autodirigida; - despertar a curiosidade e a compreensão contextual; - alcançar os objetivos de aprendizagem da escola; - usar um vocabulário apropriado; - oferecer imagens gatilho; - apresentar-se em formatações verbais e não-verbais; - ser personalizado (com biografia detalhada); - estar relacionado a ações; - ter o potencial para mudança de comportamento; - apresentar nível adequado de complexidade e estruturação; - assegurar que os temas leves (psicológicos e sociais) não sejam dominados pela ciência biomédica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-24
2015-07-22T20:49:11Z
2015-07-22T20:49:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Tania de Cassia Moreira. A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publico-12756.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8810
identifier_str_mv SOARES, Tania de Cassia Moreira. A construção de problemas nos cursos médicos com aprendizagem baseada em problemas: uma revisão sistemática. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publico-12756.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268353757315072