A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000016ksh
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68947
Resumo: Esta pesquisa busca compreender as transformações do capitalismo na Era Digital e como isso afeta os usuários da Internet e a sociedade em geral. Utilizando a teoria social de Marx, a pesquisa analisa a relação de exploração proveniente dos dados dos usuários das Plataformas Sociodigitais por meio das grandes empresas de tecnologia do Norte Global. O estudo discute conceitos como a apropriação do intelecto geral, o colonialismo de dados e os algoritmos, e faz uma análise documental dos resultados financeiros das cinco maiores empresas de tecnologia estadunidenses. Isto tudo para por fim desvendar os desafios que essa conjuntura traz para o Serviço Social e a atualidade das táticas de enfrentamento à soberania das Big Techs no presente estágio do capitalismo.
id UFSP_d48ce7ebc4a9fb3477b58e8b58094568
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68947
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço SocialServiço SocialEra DigitalColonialismo de DadosBig TechsSoberania DigitalSocial WorkDigital AgeData ColonialismBig TechsDigital SovereigntyEsta pesquisa busca compreender as transformações do capitalismo na Era Digital e como isso afeta os usuários da Internet e a sociedade em geral. Utilizando a teoria social de Marx, a pesquisa analisa a relação de exploração proveniente dos dados dos usuários das Plataformas Sociodigitais por meio das grandes empresas de tecnologia do Norte Global. O estudo discute conceitos como a apropriação do intelecto geral, o colonialismo de dados e os algoritmos, e faz uma análise documental dos resultados financeiros das cinco maiores empresas de tecnologia estadunidenses. Isto tudo para por fim desvendar os desafios que essa conjuntura traz para o Serviço Social e a atualidade das táticas de enfrentamento à soberania das Big Techs no presente estágio do capitalismo.This research seeks to understand the transformations of capitalism in the Digital Age and how this affects Internet users and society in general. Using Marx's social theory, the research analyzes the exploitation relationship arising from the data of users of Socio-Digital Platforms through the large technology companies of the Global North. The study discusses concepts such as the appropriation of general intellect, data colonialism and algorithms, and conducts a documentary analysis of the financial results of the five largest US technology companies. All this to finally unravel the challenges that this situation brings to Social Work and the actuality of the tactics to confront the sovereignty of Big Techs in the present stage of capitalism.Universidade Federal de São PauloFaustino, Deivison Mendes [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1381425552378145Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]2023-08-03T16:07:44Z2023-08-03T16:07:44Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion38 f.application/pdfBARROS, Diego Rodrigues de. A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social. 2023. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68947ark:/48912/0013000016kshporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T03:43:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68947Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:59:59.114526Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
title A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
spellingShingle A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]
Serviço Social
Era Digital
Colonialismo de Dados
Big Techs
Soberania Digital
Social Work
Digital Age
Data Colonialism
Big Techs
Digital Sovereignty
title_short A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
title_full A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
title_fullStr A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
title_full_unstemmed A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
title_sort A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social
author Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]
author_facet Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faustino, Deivison Mendes [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1381425552378145
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Diego Rodrigues de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social
Era Digital
Colonialismo de Dados
Big Techs
Soberania Digital
Social Work
Digital Age
Data Colonialism
Big Techs
Digital Sovereignty
topic Serviço Social
Era Digital
Colonialismo de Dados
Big Techs
Soberania Digital
Social Work
Digital Age
Data Colonialism
Big Techs
Digital Sovereignty
description Esta pesquisa busca compreender as transformações do capitalismo na Era Digital e como isso afeta os usuários da Internet e a sociedade em geral. Utilizando a teoria social de Marx, a pesquisa analisa a relação de exploração proveniente dos dados dos usuários das Plataformas Sociodigitais por meio das grandes empresas de tecnologia do Norte Global. O estudo discute conceitos como a apropriação do intelecto geral, o colonialismo de dados e os algoritmos, e faz uma análise documental dos resultados financeiros das cinco maiores empresas de tecnologia estadunidenses. Isto tudo para por fim desvendar os desafios que essa conjuntura traz para o Serviço Social e a atualidade das táticas de enfrentamento à soberania das Big Techs no presente estágio do capitalismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03T16:07:44Z
2023-08-03T16:07:44Z
2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Diego Rodrigues de. A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social. 2023. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68947
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000016ksh
identifier_str_mv BARROS, Diego Rodrigues de. A era digital e o colonialismo de dados: desafios no âmbito do Serviço Social. 2023. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.
ark:/48912/0013000016ksh
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602582891823104