Promoção da Saúde e prática educativas: possibilidades através da análise dos determinantes do estado de Saúde e da qualidade de vida no ambiente ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stadniky, Simone Pivaro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21249
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram analisar os determinantes de saúde que interferem na percepção de qualidade de vida e no estado de saúde e identificar oportunidades de implementação de práticas educativas para a saúde dos integrantes do Departamento de Informática em Saúde (UNIFESP/EPM), tendo como base o modelo PRECEDE. Desta forma, as quatro fases iniciais do modelo PRECEDEPROCEED, correspondentes à avaliação social, epidemiológica, comportamental e ambiental e ecológica e educacional se constituem no aparato metodológico. Os funcionários do DIS participantes da pesquisa (n= 44) responderam ao questionário composto por informações referentes aos dados pessoais, qualidade de vida, características de saúde, características do ambiente físico pessoal e do local de trabalho, hábitos de vida, eventos de vida estressantes, análise do estresse e estratégias de coping no ambiente ocupacional. A amostra final analisada foi composta por 39 funcionários, sendo os resultados apresentados quanto ao perfil da população e à correlação das variáveis com os domínios da qualidade de vida do questionário SF-36. As variáveis sociais que apresentaram correlação com os domínios da qualidade de vida foram: gênero, faixa etária, estado civil, número de filhos, número de empregos, renda pessoal e renda familiar mensal. As variáveis comportamentais e ambientais que se correlacionaram com os domínios da qualidade de vida foram: posto ergonômico do trabalho, eventos de vida pessoal e relacionados ao trabalho e estresse.
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