Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20389
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/producao/teses/tese_p_17.pdf
Resumo: O objetivo desta tese é avaliar a interação docente/software educacional a partir do hipertexto “Aprendendo a Estudar” (livro-texto digital), investigando a receptividade deste tipo de intervenção instrucional, avaliando os estilos de navegação (construção de um hiperdocumento a partir do hipertexto) e descrevendo a relação dos docentes com a novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) no cotidiano de sua prática. A metodologia constou da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas a 21 docentes, alunos do Mestrado Ensino em Ciências da Saúde 2004/CEDESS . As perguntas fechadas foram tabuladas e as abertas submetidas a análise de conteúdo. Os mapas de navegação foram classificados conforme os estilos: linear, não-linear e misto. Os resultados mostram que os docentes têm pouca familiaridade com as NTICs porém concordam com o potencial educativo de objetos de aprendizagem digitais e reconhecem a relevância da incorporação das NTICs na prática docente. Demostram uso incipiente dos recursos de informática como auxílio à elaboração de material didático e de recursos eletrônicos de comunicação assíncrona (listas ou grupos de discussão). A apropriação de software educacional em aula presencial e o uso das NTICs como recursos auxiliares à pesquisa são restritos. Há prevalência de estilos de navegação lineares e mistos sugerindo predominância de estilos cognitivos serialistas. Manifestam intenção de usar o livro-texto digital no ensino presencial e como desafios citam a falta de infraestrutura física adequada e de familiarização com as NTICs. A relação dos docentes com as NTICs tem se comportado como um processo de aprendizagem e aproximação progressiva , mesclando muito o papel de aluno e professor. Sua incorporação adequada nos ambientes de aprendizagem é motivo de reflexão quanto à sua influência na prática docente e um desafio a ser enfrentando por todos os atores envolvidos.
id UFSP_d6a693f36842be3d3f5457801046d3ff
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/20389
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Nildo Alves [UNIFESP]2015-12-06T23:05:17Z2015-12-06T23:05:17Z2004PITTAMIGLIO, Silvia Elsa Lizarralde de. Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital “Aprendendo a Estudar”. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2004.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20389http://www2.unifesp.br/centros/cedess/producao/teses/tese_p_17.pdfPublico-20389.pdfO objetivo desta tese é avaliar a interação docente/software educacional a partir do hipertexto “Aprendendo a Estudar” (livro-texto digital), investigando a receptividade deste tipo de intervenção instrucional, avaliando os estilos de navegação (construção de um hiperdocumento a partir do hipertexto) e descrevendo a relação dos docentes com a novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) no cotidiano de sua prática. A metodologia constou da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas a 21 docentes, alunos do Mestrado Ensino em Ciências da Saúde 2004/CEDESS . As perguntas fechadas foram tabuladas e as abertas submetidas a análise de conteúdo. Os mapas de navegação foram classificados conforme os estilos: linear, não-linear e misto. Os resultados mostram que os docentes têm pouca familiaridade com as NTICs porém concordam com o potencial educativo de objetos de aprendizagem digitais e reconhecem a relevância da incorporação das NTICs na prática docente. Demostram uso incipiente dos recursos de informática como auxílio à elaboração de material didático e de recursos eletrônicos de comunicação assíncrona (listas ou grupos de discussão). A apropriação de software educacional em aula presencial e o uso das NTICs como recursos auxiliares à pesquisa são restritos. Há prevalência de estilos de navegação lineares e mistos sugerindo predominância de estilos cognitivos serialistas. Manifestam intenção de usar o livro-texto digital no ensino presencial e como desafios citam a falta de infraestrutura física adequada e de familiarização com as NTICs. A relação dos docentes com as NTICs tem se comportado como um processo de aprendizagem e aproximação progressiva , mesclando muito o papel de aluno e professor. Sua incorporação adequada nos ambientes de aprendizagem é motivo de reflexão quanto à sua influência na prática docente e um desafio a ser enfrentando por todos os atores envolvidos.The purpouse of this thesis is to evaluate the teacher / educational software interaction based on the hypertext “Learning to Study” (a digital textbook): investigating this instructional tool acceptance, evaluating the navigation styles (construction of an hyperdocument from an hypertext) and describing the relationship between teachers and the new information and communication technologies (NICTs) in daily practice. Structured and semi-structured questionnaires were answered by 21 teachers, students of the Health Sciences Education Master Degree course, offered by the Health Higher Education Development Center (CEDESS) of the Federal University of São Paulo (UNIFESP) in 2004. Structured questions were evaluated by statiscal techniques and qualitative content analysis was used in the semi-structured. Navigation maps were classified according to linear, non-linear and mixed styles. Results showed teachers´ low familiarity with NICTs, although they were in accordance with the educative potencial of learning digital objects and recognized the relevance of NICTs incorporation into teacher’s practice. It was also demonstrated the rare use of informatics, as a tool to elaborate educational materials, and infrequent use of electronic resources of assyncronous communication (discussion lists or groups). The use of educational software in presential classes as well as the NTICs as auxiliary research tool have a restrict application. Linear and mixed navigation styles predominated being suggestive of sequential cognitive styles. They showed interest in using the digital textbook during teaching classes and the main difficulties reported were: lack of adequate classroom infraestructure and low familiarity with NICTs. The teachers / NICTs relationship follows a progressive learning and approximation process resulting in intermingled professor-student relationships. Adequate incorporation of NICTs in learning environments and its influence on the academic practice challenges all the involved actors.BV UNIFESP: Teses e dissertações123 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação em saúdeEducação superiorTecnologia educacionalMateriais de ensinoHipermídiaNovas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"New technologies and teachers'practice: an evaluation based on the digital textbook learning to studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – EPEORIGINALPublico-20389.pdfPublico-20389.pdfapplication/pdf1967616${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20389/1/Publico-20389.pdf9ed845720834d0a2885ef7e49c384611MD51open accessTEXTPublico-20389.pdf.txtPublico-20389.pdf.txtExtracted texttext/plain162517${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20389/3/Publico-20389.pdf.txt5f4593f9497b76a2439fc7cf69d04859MD53open accessTHUMBNAILPublico-20389.pdf.jpgPublico-20389.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3559${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20389/5/Publico-20389.pdf.jpg1ab71f9bb0a29cf875daedd5806a8cc6MD55open access11600/203892023-05-15 01:27:40.827open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20389Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:27:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
dc.title.alternative.en.fl_str_mv New technologies and teachers'practice: an evaluation based on the digital textbook learning to study
title Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
spellingShingle Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
Educação em saúde
Educação superior
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Hipermídia
title_short Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
title_full Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
title_fullStr Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
title_full_unstemmed Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
title_sort Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital "aprendendo a estudar"
author Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
author_facet Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pittamiglio, Silvia Elsa Lizarralde de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação superior
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Hipermídia
topic Educação em saúde
Educação superior
Tecnologia educacional
Materiais de ensino
Hipermídia
description O objetivo desta tese é avaliar a interação docente/software educacional a partir do hipertexto “Aprendendo a Estudar” (livro-texto digital), investigando a receptividade deste tipo de intervenção instrucional, avaliando os estilos de navegação (construção de um hiperdocumento a partir do hipertexto) e descrevendo a relação dos docentes com a novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs) no cotidiano de sua prática. A metodologia constou da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas a 21 docentes, alunos do Mestrado Ensino em Ciências da Saúde 2004/CEDESS . As perguntas fechadas foram tabuladas e as abertas submetidas a análise de conteúdo. Os mapas de navegação foram classificados conforme os estilos: linear, não-linear e misto. Os resultados mostram que os docentes têm pouca familiaridade com as NTICs porém concordam com o potencial educativo de objetos de aprendizagem digitais e reconhecem a relevância da incorporação das NTICs na prática docente. Demostram uso incipiente dos recursos de informática como auxílio à elaboração de material didático e de recursos eletrônicos de comunicação assíncrona (listas ou grupos de discussão). A apropriação de software educacional em aula presencial e o uso das NTICs como recursos auxiliares à pesquisa são restritos. Há prevalência de estilos de navegação lineares e mistos sugerindo predominância de estilos cognitivos serialistas. Manifestam intenção de usar o livro-texto digital no ensino presencial e como desafios citam a falta de infraestrutura física adequada e de familiarização com as NTICs. A relação dos docentes com as NTICs tem se comportado como um processo de aprendizagem e aproximação progressiva , mesclando muito o papel de aluno e professor. Sua incorporação adequada nos ambientes de aprendizagem é motivo de reflexão quanto à sua influência na prática docente e um desafio a ser enfrentando por todos os atores envolvidos.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PITTAMIGLIO, Silvia Elsa Lizarralde de. Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital “Aprendendo a Estudar”. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20389
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/producao/teses/tese_p_17.pdf
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-20389.pdf
identifier_str_mv PITTAMIGLIO, Silvia Elsa Lizarralde de. Novas tecnologias e a prática docente: um estudo a partir do livro-texto digital “Aprendendo a Estudar”. 2004. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2004.
Publico-20389.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20389
http://www2.unifesp.br/centros/cedess/producao/teses/tese_p_17.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20389/1/Publico-20389.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20389/3/Publico-20389.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20389/5/Publico-20389.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ed845720834d0a2885ef7e49c384611
5f4593f9497b76a2439fc7cf69d04859
1ab71f9bb0a29cf875daedd5806a8cc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764230178373632