Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cupertino, Fábio Junio Teixeira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49177
Resumo: "Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1883 no bairro de Laranjeiras da então capital brasileira, a cidade do Rio de Janeiro. Mulato, como próprio se designava, Lima Barreto viu os últimos anos de um Brasil que mantinha parte de sua força de produção em um regime escravista e o todo o processo que culminou na República. Foi jornalista e escritor de romances, de crônicas e de contos; dentre suas obras mais conhecidas, estão: Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de 1909; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de 1911; Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de 1919; e Clara dos Anjos, publicada postumamente em 1948. Lima Barreto viveu em um período em que o racismo era latente no dia a dia, para com a população negra, e ser civilizado era estar de acordo com as tendências europeias de modernidade. Nessa sociedade, algumas áreas do conhecimento como a biologia, medicina, psiquiatria e a criminologia eram bastantes importantes para compreender funcionamento da humanidade e entender uma lógica evolutiva, como o darwinismo social, se havia hierarquia entre as raças. Assim, visa-se compreender como Lima Barreto abordou a questão racial em seus textos, ficcionais e não ficcionais, bem como as críticas do autor às teorias científicas vigentes em seu período. Por fim, mostrar-se-ão as ambiguidades entre a vida e a obra do autor com enfoque na questão racial"
id UFSP_d75eb8a2e6a70e25efd481720b4cbff0
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49177
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.Lima Barreto and his critique of racism in the First Republic : between history and literature.LiteraturaLima BarretoRacismoCiência"Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1883 no bairro de Laranjeiras da então capital brasileira, a cidade do Rio de Janeiro. Mulato, como próprio se designava, Lima Barreto viu os últimos anos de um Brasil que mantinha parte de sua força de produção em um regime escravista e o todo o processo que culminou na República. Foi jornalista e escritor de romances, de crônicas e de contos; dentre suas obras mais conhecidas, estão: Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de 1909; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de 1911; Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de 1919; e Clara dos Anjos, publicada postumamente em 1948. Lima Barreto viveu em um período em que o racismo era latente no dia a dia, para com a população negra, e ser civilizado era estar de acordo com as tendências europeias de modernidade. Nessa sociedade, algumas áreas do conhecimento como a biologia, medicina, psiquiatria e a criminologia eram bastantes importantes para compreender funcionamento da humanidade e entender uma lógica evolutiva, como o darwinismo social, se havia hierarquia entre as raças. Assim, visa-se compreender como Lima Barreto abordou a questão racial em seus textos, ficcionais e não ficcionais, bem como as críticas do autor às teorias científicas vigentes em seu período. Por fim, mostrar-se-ão as ambiguidades entre a vida e a obra do autor com enfoque na questão racial"Universidade Federal de São PauloBotelho, Denilson [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5146687526834461Cupertino, Fábio Junio Teixeira [UNIFESP]2019-01-17T16:00:56Z2019-01-17T16:00:56Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion62 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49177porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T18:13:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49177Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T18:13:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
Lima Barreto and his critique of racism in the First Republic : between history and literature.
title Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
spellingShingle Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
Cupertino, Fábio Junio Teixeira [UNIFESP]
Literatura
Lima Barreto
Racismo
Ciência
title_short Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
title_full Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
title_fullStr Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
title_full_unstemmed Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
title_sort Lima Barreto e sua crítica ao racismo na Primeira República : entre a história e a literatura.
author Cupertino, Fábio Junio Teixeira [UNIFESP]
author_facet Cupertino, Fábio Junio Teixeira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botelho, Denilson [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5146687526834461
dc.contributor.author.fl_str_mv Cupertino, Fábio Junio Teixeira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lima Barreto
Racismo
Ciência
topic Literatura
Lima Barreto
Racismo
Ciência
description "Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1883 no bairro de Laranjeiras da então capital brasileira, a cidade do Rio de Janeiro. Mulato, como próprio se designava, Lima Barreto viu os últimos anos de um Brasil que mantinha parte de sua força de produção em um regime escravista e o todo o processo que culminou na República. Foi jornalista e escritor de romances, de crônicas e de contos; dentre suas obras mais conhecidas, estão: Recordações do Escrivão Isaías Caminha, de 1909; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de 1911; Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de 1919; e Clara dos Anjos, publicada postumamente em 1948. Lima Barreto viveu em um período em que o racismo era latente no dia a dia, para com a população negra, e ser civilizado era estar de acordo com as tendências europeias de modernidade. Nessa sociedade, algumas áreas do conhecimento como a biologia, medicina, psiquiatria e a criminologia eram bastantes importantes para compreender funcionamento da humanidade e entender uma lógica evolutiva, como o darwinismo social, se havia hierarquia entre as raças. Assim, visa-se compreender como Lima Barreto abordou a questão racial em seus textos, ficcionais e não ficcionais, bem como as críticas do autor às teorias científicas vigentes em seu período. Por fim, mostrar-se-ão as ambiguidades entre a vida e a obra do autor com enfoque na questão racial"
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2019-01-17T16:00:56Z
2019-01-17T16:00:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49177
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268365463617536