Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4676 http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000600013 |
Resumo: | A preocupação com a aparência e a estética pode levar ao consumo indiscriminado de suplementos nas academias. Os fatores relacionados ao consumo de suplementos em 201 jovens entre 15 e 25 anos freqüentadores de academias de ginástica da cidade de São Paulo foram investigados através da aplicação de formulário próprio. O uso de suplementos é relatado por 61,2% (n = 123) da amostra. Os homens usam mais suplementos que as mulheres (p < 0,001) e os adolescentes tendem a utilizar mais que os adultos jovens (p = 0,07). Os suplementos mais utilizados são bebidas esportiva (12%), hipercalóricos (12%), aminoácidos (10%), proteínas (10%) e creatina (8%), basicamente por auto-prescrição (42,8%) e pela indicação de treinadores (27,5%). O consumo de suplementos é significativamente maior entre aqueles que se exercitam há mais tempo; freqüentam a academia há mais tempo; e ficam na academia mais horas/semana. Ter amigos usuários (p = 0,03) e/ou um usuário em casa (p = 0,01) influencia no consumo de suplementos. O consumo de suplementos é uma prática que faz parte da realidade das academias de ginástica e o ambiente é favorecedor do uso desses produtos. |
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Hirschbruch, Marcia Daskal [UNIFESP]Fisberg, Mauro [UNIFESP]Mochizuki, LuisRecomendo - Assessoria em Nutrição e Qualidade de VidaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de São Paulo (USP)2015-06-14T13:38:51Z2015-06-14T13:38:51Z2008-12-01HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal; FISBERG, Mauro; MOCHIZUKI, Luis. Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 14, n. 6, p. 539-543, dez. 20081517-8692http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4676http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000600013S1517-86922008000600013.pdfS1517-8692200800060001310.1590/S1517-86922008000600013WOS:000208626900013A preocupação com a aparência e a estética pode levar ao consumo indiscriminado de suplementos nas academias. Os fatores relacionados ao consumo de suplementos em 201 jovens entre 15 e 25 anos freqüentadores de academias de ginástica da cidade de São Paulo foram investigados através da aplicação de formulário próprio. O uso de suplementos é relatado por 61,2% (n = 123) da amostra. Os homens usam mais suplementos que as mulheres (p < 0,001) e os adolescentes tendem a utilizar mais que os adultos jovens (p = 0,07). Os suplementos mais utilizados são bebidas esportiva (12%), hipercalóricos (12%), aminoácidos (10%), proteínas (10%) e creatina (8%), basicamente por auto-prescrição (42,8%) e pela indicação de treinadores (27,5%). O consumo de suplementos é significativamente maior entre aqueles que se exercitam há mais tempo; freqüentam a academia há mais tempo; e ficam na academia mais horas/semana. Ter amigos usuários (p = 0,03) e/ou um usuário em casa (p = 0,01) influencia no consumo de suplementos. O consumo de suplementos é uma prática que faz parte da realidade das academias de ginástica e o ambiente é favorecedor do uso desses produtos.The concern with physical appearance and aesthetics in fitness centers can lead to an indiscriminate use of supplements. A questionnaire was used to investigate factors relating to supplement use among 201 young users of fitness centers in the city of São Paulo, Brazil. Supplement use was reported by 61.2% (n = 23) of the sample. Men use more supplements than women (p < 0.001) and adolescents tend to use them more than young adults (p = 0.07). The supplements most used by this group are sports drinks (12%); high-calorie gainers (12%), amino acids (10%), proteins (10%) and creatine (8%). The supplements are taken trough own initiative (42.8%) and trainers' recommendation (27.5%). Those who have been exercising for a longer time, go more often to the fitness centers, and devote more time to exercise/week are significantly more involved in supplement use. The presence of user friends (p = 0.03) and/or a user at home (p = 0.01) also influences on the use of supplements. Supplement use is a widespread, common practice at fitness centers, whose environment favors their use.Recomendo - Assessoria em Nutrição e Qualidade de VidaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) departamento de Pediatria Centro de Atendimento e Apoio ao AdolescenteUniversidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e HumanidadesUNIFESP, Depto. de Pediatria Centro de Atendimento e Apoio ao AdolescenteSciELO539-543porSociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do EsporteRevista Brasileira de Medicina do Esportesuplementaçãoadolescentesnutrição esportivasupplementsfitness centersadolescentssports nutritionConsumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São PauloSupplement use amongst young individuals in São Paulo's fitness centersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1517-86922008000600013.pdfapplication/pdf105367${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4676/1/S1517-86922008000600013.pdf95eefd0143fea397f9b02f38384f8462MD51open accessTEXTS1517-86922008000600013.pdf.txtS1517-86922008000600013.pdf.txtExtracted texttext/plain31093${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4676/21/S1517-86922008000600013.pdf.txtf9a75008b0511e24bb35ef28e42814e7MD521open accessTHUMBNAILS1517-86922008000600013.pdf.jpgS1517-86922008000600013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6784${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4676/23/S1517-86922008000600013.pdf.jpg14031c39ee669f753a0590f82aecdee3MD523open access11600/46762023-06-05 19:40:50.991open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4676Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:40:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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