Diversidade cultural na escola: a produção cultural acadêmica sobre a escolarização de crianças migrantes estrangeiras pobres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69844 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a diversidade cultural na escola, cujo objetivo principal foi observar como a presença de crianças migrantes estrangeiras pobres tem sido retratada pela documentação legal e pela produção acadêmica no campo da educação. Este tema abrange uma complexidade própria, pois diz respeito às relações de diversidade cultural, mas também às profundas desigualdades sociais que se intensificam à medida que as políticas públicas não dão conta de acompanhar as mudanças do dia a dia da realidade escolar. A fim de delinear como essas dificuldades têm sido analisadas pelos que pesquisam o tema, foi utilizada a metodologia de base bibliográfica e documental, que buscou trabalhos disponibilizadas nos sites que recebem o depósito de teses e dissertações (CAPES), nas plataformas CNPq e nos repositórios institucionais de universidades paulistas, publicados entre os anos de 2008 e 2022. O trabalho está organizado em três partes, sendo a primeira uma breve síntese de como as crianças estrangeiras pobres são descritas na Legislação Nacional e nas Convenções Internacionais das quais o Brasil é signatário; na segunda parte foi realizado uma apreciação de como as crianças estrangeiras aparecem nos Documentos Oficiais no campo da Educação e nas “Orientações Pedagógicas - Povos Migrantes” presente no Currículo da Cidade de São Paulo, levando em consideração as concepções, avanços e limites do documento em relação à criança migrante; e na terceira parte, foi feito um levantamento de como e por quem o tema migração estrangeira tem sido pesquisado no campo da educação, chamando a atenção para a forma como essas personagens são retratadas pelos pesquisadores. Desse material, foi feita uma sondagem em cinco pesquisas, a respeito dos autores, eixos, métodos e demandas de maior destaque que surgiram da investigação acadêmica sobre crianças, migração estrangeira, inclusão e educação na cidade de São Paulo. O critério utilizado para a escolha das produções acadêmicas foi a relação entre diversidade cultural e desigualdades observadas à luz da perspectiva inclusiva. |
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Diversidade cultural na escola: a produção cultural acadêmica sobre a escolarização de crianças migrantes estrangeiras pobresCULTURAL DIVERSITY AT SCHOOL: ACADEMIC PRODUCTION ON SCHOOLING OF POOR FOREIGN MIGRANT CHILDRENCrianças imigrantes estrangeirasEducação e migraçãoMigração e InclusãoEste trabalho tem como tema a diversidade cultural na escola, cujo objetivo principal foi observar como a presença de crianças migrantes estrangeiras pobres tem sido retratada pela documentação legal e pela produção acadêmica no campo da educação. Este tema abrange uma complexidade própria, pois diz respeito às relações de diversidade cultural, mas também às profundas desigualdades sociais que se intensificam à medida que as políticas públicas não dão conta de acompanhar as mudanças do dia a dia da realidade escolar. A fim de delinear como essas dificuldades têm sido analisadas pelos que pesquisam o tema, foi utilizada a metodologia de base bibliográfica e documental, que buscou trabalhos disponibilizadas nos sites que recebem o depósito de teses e dissertações (CAPES), nas plataformas CNPq e nos repositórios institucionais de universidades paulistas, publicados entre os anos de 2008 e 2022. O trabalho está organizado em três partes, sendo a primeira uma breve síntese de como as crianças estrangeiras pobres são descritas na Legislação Nacional e nas Convenções Internacionais das quais o Brasil é signatário; na segunda parte foi realizado uma apreciação de como as crianças estrangeiras aparecem nos Documentos Oficiais no campo da Educação e nas “Orientações Pedagógicas - Povos Migrantes” presente no Currículo da Cidade de São Paulo, levando em consideração as concepções, avanços e limites do documento em relação à criança migrante; e na terceira parte, foi feito um levantamento de como e por quem o tema migração estrangeira tem sido pesquisado no campo da educação, chamando a atenção para a forma como essas personagens são retratadas pelos pesquisadores. Desse material, foi feita uma sondagem em cinco pesquisas, a respeito dos autores, eixos, métodos e demandas de maior destaque que surgiram da investigação acadêmica sobre crianças, migração estrangeira, inclusão e educação na cidade de São Paulo. O critério utilizado para a escolha das produções acadêmicas foi a relação entre diversidade cultural e desigualdades observadas à luz da perspectiva inclusiva.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/6855478178963979http://lattes.cnpq.br/1954009454072037Marques, Ana Carolina dos Santos2023-12-18T19:10:41Z2023-12-18T19:10:41Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion64 f.application/pdfMARQUES, A. C. Shttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69844porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T11:58:15Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69844Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T11:58:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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