O estágio de neonatologia na graduação de enfermagem num contexto de mudanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesteira, Elaine Cristina Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21224
Resumo: O estágio se constitui numa peça fundamental do treinamento profissional diante do hiato entre as disciplinas básicas e profissionalizantes na configuração do ensino da enfermagem em nível superior e de seu movimento em direção à crescente especialização. Situado na área de ambivalência entre a Saúde da Mulher e a Pediatria, o presente trabalho tem como proposta avaliar a estrutura e o desenvolvimento do estágio disciplinar de Neonatologia, na perspectiva dos alunos, vislumbrando subsidiar seu aprimoramento. O estudo focalizou duas instituições - numa delas, o estágio se inseria na área de Saúde da Mulher; na outra, na disciplina de Neonatologia, na área da Pediatria – e comportou dois movimentos. A partir da análise documental e de entrevistas com os coordenadores de curso e docentes, num primeiro movimento, o levantamento se voltou à caracterização do estágio de neonatologia, em âmbito institucional. Num segundo movimento, objetivando a identificação do estágio na perspectiva dos alunos, utilizou-se a aplicação de questionários e a realização de grupos focais junto a estes alunos. Quanto aos conteúdos contemplados no estágio, os alunos apontaram como foco o RN normal e, secundariamente, o RN de baixo e médio risco. Maior deficiência foi referenciada aos recursos humanos e às condições materiais, constituintes do cenário de aprendizagem, particularmente, na ausência de campos próprios de estágio. Ressaltando-se limitações relativas ao exercício da SAE, a formação generalista esteve presente em seus relatos associada à noção de uma etapa para a escolha da especialização. O reconhecimento de que o mercado incorpora egressos sem a devida especialização, enquanto fonte de ansiedade, aponta o desencontro de suas expectativas em relação ao ensino da graduação, centrado no RN normal. Os alunos, em geral, manifestaram satisfação em relação ao estágio. A despeito disto, considerando graus variados de opiniões, eles sugeriram o aumento da carga horária, tendo em vista maior aproximação junto ao RN de risco. O estudo levantou como questão a necessidade de refletir sobre os cuidados com o recém-nascido, incluindo os de risco, no âmbito da atenção primária.
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O estudo focalizou duas instituições - numa delas, o estágio se inseria na área de Saúde da Mulher; na outra, na disciplina de Neonatologia, na área da Pediatria – e comportou dois movimentos. A partir da análise documental e de entrevistas com os coordenadores de curso e docentes, num primeiro movimento, o levantamento se voltou à caracterização do estágio de neonatologia, em âmbito institucional. Num segundo movimento, objetivando a identificação do estágio na perspectiva dos alunos, utilizou-se a aplicação de questionários e a realização de grupos focais junto a estes alunos. Quanto aos conteúdos contemplados no estágio, os alunos apontaram como foco o RN normal e, secundariamente, o RN de baixo e médio risco. Maior deficiência foi referenciada aos recursos humanos e às condições materiais, constituintes do cenário de aprendizagem, particularmente, na ausência de campos próprios de estágio. Ressaltando-se limitações relativas ao exercício da SAE, a formação generalista esteve presente em seus relatos associada à noção de uma etapa para a escolha da especialização. O reconhecimento de que o mercado incorpora egressos sem a devida especialização, enquanto fonte de ansiedade, aponta o desencontro de suas expectativas em relação ao ensino da graduação, centrado no RN normal. Os alunos, em geral, manifestaram satisfação em relação ao estágio. A despeito disto, considerando graus variados de opiniões, eles sugeriram o aumento da carga horária, tendo em vista maior aproximação junto ao RN de risco. O estudo levantou como questão a necessidade de refletir sobre os cuidados com o recém-nascido, incluindo os de risco, no âmbito da atenção primária.The stage plays a central role in professional training, once there is a gap between basic and professionalizing subjects in nursery higher education, and speciliazation is more and more reached. Among Women’s Health and Pediatrics study areas, this work presents an evaluation of neonatology stage from student’s point of view, aiming to improve its structure and development. The focus of this monograph was based on two Universities. The first one includes the neonatology stage in Women’s Health department; the second one considered it in Pediatric’s department. Firstly trough analysis of documents and interviews with teachers and co-ordenators, and secondly identifying student’s opinions about the institutional neonatology practical training, this work applied questionnaires and elaborated discussion groups with students. Regarding to stage’s contents, students pointed normal newborn child as the main focus, followed by low and medium risk newborns. The biggest deficiency mentioned was human and material resources in learning scenery, specially, where there is no specific stage range. To stress limitations concerned to SAE’s (Nursery Assistance Systematization) applications, the general graduation was related by students, however associated to its condition as first step to specialization choice. The work market that accepts professionals without specializations, was considered an anxiety resource, as well as it stresses the discordance between expectations concerned to gradation education, wihch is focalizes in normal newborn children.BV UNIFESP: Teses e dissertações134 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnfermagemCurrículoNeonatologiaO estágio de neonatologia na graduação de enfermagem num contexto de mudançasThe stage of neonatology in gradation of nursing in the context of moveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-21224.pdfPublico-21224.pdfapplication/pdf1237055${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21224/1/Publico-21224.pdfc771fd16962e31b2d0fb8385698ee90dMD51open accessTEXTPublico-21224.pdf.txtPublico-21224.pdf.txtExtracted texttext/plain190906${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21224/3/Publico-21224.pdf.txt0e214c8d7a82b02804aebec756b58e2dMD53open accessTHUMBNAILPublico-21224.pdf.jpgPublico-21224.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3834${dspace.ui.url}/bitstream/11600/21224/5/Publico-21224.pdf.jpg5fe88d6d26809a4c08d8d0bbb81f8623MD55open access11600/212242023-05-15 01:28:45.384open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/21224Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:28:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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