Avaliação na Educação Infantil: Um olhar para as orientações nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hornink, Thais Regueira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67930
Resumo: O presente trabalho partiu de questionamentos a respeito de como ocorre a avaliação do processo educacional das crianças na educação infantil. Trata-se de pesquisa descritiva analítica, organizada de forma qualitativa, a partir de análise documental. As fontes de dados coletadas referem-se a documentos de orientação nacional na área da educação infantil. O trabalho apresentou três etapas: busca por documentos oficiais e a legislação disponível que trata sobre o histórico da educação infantil, com destaque para o período analisado (de 1998 a 2009); seleção de documentos oficiais principais para a orientação voltada à elaboração de trabalho pedagógico, destacando o tema da avaliação da educação infantil; e, por fim, análise dos documentos selecionados. Para tanto, a principal fonte para análise dos dados foi o sítio do Ministério da Educação e Cultura, sendo possível identificar as concepções sobre a avaliação na educação infantil, observando ainda as concepções de qualidade na educação e currículo que norteiam os documentos. Foi utilizado como referencias teóricas de autores que discutem o conceito de qualidade, currículo e avaliação na educação infantil. O estudo nos leva a concluir que as concepções de avaliação da educação infantil nos documentos de orientação nacional do período analisado se complementam com focos diferentes e encontram-se relacionados aos contextos de sua produção. Uma primeira concepção se relaciona mais à avaliação global da criança com foco no acompanhamento do seu processo educacional, sem intenção de promoção e a segunda, sem descuidar dessa primeira, centra-se mais nos ambientes promotores do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tais considerações podem contribuir para a reflexão sobre a formação de professores de educação infantil, na Formação Inicial e Formação Contínua.
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O trabalho apresentou três etapas: busca por documentos oficiais e a legislação disponível que trata sobre o histórico da educação infantil, com destaque para o período analisado (de 1998 a 2009); seleção de documentos oficiais principais para a orientação voltada à elaboração de trabalho pedagógico, destacando o tema da avaliação da educação infantil; e, por fim, análise dos documentos selecionados. Para tanto, a principal fonte para análise dos dados foi o sítio do Ministério da Educação e Cultura, sendo possível identificar as concepções sobre a avaliação na educação infantil, observando ainda as concepções de qualidade na educação e currículo que norteiam os documentos. Foi utilizado como referencias teóricas de autores que discutem o conceito de qualidade, currículo e avaliação na educação infantil. O estudo nos leva a concluir que as concepções de avaliação da educação infantil nos documentos de orientação nacional do período analisado se complementam com focos diferentes e encontram-se relacionados aos contextos de sua produção. Uma primeira concepção se relaciona mais à avaliação global da criança com foco no acompanhamento do seu processo educacional, sem intenção de promoção e a segunda, sem descuidar dessa primeira, centra-se mais nos ambientes promotores do desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tais considerações podem contribuir para a reflexão sobre a formação de professores de educação infantil, na Formação Inicial e Formação Contínua.This study left questions about how is the evaluation of the educational process of children in early childhood education. It is descriptive analytical, organized in a qualitative way, from documentary analysis. The sources of data collected refer to national guidance in the area of early childhood education. The paper presents three steps: search for available official documents and legislation that deals with the history of early childhood educations, with emphasis on the period 1988 to 2009; selection of official documents for the main orientation to the development of pedagogical work, highlighting the theme of the evaluation of early childhood education, and, finally, analysis of the selected documents. To this end, the main source for data analysis was the site of the Ministry of Education and Culture, it is possible to identify the conceptions of assessment in early childhood education, noting the concepts of quality in education and curriculum guide documents. It was used as the theoretical references of authors who discuss the concept of quality, curriculum and assessment in early childhood education in national policy documents of the period analyzes are complemented with different focuses and are related to the contexts of their production. A first concept relates more to the overall assessment of the child with focus on monitoring their educational process, with no intention of promoting and second, taking care of that first, it focuses more on promoting environments of the child‟s development and learning. Such considerations may contribute to the reflection on teacher training in early childhood education in initial and continuing education.87 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)AvaliaçãoEducação InfantilInstrumento de avaliaçãoPolíticas PúblicasEvaluationEarly Childhood EducationAssessment toolPublic PolicyAvaliação na Educação Infantil: Um olhar para as orientações nacionaisEvaluation on Childhood Education: A look for the National guidelinesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679302023-06-07 11:12:29.642metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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