Território Geopolítico na Curadoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/66327 |
Resumo: | A presente pesquisa reflete a curadoria como uma zona territorial. Uma estrutura que se forma a partir de jogos de poder, conflito e tensão, formados, sim, pela objectualidade e estética, mas também por uma conjuntura política, global, local, institucional e patronal. Para isso, a pesquisa adota um olhar microscópico para compreender o território da curadoria do Brasil, em sua formação na cidade de São Paulo, adotando o anacronismo existente na própria formação da curadoria, como também na própria história da arte. Estabelecemos um período para pensar o desenvolvimento curadoria no Brasil – tangenciada por um internacionalismo, uma globalização (ou uma pré-globalização) e conceitos locais – que é o final dos anos 60 e os primeiros anos da década de 70, mais especificamente 1972. Momento em que se realizou no Museu de Arte Contemporânea da Universidade (1963- 1978), a 6ª Jovem Arte Contemporânea de 1972. Esta exposição vamos olhar; para identificar essas tensões de muitas ordens, como estética, histórica, institucional, política, social, local e internacional. Não se trata de recontar mais uma vez o que houve na JAC/72, ou muito menos afirmar sobre a gênese da curadoria. Mas de olhar para este espaço e compreender a curadoria e o seu território, na tentativa de encontrar sua especificidade e signos, mas emergir esse território, tendo como peça chave na intersecção um dos maiores estudiosos sobre espaço, o geógrafo Milton Santos, aliados com autores decoloniais para também reler a própria história da curadoria e seus símbolos coloniais. |
id |
UFSP_dce62002776893fdd8f8ee0a7bd9ae94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/66327 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Assis, Ana Paula Lopes [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7130781723622494http://lattes.cnpq.br/7807906096752073Spricigo, Vinicius Pontes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-01-12T17:07:09Z2023-01-12T17:07:09Z2022-09-30https://repositorio.unifesp.br/11600/66327A presente pesquisa reflete a curadoria como uma zona territorial. Uma estrutura que se forma a partir de jogos de poder, conflito e tensão, formados, sim, pela objectualidade e estética, mas também por uma conjuntura política, global, local, institucional e patronal. Para isso, a pesquisa adota um olhar microscópico para compreender o território da curadoria do Brasil, em sua formação na cidade de São Paulo, adotando o anacronismo existente na própria formação da curadoria, como também na própria história da arte. Estabelecemos um período para pensar o desenvolvimento curadoria no Brasil – tangenciada por um internacionalismo, uma globalização (ou uma pré-globalização) e conceitos locais – que é o final dos anos 60 e os primeiros anos da década de 70, mais especificamente 1972. Momento em que se realizou no Museu de Arte Contemporânea da Universidade (1963- 1978), a 6ª Jovem Arte Contemporânea de 1972. Esta exposição vamos olhar; para identificar essas tensões de muitas ordens, como estética, histórica, institucional, política, social, local e internacional. Não se trata de recontar mais uma vez o que houve na JAC/72, ou muito menos afirmar sobre a gênese da curadoria. Mas de olhar para este espaço e compreender a curadoria e o seu território, na tentativa de encontrar sua especificidade e signos, mas emergir esse território, tendo como peça chave na intersecção um dos maiores estudiosos sobre espaço, o geógrafo Milton Santos, aliados com autores decoloniais para também reler a própria história da curadoria e seus símbolos coloniais.Não recebi financiamento103 f.porUniversidade Federal de São PauloCuradoriaTerritórioGeopolíticaHistória da ArteArte ContemporâneaTerritório Geopolítico na CuradoriaTerritório Geopolítico En La Curadoríainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteCuradoriaInstituições, Discursos e AlteridadeORIGINALUniversidade de São Paulo_Território Geopolítico Na Curadoria_Ana Paula Lopes de Assis.pdfUniversidade de São Paulo_Território Geopolítico Na Curadoria_Ana Paula Lopes de Assis.pdfDissertação principalapplication/pdf1125784${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/1/Universidade%20de%20S%c3%a3o%20Paulo_Territ%c3%b3rio%20Geopol%c3%adtico%20Na%20Curadoria_Ana%20Paula%20Lopes%20de%20Assis.pdfeea7a214ca1004851e3bb21c9d1617a1MD51open accessTEXTUniversidade de São Paulo_Território Geopolítico Na Curadoria_Ana Paula Lopes de Assis.pdf.txtUniversidade de São Paulo_Território Geopolítico Na Curadoria_Ana Paula Lopes de Assis.pdf.txtExtracted texttext/plain239619${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/6/Universidade%20de%20S%c3%a3o%20Paulo_Territ%c3%b3rio%20Geopol%c3%adtico%20Na%20Curadoria_Ana%20Paula%20Lopes%20de%20Assis.pdf.txt9af1d057a4db4e9b8c569713d776de96MD56open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85783${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/2/license.txt3f9f85619875b3ade9c478cf9325cf1cMD52open accessTHUMBNAILUniversidade de São Paulo_Território Geopolítico Na Curadoria_Ana Paula Lopes de Assis.pdf.jpgUniversidade de São Paulo_Território Geopolítico Na Curadoria_Ana Paula Lopes de Assis.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3604${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/8/Universidade%20de%20S%c3%a3o%20Paulo_Territ%c3%b3rio%20Geopol%c3%adtico%20Na%20Curadoria_Ana%20Paula%20Lopes%20de%20Assis.pdf.jpgafed0aba04a95384337701cc8bcec622MD58open access11600/663272023-05-15 09:23:23.567open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/66327VEVSTU9TIEUgQ09OREnDh8OVRVMgUEFSQSBPIExJQ0VOQ0lBTUVOVE8gRE8gQVJRVUlWQU1FTlRPLCBSRVBST0RVw4fDg08gRSBESVZVTEdBw4fDg08gUMOaQkxJQ0EgREUgQ09OVEXDmkRPIE5PIFJFUE9TSVTDk1JJTyBJTlNUSVRVQ0lPTkFMIFVOSUZFU1AKCjEuIEV1LCBBbmEgQXNzaXMgKGFuYS5sb3BlczI3QHVuaWZlc3AuYnIpLCByZXNwb25zw6F2ZWwgcGVsbyB0cmFiYWxobyDigJxUZXJyaXTDs3JpbyBHZW9wb2zDrXRpY28gbmEgQ3VyYWRvcmlh4oCdIGUvb3UgdXN1w6FyaW8tZGVwb3NpdGFudGUgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgVU5JRkVTUCxhc3NlZ3VybyBubyBwcmVzZW50ZSBhdG8gcXVlIHNvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXRyaW1vbmlhaXMgZS9vdSBkaXJlaXRvcyBjb25leG9zIHJlZmVyZW50ZXMgw6AgdG90YWxpZGFkZSBkYSBPYnJhIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhIGVtIGZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCwgYmVtIGNvbW8gZGUgc2V1cyBjb21wb25lbnRlcyBtZW5vcmVzLCBlbSBzZSB0cmF0YW5kbyBkZSBvYnJhIGNvbGV0aXZhLCBjb25mb3JtZSBvIHByZWNlaXR1YWRvIHBlbGEgTGVpIDkuNjEwLzk4IGUvb3UgTGVpIDkuNjA5Lzk4LiBOw6NvIHNlbmRvIGVzdGUgbyBjYXNvLCBhc3NlZ3VybyB0ZXIgb2J0aWRvIGRpcmV0YW1lbnRlIGRvcyBkZXZpZG9zIHRpdHVsYXJlcyBhdXRvcml6YcOnw6NvIHByw6l2aWEgZSBleHByZXNzYSBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIGUgcGFyYSBhIGRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBPYnJhLCBhYnJhbmdlbmRvIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGUgY29uZXhvcyBhZmV0YWRvcyBwZWxhIGFzc2luYXR1cmEgZG8gcHJlc2VudGUgdGVybW8gZGUgbGljZW5jaWFtZW50bywgZGUgbW9kbyBhIGVmZXRpdmFtZW50ZSBpc2VudGFyIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyAoVU5JRkVTUCkgZSBzZXVzIGZ1bmNpb27DoXJpb3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgcmVzcG9uc2FiaWxpZGFkZSBwZWxvIHVzbyBuw6NvLWF1dG9yaXphZG8gZG8gbWF0ZXJpYWwgZGVwb3NpdGFkbywgc2VqYSBlbSB2aW5jdWxhw6fDo28gYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgVU5JRkVTUCwgc2VqYSBlbSB2aW5jdWxhw6fDo28gYSBxdWFpc3F1ZXIgc2VydmnDp29zIGRlIGJ1c2NhIGUgZGUgZGlzdHJpYnVpw6fDo28gZGUgY29udGXDumRvIHF1ZSBmYcOnYW0gdXNvIGRhcyBpbnRlcmZhY2VzIGUgZXNwYcOnbyBkZSBhcm1hemVuYW1lbnRvIHByb3ZpZGVuY2lhZG9zIHBlbGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyAoVU5JRkVTUCkgcG9yIG1laW8gZGUgc2V1cyBzaXN0ZW1hcyBpbmZvcm1hdGl6YWRvcy4KCjIuIEEgY29uY29yZMOibmNpYSBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSB0ZW0gY29tbyBjb25zZXF1w6puY2lhIGEgdHJhbnNmZXLDqm5jaWEsIGEgdMOtdHVsbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBlIG7Do28tb25lcm9zbywgaXNlbnRhIGRvIHBhZ2FtZW50byBkZSByb3lhbHRpZXMgb3UgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgY29udHJhcHJlc3Rhw6fDo28sIHBlY3VuacOhcmlhIG91IG7Do28sIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhcm1hemVuYXIgZGlnaXRhbG1lbnRlLCBkZSByZXByb2R1emlyIGUgZGUgZGlzdHJpYnVpciBuYWNpb25hbCBlIGludGVybmFjaW9uYWxtZW50ZSBhIE9icmEsIGluY2x1aW5kby1zZSBvIHNldSByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QsIHBvciBtZWlvcyBlbGV0csO0bmljb3MgYW8gcMO6YmxpY28gZW0gZ2VyYWwsIGVtIHJlZ2ltZSBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgoKMy4gQSBwcmVzZW50ZSBsaWNlbsOnYSB0YW1iw6ltIGFicmFuZ2UsIG5vcyBtZXNtb3MgdGVybW9zIGVzdGFiZWxlY2lkb3Mgbm8gaXRlbSAyLCBzdXByYSwgcXVhbHF1ZXIgZGlyZWl0byBkZSBjb211bmljYcOnw6NvIGFvIHDDumJsaWNvIGNhYsOtdmVsIGVtIHJlbGHDp8OjbyDDoCBPYnJhIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLCBpbmNsdWluZG8tc2Ugb3MgdXNvcyByZWZlcmVudGVzIMOgIHJlcHJlc2VudGHDp8OjbyBww7pibGljYSBlL291IGV4ZWN1w6fDo28gcMO6YmxpY2EsIGJlbSBjb21vIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIG1vZGFsaWRhZGUgZGUgY29tdW5pY2HDp8OjbyBhbyBww7pibGljbyBxdWUgZXhpc3RhIG91IHZlbmhhIGEgZXhpc3Rpciwgbm9zIHRlcm1vcyBkbyBhcnRpZ28gNjggZSBzZWd1aW50ZXMgZGEgTGVpIDkuNjEwLzk4LCBuYSBleHRlbnPDo28gcXVlIGZvciBhcGxpY8OhdmVsIGFvcyBzZXJ2acOnb3MgcHJlc3RhZG9zIGFvIHDDumJsaWNvIHBlbGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgU8OjbyBQYXVsbyAoVU5JRkVTUCkuCgo0LiBFc3RhIGxpY2Vuw6dhIGFicmFuZ2UsIGFpbmRhLCBub3MgbWVzbW9zIHRlcm1vcyBlc3RhYmVsZWNpZG9zIG5vIGl0ZW0gMiwgc3VwcmEsIHRvZG9zIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbmV4b3MgZGUgYXJ0aXN0YXMgaW50w6lycHJldGVzIG91IGV4ZWN1dGFudGVzLCBwcm9kdXRvcmVzIGZvbm9ncsOhZmljb3Mgb3UgZW1wcmVzYXMgZGUgcmFkaW9kaWZ1c8OjbyBxdWUgZXZlbnR1YWxtZW50ZSBzZWphbSBhcGxpY8OhdmVpcyBlbSByZWxhw6fDo28gw6Agb2JyYSBkZXBvc2l0YWRhLCBlbSBjb25mb3JtaWRhZGUgY29tIG8gcmVnaW1lIGZpeGFkbyBubyBUw610dWxvIFYgZGEgTGVpIDkuNjEwLzk4LgoKNS4gU2UgYSBPYnJhIGRlcG9zaXRhZGEgZm9pIG91IMOpIG9iamV0byBkZSBmaW5hbmNpYW1lbnRvIHBvciBpbnN0aXR1acOnw7VlcyBkZSBmb21lbnRvIMOgIHBlc3F1aXNhIG91IHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHNlbWVsaGFudGUsIHZvY8OqIG91IG8gdGl0dWxhciBhc3NlZ3VyYSBxdWUgY3VtcHJpdSB0b2RhcyBhcyBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgcXVlIGxoZSBmb3JhbSBpbXBvc3RhcyBwZWxhIGluc3RpdHVpw6fDo28gZmluYW5jaWFkb3JhIGVtIHJhesOjbyBkbyBmaW5hbmNpYW1lbnRvLCBlIHF1ZSBuw6NvIGVzdMOhIGNvbnRyYXJpYW5kbyBxdWFscXVlciBkaXNwb3Npw6fDo28gY29udHJhdHVhbCByZWZlcmVudGUgw6AgcHVibGljYcOnw6NvIGRvIGNvbnRlw7pkbyBvcmEgc3VibWV0aWRvIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AuCiAKNi4gQXV0b3JpemEgYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBTw6NvIFBhdWxvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgYSBvYnJhIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AgZGUgZm9ybWEgZ3JhdHVpdGEsIGRlIGFjb3JkbyBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBww7pibGljYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zOiBBdHJpYnVpw6fDo28tU2VtIERlcml2YcOnw7Vlcy1TZW0gRGVyaXZhZG9zIDQuMCBJbnRlcm5hY2lvbmFsIChDQyBCWS1OQy1ORCksIHBlcm1pdGluZG8gc2V1IGxpdnJlIGFjZXNzbywgdXNvIGUgY29tcGFydGlsaGFtZW50bywgZGVzZGUgcXVlIGNpdGFkYSBhIGZvbnRlLiBBIG9icmEgY29udGludWEgcHJvdGVnaWRhIHBvciBEaXJlaXRvcyBBdXRvcmFpcyBlL291IHBvciBvdXRyYXMgbGVpcyBhcGxpY8OhdmVpcy4gUXVhbHF1ZXIgdXNvIGRhIG9icmEsIHF1ZSBuw6NvIG8gYXV0b3JpemFkbyBzb2IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSBvdSBwZWxhIGxlZ2lzbGHDp8OjbyBhdXRvcmFsLCDDqSBwcm9pYmlkby4gIAoKNy4gQXRlc3RhIHF1ZSBhIE9icmEgc3VibWV0aWRhIG7Do28gY29udMOpbSBxdWFscXVlciBpbmZvcm1hw6fDo28gY29uZmlkZW5jaWFsIHN1YSBvdSBkZSB0ZXJjZWlyb3MuCgo4LiBBdGVzdGEgcXVlIG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgZm9pIGVsYWJvcmFkbyByZXNwZWl0YW5kbyBvcyBwcmluY8OtcGlvcyBkYSBtb3JhbCBlIGRhIMOpdGljYSBlIG7Do28gdmlvbG91IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgaW50ZWxlY3R1YWwsIHNvYiBwZW5hIGRlIHJlc3BvbmRlciBjaXZpbCwgY3JpbWluYWwsIMOpdGljYSBlIHByb2Zpc3Npb25hbG1lbnRlIHBvciBtZXVzIGF0b3M7Cgo5LiBBdGVzdGEgcXVlIGEgdmVyc8OjbyBkbyB0cmFiYWxobyBwcmVzZW50ZSBubyBhcnF1aXZvIHN1Ym1ldGlkbyDDqSBhIHZlcnPDo28gZGVmaW5pdGl2YSBxdWUgaW5jbHVpIGFzIGFsdGVyYcOnw7VlcyBkZWNvcnJlbnRlcyBkYSBkZWZlc2EsIHNvbGljaXRhZGFzIHBlbGEgYmFuY2EsIHNlIGhvdXZlIGFsZ3VtYSwgb3Ugc29saWNpdGFkYXMgcG9yIHBhcnRlIGRlIG9yaWVudGHDp8OjbyBkb2NlbnRlIHJlc3BvbnPDoXZlbDsKCjEwLiBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFPDo28gUGF1bG8gKFVOSUZFU1ApIG8gZGlyZWl0byBuw6NvIGV4Y2x1c2l2byBkZSByZWFsaXphciBxdWFpc3F1ZXIgYWx0ZXJhw6fDtWVzIG5hIG3DrWRpYSBvdSBubyBmb3JtYXRvIGRvIGFycXVpdm8gcGFyYSBwcm9ww7NzaXRvcyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIGRpZ2l0YWwsIGRlIGFjZXNzaWJpbGlkYWRlIGUgZGUgbWVsaG9yIGlkZW50aWZpY2HDp8OjbyBkbyB0cmFiYWxobyBzdWJtZXRpZG8sIGRlc2RlIHF1ZSBuw6NvIHNlamEgYWx0ZXJhZG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbyBpbnRlbGVjdHVhbC4KCkFvIGNvbmNsdWlyIGFzIGV0YXBhcyBkbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGFycXVpdm9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIFVOSUZFU1AsIGF0ZXN0byBxdWUgbGkgZSBjb25jb3JkZWkgaW50ZWdyYWxtZW50ZSBjb20gb3MgdGVybW9zIGFjaW1hIGRlbGltaXRhZG9zLCBzZW0gZmF6ZXIgcXVhbHF1ZXIgcmVzZXJ2YSBlIG5vdmFtZW50ZSBjb25maXJtYW5kbyBxdWUgY3VtcHJvIG9zIHJlcXVpc2l0b3MgaW5kaWNhZG9zIG5vcyBpdGVucyBtZW5jaW9uYWRvcyBhbnRlcmlvcm1lbnRlLgoKSGF2ZW5kbyBxdWFscXVlciBkaXNjb3Jkw6JuY2lhIGVtIHJlbGHDp8OjbyBhIHByZXNlbnRlIGxpY2Vuw6dhIG91IG7Do28gc2UgdmVyaWZpY2FuZG8gbyBleGlnaWRvIG5vcyBpdGVucyBhbnRlcmlvcmVzLCB2b2PDqiBkZXZlIGludGVycm9tcGVyIGltZWRpYXRhbWVudGUgbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLiBBIGNvbnRpbnVpZGFkZSBkbyBwcm9jZXNzbyBlcXVpdmFsZSDDoCBjb25jb3Jkw6JuY2lhIGUgw6AgYXNzaW5hdHVyYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGNvbSB0b2RhcyBhcyBjb25zZXF1w6puY2lhcyBuZWxlIHByZXZpc3Rhcywgc3VqZWl0YW5kby1zZSBvIHNpZ25hdMOhcmlvIGEgc2Fuw6fDtWVzIGNpdmlzIGUgY3JpbWluYWlzIGNhc28gbsOjbyBzZWphIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhdHJpbW9uaWFpcyBlL291IGNvbmV4b3MgYXBsaWPDoXZlaXMgw6AgT2JyYSBkZXBvc2l0YWRhIGR1cmFudGUgZXN0ZSBwcm9jZXNzbywgb3UgY2FzbyBuw6NvIHRlbmhhIG9idGlkbyBwcsOpdmlhIGUgZXhwcmVzc2EgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyB0aXR1bGFyIHBhcmEgbyBkZXDDs3NpdG8gZSB0b2RvcyBvcyB1c29zIGRhIE9icmEgZW52b2x2aWRvcy4KClNlIHRpdmVyIHF1YWxxdWVyIGTDunZpZGEgcXVhbnRvIGFvcyB0ZXJtb3MgZGUgbGljZW5jaWFtZW50byBlIHF1YW50byBhbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvLCBlbnRyZSBlbSBjb250YXRvIGNvbSBhIGJpYmxpb3RlY2EgZG8gc2V1IGNhbXB1cyAoY29uc3VsdGUgZW06IGh0dHBzOi8vYmlibGlvdGVjYXMudW5pZmVzcC5ici9iaWJsaW90ZWNhcy1kYS1yZWRlKS4gCgpTw6NvIFBhdWxvLCBTYXQgSmFuIDA3IDE3OjMxOjI0IEJSVCAyMDIzLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:23:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Território Geopolítico na Curadoria |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Território Geopolítico En La Curadoría |
title |
Território Geopolítico na Curadoria |
spellingShingle |
Território Geopolítico na Curadoria Assis, Ana Paula Lopes [UNIFESP] Curadoria Território Geopolítica História da Arte Arte Contemporânea |
title_short |
Território Geopolítico na Curadoria |
title_full |
Território Geopolítico na Curadoria |
title_fullStr |
Território Geopolítico na Curadoria |
title_full_unstemmed |
Território Geopolítico na Curadoria |
title_sort |
Território Geopolítico na Curadoria |
author |
Assis, Ana Paula Lopes [UNIFESP] |
author_facet |
Assis, Ana Paula Lopes [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7130781723622494 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7807906096752073 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Ana Paula Lopes [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Spricigo, Vinicius Pontes [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Spricigo, Vinicius Pontes [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curadoria Território Geopolítica História da Arte Arte Contemporânea |
topic |
Curadoria Território Geopolítica História da Arte Arte Contemporânea |
description |
A presente pesquisa reflete a curadoria como uma zona territorial. Uma estrutura que se forma a partir de jogos de poder, conflito e tensão, formados, sim, pela objectualidade e estética, mas também por uma conjuntura política, global, local, institucional e patronal. Para isso, a pesquisa adota um olhar microscópico para compreender o território da curadoria do Brasil, em sua formação na cidade de São Paulo, adotando o anacronismo existente na própria formação da curadoria, como também na própria história da arte. Estabelecemos um período para pensar o desenvolvimento curadoria no Brasil – tangenciada por um internacionalismo, uma globalização (ou uma pré-globalização) e conceitos locais – que é o final dos anos 60 e os primeiros anos da década de 70, mais especificamente 1972. Momento em que se realizou no Museu de Arte Contemporânea da Universidade (1963- 1978), a 6ª Jovem Arte Contemporânea de 1972. Esta exposição vamos olhar; para identificar essas tensões de muitas ordens, como estética, histórica, institucional, política, social, local e internacional. Não se trata de recontar mais uma vez o que houve na JAC/72, ou muito menos afirmar sobre a gênese da curadoria. Mas de olhar para este espaço e compreender a curadoria e o seu território, na tentativa de encontrar sua especificidade e signos, mas emergir esse território, tendo como peça chave na intersecção um dos maiores estudiosos sobre espaço, o geógrafo Milton Santos, aliados com autores decoloniais para também reler a própria história da curadoria e seus símbolos coloniais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-12T17:07:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-12T17:07:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66327 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/66327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/1/Universidade%20de%20S%c3%a3o%20Paulo_Territ%c3%b3rio%20Geopol%c3%adtico%20Na%20Curadoria_Ana%20Paula%20Lopes%20de%20Assis.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/6/Universidade%20de%20S%c3%a3o%20Paulo_Territ%c3%b3rio%20Geopol%c3%adtico%20Na%20Curadoria_Ana%20Paula%20Lopes%20de%20Assis.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66327/8/Universidade%20de%20S%c3%a3o%20Paulo_Territ%c3%b3rio%20Geopol%c3%adtico%20Na%20Curadoria_Ana%20Paula%20Lopes%20de%20Assis.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eea7a214ca1004851e3bb21c9d1617a1 9af1d057a4db4e9b8c569713d776de96 3f9f85619875b3ade9c478cf9325cf1c afed0aba04a95384337701cc8bcec622 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764140778881024 |