“Pontas Soltas”: uma análise histórica de A Saga do Monstro do Pântano (1983-1987)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71290 |
Resumo: | As histórias em quadrinhos fazem parte da nossa vida cotidiana desde o século XIX. Sua massificação se deu através da consolidação da imprensa, trazendo conteúdo humorístico com caráter crítico por meio de tiras, cartuns e charges. No século XX, os quadrinhos tornaram-se autônomos em relação aos jornais, criando sua própria indústria. As histórias em quadrinhos criaram, em seus universos ficcionais, personagens que "testemunharam" eventos políticos e sociais de seus contextos de produção. Um dos autores mais influentes de histórias em quadrinhos da contemporaneidade, o britânico Alan Moore, reconfigurou o gênero trazendo narrativas complexas, violentas, recheadas de críticas aos super-heróis e à organização da sociedade capitalista, voltadas ao público adulto. Moore escreveu histórias de muito sucesso, como A Saga do Monstro do Pântano (1984-87), Watchmen (1986), V de Vingança (1988). Em A Saga do Monstro do Pântano, Alan Moore abordou diversos temas que estavam sendo discutidos na década de 1980, como a questão nuclear, políticas desarmamentistas, políticas antidrogas, sexismo, racismo, através de símbolos do horror gótico e da ficção científica. Para discutir as representações da Saga do Monstro do Pântano, os estudos da linguagem dos quadrinhos ajudam a entender as especificidades da nona arte e o emaranhado de relações que se desenvolvem entre os quadros. Dessa maneira, espera-se compreender como Alan Moore articula, em sua narrativa, seu posicionamento diante dos governos neoliberais e da onda conservadora de Margaret Thatcher e Ronald Reagan nos anos de 1980, analisando, através dos estudos narrativos dos quadrinhos, as representações presentes na obra. |
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“Pontas Soltas”: uma análise histórica de A Saga do Monstro do Pântano (1983-1987)Loose Ends: a historical analysis of The Saga of the Swamp Thing (1983-1987)Estados UnidosQuadrinhosHorrorAlan MooreMonstro do PântanoAs histórias em quadrinhos fazem parte da nossa vida cotidiana desde o século XIX. Sua massificação se deu através da consolidação da imprensa, trazendo conteúdo humorístico com caráter crítico por meio de tiras, cartuns e charges. No século XX, os quadrinhos tornaram-se autônomos em relação aos jornais, criando sua própria indústria. As histórias em quadrinhos criaram, em seus universos ficcionais, personagens que "testemunharam" eventos políticos e sociais de seus contextos de produção. Um dos autores mais influentes de histórias em quadrinhos da contemporaneidade, o britânico Alan Moore, reconfigurou o gênero trazendo narrativas complexas, violentas, recheadas de críticas aos super-heróis e à organização da sociedade capitalista, voltadas ao público adulto. Moore escreveu histórias de muito sucesso, como A Saga do Monstro do Pântano (1984-87), Watchmen (1986), V de Vingança (1988). Em A Saga do Monstro do Pântano, Alan Moore abordou diversos temas que estavam sendo discutidos na década de 1980, como a questão nuclear, políticas desarmamentistas, políticas antidrogas, sexismo, racismo, através de símbolos do horror gótico e da ficção científica. Para discutir as representações da Saga do Monstro do Pântano, os estudos da linguagem dos quadrinhos ajudam a entender as especificidades da nona arte e o emaranhado de relações que se desenvolvem entre os quadros. Dessa maneira, espera-se compreender como Alan Moore articula, em sua narrativa, seu posicionamento diante dos governos neoliberais e da onda conservadora de Margaret Thatcher e Ronald Reagan nos anos de 1980, analisando, através dos estudos narrativos dos quadrinhos, as representações presentes na obra.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloNemi, Ana Lúcia Lanahttp://lattes.cnpq.br/3238114239917472http://lattes.cnpq.br/5418375785013690Carvalho, Millena Barbosa de2024-06-28T16:51:53Z2024-06-28T16:51:53Z2023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71290porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-06-28T13:51:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71290Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652024-06-28T13:51:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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