Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71711
Resumo: Exercícios com os problemas da recombinação, criação e inspiração através do trabalho de Chico Buarque e alguns de seus enunciados acerca da compra de composições; uma passagem pelo cinema de Andrei Tarkovski a respeito da montagem, do trabalho com a equipe e atores; por entre notas de Clarice Lispector e seu arrastão de marcas no fazimento de escritos, o dito improviso no jazz com Miles davis e Herbie Hancock e o problema do ruído e o silêncio em uma obra de John Cage. Neste interjogo de exercícios, esse escrito analisa o que disseram tais artistas e o que se passa entre estes problemas em distintas artes. Alguns dos operadores conceituais são a noção de opacidade de Edouard Glissant, bem como de finito-ilimitado, devir e inspiração nos escritos de Gilles Deleuze. Distinto da lógica romântica e liberal da expressão espontânea que se faz ouvir desde 'dentro', essas questões implicam um trabalho intensivo, envolvido com uma multiplicidade de forças. Aposta que inflete diferentemente nos gêneros artísticos com os desdobramentos indicados pelos compositores, músicos, cineasta e escritora. Nestas análises, foi relevante uma ética da porosidade, estar no meio, um trabalho com corpos atravessados em acontecimentos, um jogo para além de oposições fáceis.
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