Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71711 |
Resumo: | Exercícios com os problemas da recombinação, criação e inspiração através do trabalho de Chico Buarque e alguns de seus enunciados acerca da compra de composições; uma passagem pelo cinema de Andrei Tarkovski a respeito da montagem, do trabalho com a equipe e atores; por entre notas de Clarice Lispector e seu arrastão de marcas no fazimento de escritos, o dito improviso no jazz com Miles davis e Herbie Hancock e o problema do ruído e o silêncio em uma obra de John Cage. Neste interjogo de exercícios, esse escrito analisa o que disseram tais artistas e o que se passa entre estes problemas em distintas artes. Alguns dos operadores conceituais são a noção de opacidade de Edouard Glissant, bem como de finito-ilimitado, devir e inspiração nos escritos de Gilles Deleuze. Distinto da lógica romântica e liberal da expressão espontânea que se faz ouvir desde 'dentro', essas questões implicam um trabalho intensivo, envolvido com uma multiplicidade de forças. Aposta que inflete diferentemente nos gêneros artísticos com os desdobramentos indicados pelos compositores, músicos, cineasta e escritora. Nestas análises, foi relevante uma ética da porosidade, estar no meio, um trabalho com corpos atravessados em acontecimentos, um jogo para além de oposições fáceis. |
id |
UFSP_def36085f341b6819fa46c803c5c3f90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71711 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidadeRecombinaçãoInspiraçãoCriaçãoAcontecimentoArtesExercícios com os problemas da recombinação, criação e inspiração através do trabalho de Chico Buarque e alguns de seus enunciados acerca da compra de composições; uma passagem pelo cinema de Andrei Tarkovski a respeito da montagem, do trabalho com a equipe e atores; por entre notas de Clarice Lispector e seu arrastão de marcas no fazimento de escritos, o dito improviso no jazz com Miles davis e Herbie Hancock e o problema do ruído e o silêncio em uma obra de John Cage. Neste interjogo de exercícios, esse escrito analisa o que disseram tais artistas e o que se passa entre estes problemas em distintas artes. Alguns dos operadores conceituais são a noção de opacidade de Edouard Glissant, bem como de finito-ilimitado, devir e inspiração nos escritos de Gilles Deleuze. Distinto da lógica romântica e liberal da expressão espontânea que se faz ouvir desde 'dentro', essas questões implicam um trabalho intensivo, envolvido com uma multiplicidade de forças. Aposta que inflete diferentemente nos gêneros artísticos com os desdobramentos indicados pelos compositores, músicos, cineasta e escritora. Nestas análises, foi relevante uma ética da porosidade, estar no meio, um trabalho com corpos atravessados em acontecimentos, um jogo para além de oposições fáceis.Universidade Federal de São PauloHenz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8635317893278680http://lattes.cnpq.br/9675284265995061Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP]2024-09-04T00:02:33Z2024-09-04T00:02:33Z2024-08-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion32 f.application/pdfAFONSO, Guilherme Avelino. Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade. 2024. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71711porSantos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-04T20:38:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71711Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-04T20:38:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
title |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
spellingShingle |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP] Recombinação Inspiração Criação Acontecimento Artes |
title_short |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
title_full |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
title_fullStr |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
title_full_unstemmed |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
title_sort |
Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade |
author |
Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP] |
author_facet |
Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/8635317893278680 http://lattes.cnpq.br/9675284265995061 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Guilherme Avelino [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recombinação Inspiração Criação Acontecimento Artes |
topic |
Recombinação Inspiração Criação Acontecimento Artes |
description |
Exercícios com os problemas da recombinação, criação e inspiração através do trabalho de Chico Buarque e alguns de seus enunciados acerca da compra de composições; uma passagem pelo cinema de Andrei Tarkovski a respeito da montagem, do trabalho com a equipe e atores; por entre notas de Clarice Lispector e seu arrastão de marcas no fazimento de escritos, o dito improviso no jazz com Miles davis e Herbie Hancock e o problema do ruído e o silêncio em uma obra de John Cage. Neste interjogo de exercícios, esse escrito analisa o que disseram tais artistas e o que se passa entre estes problemas em distintas artes. Alguns dos operadores conceituais são a noção de opacidade de Edouard Glissant, bem como de finito-ilimitado, devir e inspiração nos escritos de Gilles Deleuze. Distinto da lógica romântica e liberal da expressão espontânea que se faz ouvir desde 'dentro', essas questões implicam um trabalho intensivo, envolvido com uma multiplicidade de forças. Aposta que inflete diferentemente nos gêneros artísticos com os desdobramentos indicados pelos compositores, músicos, cineasta e escritora. Nestas análises, foi relevante uma ética da porosidade, estar no meio, um trabalho com corpos atravessados em acontecimentos, um jogo para além de oposições fáceis. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-04T00:02:33Z 2024-09-04T00:02:33Z 2024-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AFONSO, Guilherme Avelino. Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade. 2024. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024. https://hdl.handle.net/11600/71711 |
identifier_str_mv |
AFONSO, Guilherme Avelino. Exercícios de recombinação, criação e inspiração: Uma ética da porosidade. 2024. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Santos, SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268379159068672 |