O conflito de Filipe IV e a igreja (1296-1314) entre a lógica e a sátira: a Disputatio inter clericum et militem e o Roman de Fauvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Jaqueline Silva De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8046071
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59815
Resumo: Durante a querela entre o rei da França Filipe IV, o Belo (1285-1314), seus juristas e o papas Bonifácio VIII (1294-1303) e Clemente V (1305-1314), foram escritos dois textos que discutiam, de acordo com os seus limites retóricos questões políticas do reino; em termos gerais, o direito e o dever de sobrepujar o seu adversário em poder como liderança espiritual e material. Trata-se da Disputatio inter clericum et militem (1296/7), panfleto anônimo do início do conflito e do Roman de Fauvel (1310-1314) escrito pelo notário real Gervais de Bus, já em sua fase final. Nosso trabalho propõe analisar essas duas fontes buscando compreender como elas desenvolvem a discussão dos limites dos poderes temporal e espiritual em suas respectivas linguagens literárias, traçando semelhanças e diferenças no uso das ferramentas argumentativas, apreendidas pelos debates teológicos, filosóficos e políticos através dos lugares-comuns e das autoridades acadêmicas e jurídicas partilhados no decorrer do medievo, e com isso, também compreender o lugar da cultura escrita nas discussões políticas do período. Para isso, buscamos primeiramente compreender como os gêneros disputatio e roman foram construídos entre séculos XI e XIII, nos revelando sua importância tanto na literatura universitária e de corte quanto na política medieval, os quais nos ajudam na análise das fontes e de seu papel durante o reinado de Filipe IV. Em seguida analisamos o conjunto argumentativo a favor ou contra os poderes temporal e espiritual mais evocado durante as discussões no medievo e que se encontra também na Disputatio inter clericum et militem e no Roman de Fauvel. Tal análise nos permite tomar os dois objetos principais de nosso estudo como propaganda política e crítica às decisões da Igreja e à maneira como o rei Filipe o Belo conduzia o seu reino. O papel da Universidade de Paris e dos escritos não oficiais da chancelaria régia neste contexto e comparados com os tratados oficiais, portanto, da literatura medieval, atestam para o movimento propagandístico de uma imagem ideal da Santa Igreja e do rei francês como defensor da fé cristã.
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Nosso trabalho propõe analisar essas duas fontes buscando compreender como elas desenvolvem a discussão dos limites dos poderes temporal e espiritual em suas respectivas linguagens literárias, traçando semelhanças e diferenças no uso das ferramentas argumentativas, apreendidas pelos debates teológicos, filosóficos e políticos através dos lugares-comuns e das autoridades acadêmicas e jurídicas partilhados no decorrer do medievo, e com isso, também compreender o lugar da cultura escrita nas discussões políticas do período. Para isso, buscamos primeiramente compreender como os gêneros disputatio e roman foram construídos entre séculos XI e XIII, nos revelando sua importância tanto na literatura universitária e de corte quanto na política medieval, os quais nos ajudam na análise das fontes e de seu papel durante o reinado de Filipe IV. Em seguida analisamos o conjunto argumentativo a favor ou contra os poderes temporal e espiritual mais evocado durante as discussões no medievo e que se encontra também na Disputatio inter clericum et militem e no Roman de Fauvel. Tal análise nos permite tomar os dois objetos principais de nosso estudo como propaganda política e crítica às decisões da Igreja e à maneira como o rei Filipe o Belo conduzia o seu reino. O papel da Universidade de Paris e dos escritos não oficiais da chancelaria régia neste contexto e comparados com os tratados oficiais, portanto, da literatura medieval, atestam para o movimento propagandístico de uma imagem ideal da Santa Igreja e do rei francês como defensor da fé cristã.Pendant la querelle entre le roi de France Philippe IV, le Bel (1285-1314), leurs juristes et les Papes Boniface VIII (1294-1303) et Clément V (1305-1314), ils ont été écrits deux textes qui discutaient, selon leurs limites rhétoriques, questions politiques du royaume; en termes généraux, le droit et le devoir de superposer son adversaire au pouvoir comme en tant que leadership spirituel et matériel. Il s'agit de la Disputatio inter clericum et militem (1296/7), pamphlet anonyme du début du conflit et du Roman de Fauvel (1310-1314), écrit par le notaire royal Gervais de Bus, déjà dans sa phase finale du conflit. Notre travail propose à analyser ces deux sources en recherchant de quelle façon elles développent la discussion des limites des pouvoirs temporel et spirituel dans leurs respectifs langages littéraires, en décrivant des similitudes et des différences dans l'usage des outils argumentatifs, saisis par les débats théologiques, philosophiques et politiques à travers des lieux-communs et des autorités académiques et juridiques partagés au décours du Moyen Âge, et avec ça, comprendre aussi le lieu de la culture écrite dans les discussions politiques de la période. Pour cela nous avons cherché d'abord comprendre comment les genres disputatio et roman ont été construits entre les siècles XI et XIII, nous révélant leur importance tant dans la littérature universitaire et de cour que dans la politique médiévale, lesquels nous aident dans l'analyse de nos sources et de leur rôle pendant le règne de Philippe IV. Ensuite, nous avons analysé l'ensemble argumentatif en faveur ou contre les pouvoirs temporels et spirituelplus évoqué pendant les discussions dans le Moyen Âge et qui se rencontrent aussi dans la Disputatio inter clericum et militem et dans le Roman de Fauvel. Tel analyse nous permet prendre les deux objets principau de notre étude como propagande politique et critique aux décisions du pape et à la façon dont le roi conduisait son royaume. Le rôle de l'Université de Paris et des écrits non officiaux de la chancellerie royale dans ce contexte et comparés avec les traités officiaux, donc de la littérature médiévale, attestent pour le mouvement propagandiste d'une image idéel de la Sainte Église et du roi comme défenseur de la foi chrétienne.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)185 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)França MedievalIdeias PolíticasDisputatio inter clericum et militemRoman De FauvelMonarquia E SociedadeFrance MédiévalIdées PolitiquesDisputatio inter clericum et militemRoman De FauvelMonarchie Et SociétéO conflito de Filipe IV e a igreja (1296-1314) entre a lógica e a sátira: a Disputatio inter clericum et militem e o Roman de Fauvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistóriaHistória E HistoriografiaPoder, Cultura E SaberesORIGINALJAQUELINE SILVA DE MACEDO.pdfapplication/pdf1633409${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59815/1/JAQUELINE%20SILVA%20DE%20MACEDO.pdfa6d2f8e4a73f46a04aec03d7616a93daMD51open accessTEXTJAQUELINE SILVA DE MACEDO.pdf.txtJAQUELINE SILVA DE MACEDO.pdf.txtExtracted texttext/plain525401${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59815/2/JAQUELINE%20SILVA%20DE%20MACEDO.pdf.txte10103f4046a9cc9492ef286912e9483MD52open accessTHUMBNAILJAQUELINE SILVA DE MACEDO.pdf.jpgJAQUELINE SILVA DE MACEDO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3809${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59815/4/JAQUELINE%20SILVA%20DE%20MACEDO.pdf.jpg266fd1ba109369aa80e98068b5b63a2dMD54open access11600/598152023-05-15 09:06:56.647open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59815Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:06:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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