Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Higor Fabrício de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67959
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean-Jacques Rousseau. Tratase, antes de tudo, de situá-la no interior do conjunto das obras deste autor, com vistas a interrogar a dimensão crítica do homem e da sociedade nela presente, em especial, no que concerne à noção de corrupção. Trata-se, em seguida, de interrogar-se acerca de alguns paradoxos presentes no interior da obra, sobretudo na própria noção perfectibilidade e na formulação da ideia de natureza como matriz reguladora. A leitura estrutural da obra acompanhada da leitura de alguns de seus principais comentadores, assim como a atenção dedicada aos campos semânticos e à formulação rousseauniana das problemáticas permitirão, espera-se, melhor discernir o aporte crítico do discurso de Rousseau.
id UFSP_e0dc13ee867a9abd0cd488dcc3dfc1b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67959
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Oliveira, Higor Fabrício de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/8759271158686018http://lattes.cnpq.br/0864306683130851Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]2023-06-07T14:27:17Z2023-06-07T14:27:17Z2012OLIVEIRA, Higor Fabrício de. Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Filosofia). – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.https://repositorio.unifesp.br/11600/67959Dissertação de mestrado.pdfEsta pesquisa pretende analisar a obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean-Jacques Rousseau. Tratase, antes de tudo, de situá-la no interior do conjunto das obras deste autor, com vistas a interrogar a dimensão crítica do homem e da sociedade nela presente, em especial, no que concerne à noção de corrupção. Trata-se, em seguida, de interrogar-se acerca de alguns paradoxos presentes no interior da obra, sobretudo na própria noção perfectibilidade e na formulação da ideia de natureza como matriz reguladora. A leitura estrutural da obra acompanhada da leitura de alguns de seus principais comentadores, assim como a atenção dedicada aos campos semânticos e à formulação rousseauniana das problemáticas permitirão, espera-se, melhor discernir o aporte crítico do discurso de Rousseau.Cette recherche a pour but d'analyser le Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes, de Jean-Jacques Rousseau. Il s'agit tout d'abord de le situer dans le contexte des oeuvres de cet auteur, afin d'examiner la dimension critique de l'homme et de la société présente en elle, en particulier en ce qui concerne la notion de corruption. Il s'agit ensuite de s'interroger sur certains paradoxes présents surtout dans la notion même de perfectibilité et dans la formulation de l'idée de nature comme une matrice régulatrice. La lecture structurale de cette ouvrage accompagnée de la lecture de certains de ses commentateurs majeurs, ainsi que l’attention faite aux champs sémantiques et à la formulation rousseaunienne des problématiques permettront, semble-t-il, de mieux cerner l’apport critique du discours de Rousseau.101 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de RousseauParadoxes de la corruption : deuxième discours de Rousseauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Filosofia11600/679592023-06-07 11:27:17.353metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67959Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:27:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Paradoxes de la corruption : deuxième discours de Rousseau
title Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
spellingShingle Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
Oliveira, Higor Fabrício de [UNIFESP]
title_short Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
title_full Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
title_fullStr Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
title_full_unstemmed Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
title_sort Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau
author Oliveira, Higor Fabrício de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Higor Fabrício de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8759271158686018
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0864306683130851
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Higor Fabrício de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]
contributor_str_mv Rosa Filho, Silvio [UNIFESP]
description Esta pesquisa pretende analisar a obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Jean-Jacques Rousseau. Tratase, antes de tudo, de situá-la no interior do conjunto das obras deste autor, com vistas a interrogar a dimensão crítica do homem e da sociedade nela presente, em especial, no que concerne à noção de corrupção. Trata-se, em seguida, de interrogar-se acerca de alguns paradoxos presentes no interior da obra, sobretudo na própria noção perfectibilidade e na formulação da ideia de natureza como matriz reguladora. A leitura estrutural da obra acompanhada da leitura de alguns de seus principais comentadores, assim como a atenção dedicada aos campos semânticos e à formulação rousseauniana das problemáticas permitirão, espera-se, melhor discernir o aporte crítico do discurso de Rousseau.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:27:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:27:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Higor Fabrício de. Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Filosofia). – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67959
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Dissertação de mestrado.pdf
identifier_str_mv OLIVEIRA, Higor Fabrício de. Paradoxos da corrupção: O Segundo Discurso de Rousseau. Dissertação (Mestrado em Filosofia). – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.
Dissertação de mestrado.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764158678073344