Alfabetização bilíngue em contexto não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veronezi, Valentina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71635
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um relato de experiência sobre práticas pedagógicas realizadas no primeiro semestre de 2023, em aulas particulares de inglês focadas na alfabetização bilíngue na educação não-formal. O estudo surgiu a partir da experiência prévia como assistente de sala em um colégio bilíngue e a implementação do método Phonics, uma metodologia de ensino de leitura e escrita em inglês. As aulas, ministradas de forma individualizada para crianças de cinco a sete anos, foram planejadas com base em avaliações iniciais e estruturadas de maneira a promover o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, reconhecimento de letras e fonemas. A criança estudada, chamada ficticiamente de Ana, apresentou progresso significativo, alcançando os objetivos pedagógicos estabelecidos. O trabalho destaca a eficácia da abordagem e a importância de um planejamento pedagógico adaptado às necessidades individuais das crianças para o sucesso na alfabetização bilíngue.
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