A extensão universitária no período da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daniel Gleidson Johanson de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70272
Resumo: O ensino superior tem como tripé o ensino, pesquisa e extensão, sendo partes fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e social. Porém, como forma de perpetuar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, o Plano Nacional de Educação de 2014, por meio da sua meta 12.7, trouxe a curricularização das atividades de extensão, propondo 10% dos créditos da universidade no seu desenvolvimento. Neste contexto, a EPPEN Unifesp Osasco vem, desde 2020 com sua Unidade Curricular de projetos de extensão, realizando projetos com impacto direto na sociedade. No entanto, no início das atividades o mundo se deparou com o grande desafio do isolamento social causado pela crise pandêmica da Covid-19, com consequências em todas as áreas, incluindo a educação. Este estudo busca verificar se as atividades de extensão desenvolvidas atingiram os seus objetivos de compartilhamento de saber com a sociedade e contribuíram para a formação dos alunos. O projeto foi desenvolvido tendo como base a pesquisa bibliográfica dos relatórios dos projetos realizados de 2020 a 2022. A partir de abordagens quantitativas, pelas análises dos resultados de alcance e avaliações recebidas pelos projetos e utilizando análises qualitativas, por meio do método de análise de conteúdo de Bardin, foi possível o estudo aprofundado do contexto que a UC se desenvolveu durante a pandemia. Como resultados, identifica-se que os projetos apresentam aceitação satisfatória do público-alvo, bem como impacta positivamente no desenvolvimento e formação dos alunos, que participam de forma ativa no desenvolvimento de mudanças junto à sociedade.
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