Autonomia da criança hospitalizada frente aos procedimentos: crenças da enfermeira pediatra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400011 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3356 |
Resumo: | OBJECTIVE: to understand pediatric nurses' beliefs and actions regarding hospitalized children's autonomy during therapeutic procedures. METHODS: A qualitative approach was used to observe and interview seven nurses from a public hospital at São Paulo. RESULTS: Content analysis revealed two themes: a child's potential to develop autonomy and a child's incapability to exercise autonomy. FINAL CONSIDERATIONS: Few opportunities are given to children in order to develop their autonomy. As a rule, in conflicting situations nurses do not consider children decision-making; there is a disconnection between nurse's speech and professional practice. |
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Autonomia da criança hospitalizada frente aos procedimentos: crenças da enfermeira pediatraChildren's autonomy during therapeutic procedures: pediatric nurses' beliefs and actionsAutonomía del niño hospitalizado frente a los procedimientos: creencias de la enfermera pediátricaPersonal autonomyPediatric nursingChild, hospitalizedBioethicsAutonomia pessoalEnfermagem pediátricaCriança hospitalizadaBioéticaOBJECTIVE: to understand pediatric nurses' beliefs and actions regarding hospitalized children's autonomy during therapeutic procedures. METHODS: A qualitative approach was used to observe and interview seven nurses from a public hospital at São Paulo. RESULTS: Content analysis revealed two themes: a child's potential to develop autonomy and a child's incapability to exercise autonomy. FINAL CONSIDERATIONS: Few opportunities are given to children in order to develop their autonomy. As a rule, in conflicting situations nurses do not consider children decision-making; there is a disconnection between nurse's speech and professional practice.OBJETIVO: conocer las creencias y acciones de la enfermera pediátrica en relación a la autonomía del niño hospitalizado durante la realización de procedimientos terapéuticos. MÉTODOS: estudio de abordaje cualitativo, en el que fueron realizadas observaciones y entrevistas con siete enfermeras de un hospital público de São Paulo. RESULTADOS: fueron evidenciados dos temas que revelan las creencias de la enfermera y que fundamentan sus acciones en relación a la autonomía del niño hospitalizado: acreditando en el potencial del niño para ejercer la autonomía y considerando al niño incapaz de ejercer la autonomía. CONSIDERACIONES FINALES: Se ha dado al niño poca oportunidad para desarrollar su autonomía. Como regla, en situaciones de conflicto, el profesional no permite la participación del niño, permaneciendo distancia entre su discurso y la práctica.OBJETIVO: conhecer as crenças e ações da enfermeira pediatra em relação à autonomia da criança hospitalizada durante a realização de procedimentos terapêuticos. MÉTODOS: estudo de abordagem qualitativa, em que foram realizadas observações e entrevistas com sete enfermeiras de um hospital público de São Paulo. RESULTADOS: foram evidenciados dois temas que revelam as crenças de enfermeira e que fundamentam suas ações em relação à autonomia da criança hospitalizada: acreditando no potencial da criança para exercer a autonomia e considerando a criança incapaz de exercer a autonomia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: tem sido dada pouca oportunidade à criança para desenvolver sua autonomia. Como regra, em situações de conflito, o profissional não permite a participação da criança, permanecendo uma distância entre seu discurso e a prática.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EnfermagemUNIFESP, Depto. de EnfermagemSciELOEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Coa, Thatiana Fernanda [UNIFESP]Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta [UNIFESP]2015-06-14T13:36:32Z2015-06-14T13:36:32Z2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion433-438application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400011Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 19, n. 4, p. 433-438, 2006.10.1590/S0103-21002006000400011S0103-21002006000400011.pdf0103-2100S0103-21002006000400011http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3356porActa Paulista de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-28T11:55:38Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/3356Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-28T11:55:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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