Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigotti, Joanna Comerlatti [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60134
Resumo: A depressão consta como uma das principais formas contemporâneas de adoecimento, fazendo-se presente na clínica e demandando ao psicanalista compreender as discussões acerca do tema. O estudo buscou abordar epistemologicamente a depressão, por meio da revisão de textos e artigos, a partir das ideias psicanalíticas de Sigmund Freud, Jacques Lacan e de autores críticos sobre o tema, a fim de identificar aspectos metapsicológicos, nosológicos e etiológicos da depressão e destacar as principais diferenças apresentadas entre a melancolia e a depressão na neurose, conforme bibliografia adotada. Ao resgatar as bases teóricas em Freud - acerca da melancolia e os estados depressivos na neurose -, e em Lacan - acerca da covardia moral e da posição do sujeito depressivo frente seu desejo, concluiu-se que a depressão, para a psicanálise lacaniana, está presente em diferentes quadros clínicos, não assumindo um caráter único, e indicando uma posição subjetiva de abandono do desejo. Foi possível também concluir uma grande tendência dos autores estudados de apresentarem a depressão como um sintoma do mal-estar contemporâneo, tornando-se imperativo para a psicanálise debruçar-se cada vez mais sobre o tema e caminhar no desenvolvimento da clínica da depressão, que se faz frente ao desafio de bem-dizer o desejo na contemporaneidade.
id UFSP_e6a08e7447aa64b9a8d7cef6315c6707
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60134
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a LacanDepressãoMelancoliaLacanFreudPosição subjetivaA depressão consta como uma das principais formas contemporâneas de adoecimento, fazendo-se presente na clínica e demandando ao psicanalista compreender as discussões acerca do tema. O estudo buscou abordar epistemologicamente a depressão, por meio da revisão de textos e artigos, a partir das ideias psicanalíticas de Sigmund Freud, Jacques Lacan e de autores críticos sobre o tema, a fim de identificar aspectos metapsicológicos, nosológicos e etiológicos da depressão e destacar as principais diferenças apresentadas entre a melancolia e a depressão na neurose, conforme bibliografia adotada. Ao resgatar as bases teóricas em Freud - acerca da melancolia e os estados depressivos na neurose -, e em Lacan - acerca da covardia moral e da posição do sujeito depressivo frente seu desejo, concluiu-se que a depressão, para a psicanálise lacaniana, está presente em diferentes quadros clínicos, não assumindo um caráter único, e indicando uma posição subjetiva de abandono do desejo. Foi possível também concluir uma grande tendência dos autores estudados de apresentarem a depressão como um sintoma do mal-estar contemporâneo, tornando-se imperativo para a psicanálise debruçar-se cada vez mais sobre o tema e caminhar no desenvolvimento da clínica da depressão, que se faz frente ao desafio de bem-dizer o desejo na contemporaneidade.Universidade Federal de São PauloLourenço, Lara Cristina D'Avila [UNIFESP]Casetto, Sidnei José [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3498118188722873http://lattes.cnpq.br/8911626796010820http://lattes.cnpq.br/6494133567350770Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rigotti, Joanna Comerlatti [UNIFESP]2021-02-10T17:33:06Z2021-02-10T17:33:06Z2021-01-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion53 fapplication/pdfRIGOTTI, Joanna Comerlatti. Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan. 2021. 53f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T11:06:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60134Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T11:06:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
title Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
spellingShingle Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
Rigotti, Joanna Comerlatti [UNIFESP]
Depressão
Melancolia
Lacan
Freud
Posição subjetiva
title_short Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
title_full Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
title_fullStr Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
title_full_unstemmed Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
title_sort Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan
author Rigotti, Joanna Comerlatti [UNIFESP]
author_facet Rigotti, Joanna Comerlatti [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Lara Cristina D'Avila [UNIFESP]
Casetto, Sidnei José [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3498118188722873
http://lattes.cnpq.br/8911626796010820
http://lattes.cnpq.br/6494133567350770
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigotti, Joanna Comerlatti [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Melancolia
Lacan
Freud
Posição subjetiva
topic Depressão
Melancolia
Lacan
Freud
Posição subjetiva
description A depressão consta como uma das principais formas contemporâneas de adoecimento, fazendo-se presente na clínica e demandando ao psicanalista compreender as discussões acerca do tema. O estudo buscou abordar epistemologicamente a depressão, por meio da revisão de textos e artigos, a partir das ideias psicanalíticas de Sigmund Freud, Jacques Lacan e de autores críticos sobre o tema, a fim de identificar aspectos metapsicológicos, nosológicos e etiológicos da depressão e destacar as principais diferenças apresentadas entre a melancolia e a depressão na neurose, conforme bibliografia adotada. Ao resgatar as bases teóricas em Freud - acerca da melancolia e os estados depressivos na neurose -, e em Lacan - acerca da covardia moral e da posição do sujeito depressivo frente seu desejo, concluiu-se que a depressão, para a psicanálise lacaniana, está presente em diferentes quadros clínicos, não assumindo um caráter único, e indicando uma posição subjetiva de abandono do desejo. Foi possível também concluir uma grande tendência dos autores estudados de apresentarem a depressão como um sintoma do mal-estar contemporâneo, tornando-se imperativo para a psicanálise debruçar-se cada vez mais sobre o tema e caminhar no desenvolvimento da clínica da depressão, que se faz frente ao desafio de bem-dizer o desejo na contemporaneidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10T17:33:06Z
2021-02-10T17:33:06Z
2021-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIGOTTI, Joanna Comerlatti. Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan. 2021. 53f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60134
identifier_str_mv RIGOTTI, Joanna Comerlatti. Depressão: uma leitura psicanalítica de Freud a Lacan. 2021. 53f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2021.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268269353238528