Léxico e enunciação: contribuições para o ensino do substantivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Crislaine De Lira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9864288
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64732
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a polissemia própria ao substantivo PORTA em português brasileiro, considerando-se o referencial teórico-metodológico da Teoria das Operações Enunciativas (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b), para o qual o sentido é construído pelo material verbal que lhe dá corpo, i.e. pelos enunciados organizados segundo regras nocionais, sintáticas e entonativas. O estudo inicia-se com uma revisão do modo como gramáticas inscritas em diferentes vertentes teóricas contribuem com a densa discussão acerca das possibilidades de variação semântica do substantivo. O propósito é o de verificar como tais vertentes apreendem o semantismo da unidade linguística para, na continuidade, ser apresentado o modo como o nosso referencial teórico-metodológico aborda a identidade semântica do substantivo por nós analisado sob a ótica de um funcionamento enunciativo invariante que o sustenta. A discussão direcionada aos aspectos constitutivos do semantismo do substantivo visa, num segundo momento, a repensar a apresentação de subclassificações de base semântica encontradas em diferentes gramáticas para fins pedagógicos. Na constituição do corpus, utilizamos exemplos extraídos de fontes secundárias de pesquisa, caso das fontes lexicográficas reconhecidas, tais como os dicionários Aurélio e Houaiss (2001). Após minuciosa análise, evidencia-se que a variação do termo decorre da identidade semântica que lhe é inerente, a sua construção em diversos enunciados apoiando-se em parâmetros variáveis que sustentam a representação de acesso-bloqueio entre dois domínios.
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O propósito é o de verificar como tais vertentes apreendem o semantismo da unidade linguística para, na continuidade, ser apresentado o modo como o nosso referencial teórico-metodológico aborda a identidade semântica do substantivo por nós analisado sob a ótica de um funcionamento enunciativo invariante que o sustenta. A discussão direcionada aos aspectos constitutivos do semantismo do substantivo visa, num segundo momento, a repensar a apresentação de subclassificações de base semântica encontradas em diferentes gramáticas para fins pedagógicos. Na constituição do corpus, utilizamos exemplos extraídos de fontes secundárias de pesquisa, caso das fontes lexicográficas reconhecidas, tais como os dicionários Aurélio e Houaiss (2001). Após minuciosa análise, evidencia-se que a variação do termo decorre da identidade semântica que lhe é inerente, a sua construção em diversos enunciados apoiando-se em parâmetros variáveis que sustentam a representação de acesso-bloqueio entre dois domínios.This research aims to reflect on the polysemy proper to the noun “PORTA” in Brazilian Portuguese, considering whether the theoretical-methodological framework of the Theory of Enunciative Operations (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b), for which the meaning is constructed by the verbal material that gives it body, i.e. by statements organized according to notional, syntactic and intonative rules. The study begins with a review of how grammars inscribed in the normative and functionalist strands contribute to the dense discussion about the possibilities of semantic variation of the noun. The purpose is to verify how such strands approach the semanticism of the linguistic unit so that, in continuity, it is presented the way in which our theoretical-methodological framework addresses the semantic identity of the noun we analyzed from the perspective of an invariant enunciative functioning that sustains it. The discussion directed to the constitutive aspects of semanticism of the noun aims, in a second moment, to rethink the presentation of semantically based subclassifications found in different grammars for pedagogical purposes. In the constitution of the corpus, we used examples extracted from secondary research sources, such as the recognized lexicographic sources, such as the dictionaries Aurélio and Houaiss (2001), after a thorough analysis, it is evident that the variation of the term stems from the inherent semantic identity, its construction in several statements based on variable parameters that support the representation of access-block between two domains.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)112 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnunciaçãoIdentidade SemânticaEnsinoAprendizagemInvariânciaEnunciationSemantic IdentityTeachingLearningInvarianceLéxico e enunciação: contribuições para o ensino do substantivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeEducação, Linguagens E Processos FormativosORIGINALCRISLAINE DE LIRA SILVA.pdfCRISLAINE DE LIRA SILVA.pdfapplication/pdf563665${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64732/1/CRISLAINE%20DE%20LIRA%20SILVA.pdf8b4df5990dc6442a7aaa72f8a9f5c1efMD51open accessTEXTCRISLAINE DE LIRA SILVA.pdf.txtCRISLAINE DE LIRA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain218671${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64732/8/CRISLAINE%20DE%20LIRA%20SILVA.pdf.txtb4a7bddd0d98cd9c031efc276e66c13eMD58open accessTHUMBNAILCRISLAINE DE LIRA SILVA.pdf.jpgCRISLAINE DE LIRA SILVA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3704${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64732/10/CRISLAINE%20DE%20LIRA%20SILVA.pdf.jpg1712bf89f5df17fd730364cb32f2633dMD510open access11600/647322023-05-15 10:49:17.402open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:49:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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