O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sabrina Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60289
Resumo: Este trabalho aborda a atenção dispensada ao brincar numa sala de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica centra-se na importância do brincar para o desenvolvimento da criança e sua relação com a Educação Infantil, no tocante às dificuldades encontradas para efetivação do tempo e espaço do brincar na prática pedagógica de uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade. O objetivo deste Relato de Experiência é compreender como o brincar é visto e trabalhado nas escolas de Educação Infantil e para isto, recorremos à experiência vivenciada no acompanhamento da rotina, no período de fevereiro a dezembro de 2018. Notamos, ao longo da análise, que a Educação Infantil pode se tornar um espaço de preparação para o ingresso no Ensino Fundamental se o papel do brincar no processo de desenvolvimento da criança e a especificidade desta etapa da Educação Básica não forem compreendidas e apreendidas no processo de formação dos profissionais da área.
id UFSP_e9f16dc0c2de55ae37f9c0323561137c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60289
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São PauloThe play in the education childhood: Experience relat in a public childhood classroom in a São Paulo CityEducação InfantilBrincarFormação de ProfessoresEste trabalho aborda a atenção dispensada ao brincar numa sala de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica centra-se na importância do brincar para o desenvolvimento da criança e sua relação com a Educação Infantil, no tocante às dificuldades encontradas para efetivação do tempo e espaço do brincar na prática pedagógica de uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade. O objetivo deste Relato de Experiência é compreender como o brincar é visto e trabalhado nas escolas de Educação Infantil e para isto, recorremos à experiência vivenciada no acompanhamento da rotina, no período de fevereiro a dezembro de 2018. Notamos, ao longo da análise, que a Educação Infantil pode se tornar um espaço de preparação para o ingresso no Ensino Fundamental se o papel do brincar no processo de desenvolvimento da criança e a especificidade desta etapa da Educação Básica não forem compreendidas e apreendidas no processo de formação dos profissionais da área.This graduation work is about the dispensed attention in a public childhood classroom at São Paulo city. The theoretical foundation focuses on relevant of play to child development and their childhood relationship, considering the difficulties identified in the time and space, to play on the pedagogical practice in 5 and 6 years old grouo of students. This report objective is understand how to play is seen and worked in the childhood scholls and for this, we resort to the experience of following the routine in the period from February to December 2018. We noted, throughout the analysis, that Early childhood Education can become a space of preparation for entering Elementary School if the role of play in the child's development process and the specificity of this stage of Basic education are not understood and learned in the process of training professionals in the field.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSerrão, Celia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/5786181991530429http://lattes.cnpq.br/4005605675631899Neves, Sabrina Ribeiro da Silva2021-03-09T20:03:26Z2021-03-09T20:03:26Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion35application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60289porGuarulhos, SP.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T05:31:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T05:31:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
The play in the education childhood: Experience relat in a public childhood classroom in a São Paulo City
title O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
spellingShingle O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
Neves, Sabrina Ribeiro da Silva
Educação Infantil
Brincar
Formação de Professores
title_short O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
title_full O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
title_fullStr O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
title_sort O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relato de experiência em uma turma de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo
author Neves, Sabrina Ribeiro da Silva
author_facet Neves, Sabrina Ribeiro da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrão, Celia Regina Batista
http://lattes.cnpq.br/5786181991530429
http://lattes.cnpq.br/4005605675631899
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sabrina Ribeiro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Brincar
Formação de Professores
topic Educação Infantil
Brincar
Formação de Professores
description Este trabalho aborda a atenção dispensada ao brincar numa sala de Educação Infantil da rede pública de ensino da cidade de São Paulo. A fundamentação teórica centra-se na importância do brincar para o desenvolvimento da criança e sua relação com a Educação Infantil, no tocante às dificuldades encontradas para efetivação do tempo e espaço do brincar na prática pedagógica de uma turma de crianças de 5 e 6 anos de idade. O objetivo deste Relato de Experiência é compreender como o brincar é visto e trabalhado nas escolas de Educação Infantil e para isto, recorremos à experiência vivenciada no acompanhamento da rotina, no período de fevereiro a dezembro de 2018. Notamos, ao longo da análise, que a Educação Infantil pode se tornar um espaço de preparação para o ingresso no Ensino Fundamental se o papel do brincar no processo de desenvolvimento da criança e a especificidade desta etapa da Educação Básica não forem compreendidas e apreendidas no processo de formação dos profissionais da área.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-09T20:03:26Z
2021-03-09T20:03:26Z
2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60289
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos, SP.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268427890589696