As representações sobre o ofício docente na imprensa sindical da APEOESP (1971-1985)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67674 |
Resumo: | Em março de 1945, acontecia no auditório da escola pública estadual “Caetano de Campos”, na cidade de São Paulo, a primeira assembleia dos professores secundários do Estado de São Paulo, onde seria oficialmente criada a Associação dos Professores do Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo (APESNOESP), posteriormente denominada APEOESP. Este trabalho procura identificar, a partir das páginas do jornal APEOESP em notícias, periódico oficial da associação, as representações sobre o ofício do professor. Entendemos que as representações produzidas em determinado espaço e período influenciam (e são influenciadas) os discursos e práticas no espaço social. Analisando o periódico APEOESP em notícias, principal meio de comunicação entre a direção da APEOESP e seu público alvo – professores –, é possível identificar as estratégias desenvolvidas para exposição de suas ideias, assim como, as diferentes formas de apresentação dos conteúdos impressos. Grande parte da produção acadêmica sobre a APEOESP e sua relação com os professores, apontou para uma cisão na história da entidade entre os anos de 1978 e 1979, sendo o primeiro momento apontado como de pouco enfrentamento e o segundo momento exemplificado com práticas mais radicais e com maior consciência dos associados. O período abordado pelo presente trabalho compreende os anos apontados como marcos de divisão da história da APEOESP, 1978 e 1979, podendo trazer contribuições para as discussões sobre as permanências e mudanças ocorridas entre esses anos. Neste estudo, focamos nossas atenções para as páginas do jornal da associação dos professores e, fazendo uso das contribuições teóricas propostas por, entre outros, Henry Lefebvre e Roger Chartier, elaboramos nosso estudo sobre o estudo das representações presentes nas páginas do periódico. |
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Este trabalho procura identificar, a partir das páginas do jornal APEOESP em notícias, periódico oficial da associação, as representações sobre o ofício do professor. Entendemos que as representações produzidas em determinado espaço e período influenciam (e são influenciadas) os discursos e práticas no espaço social. Analisando o periódico APEOESP em notícias, principal meio de comunicação entre a direção da APEOESP e seu público alvo – professores –, é possível identificar as estratégias desenvolvidas para exposição de suas ideias, assim como, as diferentes formas de apresentação dos conteúdos impressos. Grande parte da produção acadêmica sobre a APEOESP e sua relação com os professores, apontou para uma cisão na história da entidade entre os anos de 1978 e 1979, sendo o primeiro momento apontado como de pouco enfrentamento e o segundo momento exemplificado com práticas mais radicais e com maior consciência dos associados. O período abordado pelo presente trabalho compreende os anos apontados como marcos de divisão da história da APEOESP, 1978 e 1979, podendo trazer contribuições para as discussões sobre as permanências e mudanças ocorridas entre esses anos. Neste estudo, focamos nossas atenções para as páginas do jornal da associação dos professores e, fazendo uso das contribuições teóricas propostas por, entre outros, Henry Lefebvre e Roger Chartier, elaboramos nosso estudo sobre o estudo das representações presentes nas páginas do periódico.In March 1945, the first assembly of the secondary teachers of the State of São Paulo, where the Association of Teachers of Secondary and Normal Education of the State of São Paulo was officially created, was held in the auditorium of the state public school "Caetano de Campos", in the city of São Paulo. State of São Paulo (APESNOESP), later called APEOESP. This paper tries to identify, from the pages of the newspaper APEOESP in news, official journal of the association, the representations about the teacher's office. We understand that the representations produced in a certain space and period influence (and are influenced) the discourses and practices in the social space. Analyzing the APEOESP newspaper in news, the main means of communication between APEOESP's management and its target audience - teachers -, it is possible to identify the strategies developed to expose their ideas, as well as the different forms of presentation of the printed contents. Much of the academic production on APEOESP and its relationship with teachers pointed to a split in the history of the organization between 1978 and 1979, the first being considered as having little confrontation and the second being exemplified by more radical and with greater awareness of members. The period covered by the present work comprises the years designated as divisions of the history of APEOESP, 1978 and 1979, and may contribute to the discussions about the permanences and changes that occurred between those years. In this study, we focused our attention on the pages of the journal of the teachers' association and, using the theoretical contributions proposed by, among others, Henry Lefebvre and Roger Chartier, we elaborated our study on the study of representations present in the pages of the journal.74 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)RepresentaçãoOfício DocenteHistória da EducaçãoImprensa DocenteRepresentationTeacher's WorkHistory of EducationTeaching PressAs representações sobre o ofício docente na imprensa sindical da APEOESP (1971-1985)Representations about the teaching profession in the trade union press of APEOESP (1971-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/676742023-06-07 09:52:37.853metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67674Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:52:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Em março de 1945, acontecia no auditório da escola pública estadual “Caetano de Campos”, na cidade de São Paulo, a primeira assembleia dos professores secundários do Estado de São Paulo, onde seria oficialmente criada a Associação dos Professores do Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo (APESNOESP), posteriormente denominada APEOESP. Este trabalho procura identificar, a partir das páginas do jornal APEOESP em notícias, periódico oficial da associação, as representações sobre o ofício do professor. Entendemos que as representações produzidas em determinado espaço e período influenciam (e são influenciadas) os discursos e práticas no espaço social. Analisando o periódico APEOESP em notícias, principal meio de comunicação entre a direção da APEOESP e seu público alvo – professores –, é possível identificar as estratégias desenvolvidas para exposição de suas ideias, assim como, as diferentes formas de apresentação dos conteúdos impressos. Grande parte da produção acadêmica sobre a APEOESP e sua relação com os professores, apontou para uma cisão na história da entidade entre os anos de 1978 e 1979, sendo o primeiro momento apontado como de pouco enfrentamento e o segundo momento exemplificado com práticas mais radicais e com maior consciência dos associados. O período abordado pelo presente trabalho compreende os anos apontados como marcos de divisão da história da APEOESP, 1978 e 1979, podendo trazer contribuições para as discussões sobre as permanências e mudanças ocorridas entre esses anos. Neste estudo, focamos nossas atenções para as páginas do jornal da associação dos professores e, fazendo uso das contribuições teóricas propostas por, entre outros, Henry Lefebvre e Roger Chartier, elaboramos nosso estudo sobre o estudo das representações presentes nas páginas do periódico. |
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