Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Argollo, Nayara [UNIFESP], Shayer, Beatriz Pires Martins [UNIFESP], Abreu, Neander, Godinho, Kátya, Durán, Paula [UNIFESP], Vargem, Fernanda [UNIFESP], Muszkat, Mauro [UNIFESP], Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP], Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6502
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200002
Resumo: Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.
id UFSP_eba2018d3aa2248499d53de4ba130b43
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6502
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]Argollo, Nayara [UNIFESP]Shayer, Beatriz Pires Martins [UNIFESP]Abreu, NeanderGodinho, KátyaDurán, Paula [UNIFESP]Vargem, Fernanda [UNIFESP]Muszkat, Mauro [UNIFESP]Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal da BahiaFaculdade Ruy Barbosa2015-06-14T13:43:08Z2015-06-14T13:43:08Z2011-06-01Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 27, n. 2, p. 149-155, 2011.0102-3772http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6502http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200002S0102-37722011000200002.pdfS0102-3772201100020000210.1590/S0102-37722011000200002Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.In order to calculate the correlation between the Estimated IQ and the Full Scale IQ of children submitted to the WISC III, four different data banks with a total of 207 children were integrated: (1) typically developing children, (2) children diagnosed as having Attention Deficit/ Hyperactivity Disorder, (3) children identified by private clinics as having learning disabilities (4) children with neurological sequelae diagnosed by a public university outpatient treatment program. Results suggest that the Estimated IQ, which is based on the weighted sum of the subtest scores of Cubes and Vocabulary, may be used in the presence of time constraints, when intellectual performance is important for screening in research procedures, and as a reference within a broader neuropsychological evaluation.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal da BahiaFaculdade Ruy BarbosaUniversidade Federal de São Paulo, EPM, São Paulo, BrazilSciELO149-155porInstituto de Psicologia, Universidade de BrasíliaPsicologia: Teoria e PesquisacriançasWISC IIIQI estimadoQI TotalChildrenWISC IIIEstimated IQFull Scale IQVersão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileirasAbbreviated version of the WISC-III: correlation between estimated IQ and global IQ of brazilian childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0102-37722011000200002.pdfapplication/pdf411546${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6502/1/S0102-37722011000200002.pdff5f787a7d910abe812c112ac68fc5998MD51open accessTEXTS0102-37722011000200002.pdf.txtS0102-37722011000200002.pdf.txtExtracted texttext/plain30607${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6502/2/S0102-37722011000200002.pdf.txtf98e04262beb0af6df1b24d3ea73b6d3MD52open access11600/65022022-11-04 15:40:35.11open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-11-04T18:40:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Abbreviated version of the WISC-III: correlation between estimated IQ and global IQ of brazilian children
title Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
spellingShingle Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]
crianças
WISC III
QI estimado
QI Total
Children
WISC III
Estimated IQ
Full Scale IQ
title_short Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
title_full Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
title_fullStr Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
title_full_unstemmed Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
title_sort Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras
author Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]
author_facet Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]
Argollo, Nayara [UNIFESP]
Shayer, Beatriz Pires Martins [UNIFESP]
Abreu, Neander
Godinho, Kátya
Durán, Paula [UNIFESP]
Vargem, Fernanda [UNIFESP]
Muszkat, Mauro [UNIFESP]
Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
author_role author
author2 Argollo, Nayara [UNIFESP]
Shayer, Beatriz Pires Martins [UNIFESP]
Abreu, Neander
Godinho, Kátya
Durán, Paula [UNIFESP]
Vargem, Fernanda [UNIFESP]
Muszkat, Mauro [UNIFESP]
Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal da Bahia
Faculdade Ruy Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]
Argollo, Nayara [UNIFESP]
Shayer, Beatriz Pires Martins [UNIFESP]
Abreu, Neander
Godinho, Kátya
Durán, Paula [UNIFESP]
Vargem, Fernanda [UNIFESP]
Muszkat, Mauro [UNIFESP]
Miranda, Mônica Carolina [UNIFESP]
Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
WISC III
QI estimado
QI Total
topic crianças
WISC III
QI estimado
QI Total
Children
WISC III
Estimated IQ
Full Scale IQ
dc.subject.eng.fl_str_mv Children
WISC III
Estimated IQ
Full Scale IQ
description Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:43:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:43:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 27, n. 2, p. 149-155, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6502
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200002
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0102-37722011000200002.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0102-37722011000200002
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-37722011000200002
identifier_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 27, n. 2, p. 149-155, 2011.
0102-3772
S0102-37722011000200002.pdf
S0102-37722011000200002
10.1590/S0102-37722011000200002
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6502
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149-155
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6502/1/S0102-37722011000200002.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6502/2/S0102-37722011000200002.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f5f787a7d910abe812c112ac68fc5998
f98e04262beb0af6df1b24d3ea73b6d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764187798077440