Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000013vgz
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58781
Resumo: O presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade.
id UFSP_efc5ec334bbc0bf3ac3231cebae41997
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/58781
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design EducacionalAccessibility: preparation and application of a framework in educational design projectsFrameworkAcessibilidadeDesign EducacionalO presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade.Universidade Federal de São PauloMalheiro, Cícera Aparecida Lima [UNIFESP]Carolei, Paula [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0778199387503922http://lattes.cnpq.br/9594089174735076http://lattes.cnpq.br/7218295050310933Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]2020-11-17T12:30:22Z2020-11-17T12:30:22Z2020-05-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion53 f.application/pdfCARNEIRO, Lincoln Luis. Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional. 53 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Educacional) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58781ark:/48912/0013000013vgzporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T08:43:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58781Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:54:18.502697Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
Accessibility: preparation and application of a framework in educational design projects
title Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
spellingShingle Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]
Framework
Acessibilidade
Design Educacional
title_short Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
title_full Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
title_fullStr Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
title_full_unstemmed Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
title_sort Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional
author Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]
author_facet Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiro, Cícera Aparecida Lima [UNIFESP]
Carolei, Paula [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0778199387503922
http://lattes.cnpq.br/9594089174735076
http://lattes.cnpq.br/7218295050310933
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Lincoln Luis [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Framework
Acessibilidade
Design Educacional
topic Framework
Acessibilidade
Design Educacional
description O presente estudo teve por objetivo desenvolver um framework embasado na perspectiva sociointeracionista e nos aspectos da interação humano-computador em relação a acessibilidade web e fazer a validação de uma disciplina do Curso TEDE. Para o desenvolvimento desse estudo, foi utilizado o método da Design Science Research (DSR) entendido como a ciência que procura consolidar conceitos sobre o projeto e desenvolvimento de soluções para sistemas para melhorar ambientes educacionais existentes e resolver problemas e criar novos artefatos. Os resultados obtidos foram organizados e apresentados em três partes. Realizamos uma análise e descrição da disciplina Design Educacional em Contextos Não Formais, Culturais e Inclusivos que foi escolhida para a aplicação e validação do Framework. Esse recurso se mostrou muito importante também para enfatizar e explicitar as camadas, como nesse caso, as seções do framework de acessibilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-17T12:30:22Z
2020-11-17T12:30:22Z
2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Lincoln Luis. Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional. 53 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Educacional) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58781
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000013vgz
identifier_str_mv CARNEIRO, Lincoln Luis. Acessibilidade: Elaboração e Aplicação de um Framework em Projetos de Design Educacional. 53 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Educacional) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.
ark:/48912/0013000013vgz
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602565823102976