A expressão do genial: uma leitura do conto O Perseguidor de Julio Cortázar a partir da filosofia de Arthur Schopenhauer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Squara Neto, Alexandre [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9167547
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64625
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a narrativa O Perseguidor de Julio Cortázar à luz da filosofia de Arthur Schopenhauer. Tendo como eixo norteador a ideia dos contrastes, o trabalho ambiciona aproximar o dualismo presente na construção do conto entre o personagem narrador e o protagonista aos dois polos que constituem a teoria da representação em Schopenhauer: o princípio de razão suficiente e a Ideia. No itinerário que estabelecemos, parte-se da leitura formal da narrativa, destacando aspectos estruturais da composição a partir do próprio aparato conceitual de Julio Cortázar. A partir daí engendramos a análise filosófica dos personagens aproximando o narrador, Bruno, da esfera do princípio de razão em Schopenhauer. A pesquisa atinge seu escopo principal ao trazer a leitura do personagem Johnny Carter a partir da caracterização do gênio dada na metafísica do belo. O objetivo é pensar a compleição psicológica do protagonista de acordo com a teorização schopenhaueriana sobre o gênio. Nosso trabalho culmina na apreciação da música como ponto de contato final entre os dois projetos, observando o status da musicalidade na hierarquia das artes de Schopenhauer e no movimento ficcional realizado por Cortázar no texto de O Perseguidor.
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